Unifesp 2017) Examine a tira do cartunista argentino Quino (1932- ). As frases citadas pela personagem Mafalda no início de sua fala foram extraídas de a) um anúncio publicitário b) um livro sobre culinária c) uma peça de teatro d) uma cartilha escolar



Baixar 176,18 Kb.
Página1/2
Encontro21.08.2018
Tamanho176,18 Kb.
  1   2

Simulado Semanal 05




1. (Unifesp 2017) Examine a tira do cartunista argentino Quino (1932- ).

As frases citadas pela personagem Mafalda no início de sua fala foram extraídas de

a) um anúncio publicitário.

b) um livro sobre culinária.

c) uma peça de teatro.

d) uma cartilha escolar.

e) um guia turístico.


2. (Unesp 2017) Examine a tira do cartunista argentino Quino (1932- ).



Pelo conteúdo de sua redação, depreende-se que o personagem Manuel Goreiro (o “Manolito”), além de estudar, exerce outra atividade. Transcreva o trecho em que esta outra atividade se mostra mais evidente.


No trecho “As lojas fecham mais tarde por quê não escurese mais tamcedo”, verificam-se alguns desvios em relação à norma-padrão da língua. Reescreva este trecho, fazendo as correções necessárias.
Por fim, reescreva o trecho final da redação (“nós ficamos muito mais contentes com a primavera com a chegada dela”), desfazendo a redundância nele contida.

3. (Eear 2017) Leia:


Marque a opção que apresenta correta interpretação da tirinha da Mafalda, personagem presente no último quadrinho, de autoria do cartunista argentino Quino, em que Felipe, no primeiro quadrinho, mostra-se pensativo com a possibilidade de participar do serviço militar.

a) O menino, receoso do que poderá enfrentar no quartel, imagina situações complicadas a que se submeterá e reage com a chegada de seu herói, de modo que seus gritos foram escutados por Mafalda.

b) O jovem menino, com medo do que o quartel lhe reserva, cria situações mentais em que, fatalmente, não consegue êxito, conforme expresso no último quadrinho.

c) A possibilidade de poder contar com a presença física de seu herói no quartel retira, desde o início, todo medo e ansiedade do jovem que deseja servir às Forças Armadas de seu país.

d) Embora com desejo de servir às Forças Armadas, a presença de Mafalda, no último quadrinho, reforça a ideia de que as mulheres não concordam com o fato de o serviço militar obrigatório ser exclusivo para homens.



4. (G1 - ifsc 2017) Texto 1




Texto 2
Isto sabemos: a Terra não pertence ao homem; o homem pertence à Terra.

Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.


Fragmento da Carta do Cacique americano ao Presidente dos Estados Unidos da América em 1855. Disponível em:
  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal