UNÇÃo extraordinária! Salmo 23 “1 o senhor é o meu pastor; nada me faltará



Baixar 70,39 Kb.
Encontro06.09.2018
Tamanho70,39 Kb.

Pr. Ricardo Guimarães Unção Extraordinária! Cód.17/2229

UNÇÃO EXTRAORDINÁRIA!

Salmo 23

1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.



2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Introdução: Diferente do que muitos pensam, Davi não era cantor, ele era compositor. Davi fazia suas composições para os 288 cantores de Asafe, para o grande coral de Jedutum de 3.500 vozes e

para os cânticos coletivos.

Além de Davi houveram outros salmistas que também escreveram Salmos na Bíblia a saber:

  • Asafe

  • Coré

  • Etã

  • Moisés

  • Salomão

  • e os demais são de autoria desconhecida.


Desses, o primeiro Salmo escrito por ele foi o Salmo 23. Davi nesse período deveria ter aproximadamente quinze a dezesseis anos de idade. Ele não tinha idade ainda de se alistar para o exército de Saul e sua função era cuidar das ovelhas do seu pai tinha quase nenhuma sabedoria.

Hoje uma criança com oito ou nove anos de idade consegue operar um aparelho eletrônico com múltiplas funções, jogar vídeo game, acessar a internet e tem acesso a uma enxurrada de informações.
Portanto, Davi usa o conhecimento que ele tem, o seu convívio diário, o seu trabalho de simples pastor de ovelhas e faz uma canção. Ele escreve algo que está no nível dele para a experiência que tinha e para a idade que possuía.

A letra da música é a experiência de Davi. E além disso pesa a pouca idade que Davi possuía e uma experiência limitada a umas poucas ovelhas e um pequeno curral.

Então o Salmo 23 retrata a realidade que Davi estava vivendo naquele momento. É a canção de uma ovelha conversando com o pastor. Ele está falando que Deus é para ele, o que ele é para o rebanho.
O salmo 23 está entre dois Salmos poderosos. O Salmo 22 e o Salmo 24 são de um nível de revelação impressionantes. Ambos foram escritos por Davi. Todavia, poucas pessoas conhecem o Salmo que vem antes e o que vem depois do salmo 23.

Não tem nenhum salmo que bate o Salmo 23. Na verdade, o primeiro versículo do Salmo 23 é mais conhecido do que João 3.16, embora o João 3.16 seja o texto mais pregado pelos evangelistas, chamado por Martinho Lutera de “a Bíblia em miniatura”, ele ainda fica em segundo lugar quando comparado com o Salmo 23.

Há alguns anos um programa de televisão fez uma pesquisa para saber quais as frases de para choque de caminhão mais famosas. Eles viajaram durante seis meses por todas as partes do Brasil, percorrendo as autoestradas, e depois de seis meses se encontraram para ver o que cada uma delas tinha anotado. E a frase campeã de para-choque de caminhão foi: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.”
Por que Deus aceitou o Salmo 23? Porque Deus gosta de coisa simples. Deus ama as coisas simples.


  • Jamais perca a simplicidade! Abra seu coração para o Senhor nesses dias e permita que ele faça coisas extraordinárias através da sua vida.

  • Pois, foi a partir desse gesto simples de Davi que ele recebeu a unção sobre a sua vida. E a unção fará toda diferença em sua vida. Deixe-me relatar algumas delas:


Por que Davi pediu isso a Deus? Porque Davi pediu para ter a cabeça ungida! Tanta coisa ara Ele pedir e ele pediu cabeça ungida. Sabe porque?

Veja o que a unção fará na sua vida:
1. A UNÇÃO O PROTEGERÁ:

* Davi começa o Salmo falando dos pastos verdejantes, das águas tranquila, do vale da sombra e da morte, do cajado, da mesa preparada, e no verso cinco ele pede algo ao Senhor: “Unges a minha cabeça com óleo...” Você também pode pedir isso ao Senhor! Senhor unge a minha cabeça com óleo...”
O que Davi está falando para Deus é o seguinte: “Senhor, faz comigo o que eu faço com as minhas ovelhas.”

Ou seja, de manhã cedo, Davi chegava na porta do redil, e chamava o rebanho. E na porta do curral só passa uma ovelha por vez. E o que Davi fazia? Mergulhava as mãos no barril de óleo e as trazia destilando azeite para ungir a cabeça da ovelha. E aquela unção tinha durava 24 horas.
E Davi está pedindo a Deus que ele faça com ele o que ele faz com o seu rebanho. E por que Davi fazia isso? Porque a cabeça é o único lugar vulnerável na ovelha.
As moscas de Berne, mas conhecida como mosca varejeira, quando ela encontra qualquer tipo de ferida em um animal ela deposita as suas larvas que viram bicho e aumentam a ferida e em muitos casos mata os animais.
Por isso toda manhã, ele vem com o óleo e unge a cabeça das ovelhas. Aquele óleo serve como repelente com duração de 24 horas. No outro dia de manhã, novamente ele unge a cabeça, porque ali não tem como as moscas de praga as atacarem.
E o que Davi está dizendo? Cabeça de ovelha ungida é vida protegida.
Aonde é que o Diabo ataca as nossas ovelhas? Na cabeça, com pensamentos negativos da liderança, dos pastores, com pensamentos de desistência, de desânimo.

Tudo começa na cabeça com um pensamento negativo. Foi pensando nisso que Davi falou para Deus: “Senhor faz comigo o que eu faço com as minhas ovelhas. Unge a minha cabeça com óleo.”

Qual o ataque que atingiu a sua vida que não entrou pela sua cabeça?

  • Se você comeu uma comida e fez mal, essa comida entrou pela boca. A Boca está na cabeça.

  • Você viu algo que abalou você. Entrou pelos seus olhos. Os olhos estão na cabeça.

  • Ouviu uma mensagem que minou a sua fé, entrou por onde pelos ouvidos os ouvidos. Os ouvidos estão na cabeça.

  • Que matar uma serpente? Só tem um jeito! Batendo na cabeça.

  • Quer acabar com uma quadrilha? Só tem um jeito pegando o cabeça.

Entenda o que Davi está falando no Salmo 23. Só tem uma forma de sua ovelhinha estar protegida, é se o Senhor ungir a minha cabeça. Cabeça ungida é vida protegida.


  • Você será um líder extraordinário, na mesma medida que a sua cabeça for ungida. E a unção protegerá sua vida.

  • Por isso temos que valorizar a unção de Deus na nossa vida! Não pode faltar óleo sobre a nossa cabeça. E Deus lhe trouxe aqui para renovar sua vida, sua fé e sua liderança!


CABEÇA UNGIDA É VIDA PROTEGIDA!


  1. A UNÇÃO O EXALTARÁ:

  • Quando Davi, termina de escrever o Salmo, ele ouve alguém gritando seu nome: “Davi! Oh Davi! Davi, venha rápido! O profeta Sumo sacerdote Samuel está lá em casa com um chifre de azeite, seu Jessé preparou um almoço para ele, mas ele disse que não vai comer enquanto você não chegar.”

  • Davi, prende as ovelhas, sai correndo para casa e quando ele entra em casa a oração que ele acabara de fazer vai se cumprir. Deus fala com Samuel. “É esse. Ele é que estava me pedindo lá no campo agora mesmo para ungir a cabeça dele com óleo”. Pode derramar o chifre todo de azeite sobre a cabeça dele.

  • E Davi se ajoelha diante do profeta e o óleo é derramado sobre a sua cabeça do jeitinho que ele pediu a Deus.

  • Senão vejamos o que nos diz o texto bíblico:


I Samuel 16.10-13

10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes.



11 Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.

12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.

13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.”


  • A partir daquele momento, a vida de Davi mudou, porque daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi.

  • A unção faz toda diferença!

  • A unção protegerá sua vida.

  • A unção protegerá sua casa.

  • A unção protegerá sua família.

  • A unção protegerá sua liderança.

  • Mas a unção também fará que você saia do lugar de onde você se encontra hoje para lugares maiores. A unção o exaltará.


Se você continuar lendo a história de Davi no capítulo seguinte ele vai a guerra, entregar pães e queijo para os seus irmãos e para o rei. E de lá ele vai direto para o palácio de Saul.


  • Você precisa definir de uma vez por todas que a obra de Deus não é uma obra natural.

  • Não é uma questão de você saber ou não como fazer.

  • Não é uma questão de você ter ou não conhecimento.

  • É uma questão de você valorizar ou não a unção de Deus sobre a sua cabeça. E Davi que era entendido de ovelha, sabia o valor de ter a cabeça ungida.


Mantenha a sua cabeça ungida! Não permita que as moscas varejeiras coloquem pensamentos ruins em sua mente, fazendo você parar no meio do processo, fazendo você paralisar a liderança, abortando os projetos de Deus na sua vida.

Moscas na Bíblia aponta para demônios e demônios não podem se apegar a sua vida se você estiver ungido. E moscas não pousam na cabeça que está untada com óleo.
Portanto, acima de todas as coisas valorize a unção.
Rejeite servir a Deus na força do seu braço, e passe a fazer tudo na unção do Senhor. Esse é o padrão que encontramos em Jesus quando ele fala do exercício do seu ministério:
Lucas 4.18,19

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,



19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.”


Observe, que antes de pregar, antes de curar, antes de libertar, ele diz: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim...”. Esse é o padrão do Senhor. E esse é o padrão que deve ser aplicado em nossa vida hoje.

Tudo o que formos fazer temos que fazer no poder do Espírito Santo de Deus!
Você já é ungido do Senhor. Mas nesses dias Deus vai renovar a unção sobre a sua cabeça! E essa unção o levar fazer coisas extraordinária! Você será um líder extraordinário na mesma medida que sua cabeça for ungida por Deus!


3. A UNÇÃO O FARÁ ANDAR EM VITÓRIA:

  • Davi é ungido no capítulo 16 de I Samuel do jeitinho que ele pediu! Da mesma forma que ele ungia as suas ovelhas o Senhor o ungiu porque ele pediu isso a Deus.

  • No dia seguinte Davi volta ao pasto para cuidar das ovelhas quando de repente aparece um leão faminto e arrebata um cordeiro do seu rebanho. Davi pega o seu cajado vai atrás do leão, pega o leão pela juba, arranca a ovelha já presa na boca do leão e mata o leão.




  • Na semana seguinte Davi estava lá guardando o rebanho quando repentinamente foi surpreendido pelo balido das ovelhas assustadas com a presença de um urso.

  • Antes que o urso abocanhasse a primeira ovelha, Davi preparou a sua funda e conseguiu derrubar matar o urso.

  • Naquele momento, na cabeça de Davi passava a imagem de Samuel derramando o óleo sobre a sua cabeça, enquanto ele orava: “unge-me a cabeça com óleo e o meu cálice transborda.”




  • Um mês depois, Jessé chama a Davi e lhe manda levar um lanche para os sues irmãos e buscar notícia da guerra. E ao chegar lá Davi é surpreendido com a afronta de Golias




  • E aquele simples pastor de ovelhas que foi ao campo apenas para cumprir uma rápida missão, vai se deparar com o maior desafio da sua vida. Um desafio cujo nome era Golias.


I Samuel 17.23

Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.”


O restante da história você já sabe! A mesma unção que deu a Davi a vitória sobre o leão. A mesma unção que o fez matar o urso, foi a unção que lhe concedeu vitória sobre Golias.
E Davi ganha a vitória para Israel. Saul o leva para o palácio sem saber que a unção já estava sobre a cabeça dele para reinar em seu lugar.

  • Quando Deus quiser te levantar ele o levantará! Você não precisa de se autopromover. A unção levará você a lugares onde você jamais imaginou.

  • Por causa da unção Davi chegou solteiro e saiu casado

  • Por causa da unção Davi chegou pobre e saiu enriquecido;

  • Por causa da unção Davi chegou como simples pastor e voltou como um herói de guerra;

  • Essa é a unção extraordinária que vai colocar você em lugares altos!




  • Antes da unção nenhum inimigo. Após a unção no outro capítulo já começa com um capítulo de guerra, com a presença de um inimigo.




  • Tão logo você se posiciona pela unção e pelo Senhor, tão logo você se recusa a liderar de maneira natural e deseja fazer tudo na unção do Espírito você vai se deparar com o leão, com o urso e com o gigante.




  • Nós vamos lançar um projeto. Projeto Casa Cheia! E você precisa da unção para derrubar os inimigos e encher a célula, encher os encontros, encher os cultos.




  • Os inimigos se levaram contra Davi, mas agora, não há mais o que temer. Porque na unção do Espírito você sempre caminhará em vitória.




  • Eu não estou falando que você caminhará sem lutas. Eu estou falando que você caminhará em vitória.


Satanás sabia que a partir daquele momento ele teria muitos problemas. Então ele tentou para Davi como tem tentado parar você:

* O leão era uma tentativa do inferno de matar Davi!

* O urso foi a segunda tentativa do inimigo de intimidar Davi.

* Golias era o trunfo final de satanás para destruir Davi.


  • Hoje Deus lhe trouxe aqui para lançar luz sobre os seus olhos e lhe fazer enxergar que esse leão, esse urso e esse Golias não passam de meras tentativas do inferno de paralisar a sua vida!




  • O Diabo sabe que um dia sua cabeça foi ungida com óleo. E que você está protegido pelo Senhor. Por isso mesmo ele tenta paralisar a sua liderança!



  1. O leão que você precisa matar talvez seja um problema financeiro.




  • Tudo isso é tentativa do diabo para minar sua fé! É nessa hora que a mosca varejeira, vêm colocar larvas do inferno na nossa cabeça e nos fazer parar!




  1. O urso é aquele Encontro que não rompe, é aquela célula que não multiplica a muito tempo. É gente que sai do ministério.




  • E o diabo está usando o urso para afrontar você! Levante-se hoje e diga satanás: Eu sou ungido do Senhor!




  • Mas hoje, você se levantará no poder do Espírito Santo para dizer: Pode vir o Leão, pode vir Urso, pode vir Golias, minha cabeça está ungida pelo Senhor!



  1. Golias são aqueles problemas maiores que a sua capacidade de vencer! No natural você nunca conseguiria resolver!



Portanto, Davi estava protegido, porque sua cabeça já havia sido ungida! E a unção foi o fator determinante para tirá-lo do pasto de detrás das malhadas e leva-lo ao trono.

Se as moscas varejeiras estão rondando sua cabeça. Se pensamentos negativos estão dominando os seus pensamentos com desânimo, vontade de parar, desejo de desistir, eu quero desafiá-lo a clamar ao Senhor nessa hora: “unge-me a cabeça com óleo...”

* A unção o protegerá. A unção o exaltará. A unção o fará andar em plena vitória!

* E esse é o principal caminho para uma liderança extraordinária!

* Uma liderança extraordinária é antes de tudo uma liderança ungida!
Conclusão: Coloque-se hoje na posição de uma ovelha e fala com o seu pastor. Creia que sua cabeça ungida lhe dará vitórias e que nenhum dos teus inimigos permanecerão diante de você.

No meio da luta, no meio da dificuldade. Lembre-se. Ele unge a sua cabeça com óleo. Sua cabeça é ungida. Cabeça ungida. Sua vida está protegida.



001

Capacitação de Líderes

20/04/2016

002

Videira Rio

02/07/2017











©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal