Um corpo fora de foco



Baixar 6,79 Kb.
Encontro04.10.2017
Tamanho6,79 Kb.
UM CORPO FORA DE FOCO:

EDGAR GURGEL ARANHA E A REPRESENTAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE E AIDS NO TEATRO BRASILEIRO
Autor: Carolina de Melo Ferraresi

Instituição: Universidade de São Paulo

Linha de Pesquisa: História do Teatro

Orientador: Ferdinando Martins

Nível e data de início: Mestrado, janeiro de 2016

Nível e data de conclusão: Iniciação Científica, Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós- Doutorado ou Pesquisa Docente, mês da matrícula e ano (p.ex: Doutorado, julho de 2016) [para quem tem pesquisa concluída]

Contato: carolina.ferraresi@uol.com.br

Palavras-chave: ditadura militar; gênero; história do teatro brasileiro; homossexualidade; teatro brasileiro
A Pesquisa tem por objetivo deter-se sobre a trajetória do ator Edgar Gurgel Aranha (1937-1990) a partir da produção teatral brasileira feita durante a Ditadura Militar nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Aluno da Escola de Arte Dramática da USP, o ator viveu de perto o engajamento político de alguns setores da intelectualidade e da classe artística brasileiras, atuando em espetáculos como “O Rei da Vela” e “Navalha na Carne” ao lado de nomes importantes como Jairo Arco e Flexa e José Celso Martinez Corrêa. Portador do vírus HIV, Edgar faleceu após uma intensa batalha na Justiça para que sua seguradora de saúde cobrisse os gastos com seu tratamento contra a AIDS, abrindo precedentes para os direitos dos pacientes no Brasil. Sob a ótica dos estudos de gênero e sexualidade, pretende-se reconstruir dimensões de sua experiência social que elucidem, ao mesmo tempo, a inter-relação entre política e cultura e as possibilidades de transformação social por meio da prática teatral. Nesse sentido, entender a conexão entre o espaço urbano, a produção cultural e a manifestação da sexualidade é crucial à compreensão da trajetória de Edgar Gurgel Aranha.

A Pesquisa para o SPA (teórica) contemplará os aspectos iniciais de sua carreira, e irá deter-se em seus primeiros trabalhos como ator, encontrados em jornais, disponíveis no acervo da Hemeroteca Digital.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal