Turma: 81 Disciplina: História Fundação do Estado de Israel



Baixar 176,29 Kb.
Página1/2
Encontro23.08.2017
Tamanho176,29 Kb.
  1   2


Nomes: Ingrid Kasper, Juliane Klein, Gabriela Andrade, Gabrielli Zanfran, Lucas Mânica.
Turma: 81
Disciplina: História

Fundação do Estado de Israel
Com o fim da segunda grande guerra se pode ver os estragos deixados e um deles foi o grande número de judeus mortos e os poucos deixados nos campos de concentração. Com isso as organizações humanitárias tentaram resgatar esses judeus e levarem os mesmos para a Palestina. O que teve grande desaprovação da Inglaterra, levando em consideração que a Palestina era controlada por Britânicos.

Os acontecimentos da 2ª Guerra, em relação aos judeus, sensibilizou muitos, o que fez com que surgisse a idéia de se criar um Estado Judeu na Palestina. Oswaldo Aranha Foi um advogado, político e diplomata brasileiro representando o Brasil na assembléia da ONU(Organização das Nações Unidas) em 1947, quando foi decidido se criar um Estado Judeu na Palestina.

Em maio de 1948, liderados por David Bem Gurion, os Judeus fundaram oficialmente o Estado de Israel. David Bem Gurion, um judeu polonês foi o primeiro chefe do governo de Israel. Ficou no poder nas primeiras três décadas da existência do Estado.

Com a fundação de um Estado Judeu, os Palestinos ficaram insatisfeitos com esta situação, lutando até atualmente para ter suas terras.Logo que imediata a criação do Estado de Israel ocorreram revoltas, porém com a ajuda da ONU, os Judeus venceram o primeiro de muitos conflitos para permanecerem em suas terras.Os Palestinos são fortemente maltratados devido a tais conflitos, se refugiando apenas em locais disponibilizados pela ONU.



Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=AJNFicDeGwY
Referencias:

www.wikipedia.com

www.infoescola.com

www.folha.uou.com.br

Livros:

História para Oitava série



História para Ensino Médio
Exercícios sobre a Criação do Estado de Israel
1)Responda as questões a seguir de acordo com o que você estudou:
a)Por que os Judeus causaram tanta sensibilização depois da grande guerra?
b)A criação de um Estado Judeu agradou a todos? Por quê?
c)Quem foi Oswaldo Aranha? Um brasileiro que participou da assembléia da ONU que decidiu dividir a Palestina para se criar o Estado de Israel.
d)Quem foi David Bem Gurion?
e)Como a vida dos Palestinos mudou depois da criação do Estado Judeu?
f) Você acha correto a divisão da Palestina para a criação de um estado Judeu? Justifique sua resposta.
g) Como foi a votação para a criação do Estado de Israel?
h) Quando foi fundado o Estado de Israel?
2) Crie um resumo de no mínimo cinco linhas, com suas palavras, sobre a criação do Estado de Israel.

Gabarito:

1)A) Devido ao grande Holocausto, ao fato de poderem ter sido exterminados e no fim da grande guerra, devido ao fato de que estavam sem um local para chamar de seu, afinal tanta maldade com a própria raça só não sensibiliza aqueles que concordam com tal fato.

b) Não. Por que os Palestinos não se conformaram com a idéia de ter que dividir suas terras, além do fato de que sofreram grande discriminação depois da criação do Estado Judeu.

c) Um brasileiro que participou da assembléia da ONU que decidiu dividir a Palestina para se criar o Estado de Israel.

d) Um Judeu Polonês que liderou a criação do Estado Judeu. Ficou no poder do Estado de Israel nas primeiras três décadas da criação do Estado.

e) Os palestinos passaram a ser maltratados e a não serem mais aceitos no Estado Judeu. Suas revoltas e tentativas de tomar de volta suas terras não só falharam, como fizeram com que eles não fossem mais aceitos.

f) Sim. Pois os judeus foram maltratados devido ao preconceito da própria espécie , todos somos de alguma forma iguais e nem sempre é a embalagem que conta, portanto o que fizeram com os Judeus foi repugnante e não deveria acontecer com ninguém.

g) 33 votos a favor, 13 contra, 10 abstenções e 1 ausência.

h) No dia 15 de maio de 1948 nasceu o novo Estado de Israel.



2) Os Judeus foram maltratados durante a segunda guerra mundial, devido a este acontecimento, com o fim da mesma, as nações unidas resolveram tomar providencias e criar um estado para os Judeus. Porém dividir a Palestina para a criação do mesmo não agradou nem um pouco os Palestinos, que causam conflitos até atualmente para terem de volta suas terras.



Nomes: Camila Berté, Eduardo Filho e Júlia.

Turma: 81



Revolução Chinesa

A Revolução Chinesa aconteceu entre 1949 e 1962. Essa revolução se deu por dois movimentos: luta dos camponeses por terras e a luta do povo chinês pela independência nacional. O Reino Unido era uma grande potência imperialista, e se destacava por interferir nos assuntos políticos e culturais da China. Os imperadores da Dinastia Manchu haviam perdido sua autonomia e resignavam-se às vontades europeias.Além da situação de dominação estrangeira, outro fator causava insatisfação e dificultava o desenvolvimento do país era que alguns poucos proprietários rurais detinham a posse das terras produtivas chinesas e a agricultura vivia num regime quase que feudal.

Sun Yat- sen fundou um partido nacionalista no ano de 1911 chamado de Kuomitang, na qual tinha como objetivo, combater o domínio europeu. Sun Yat- sen sonhava com um estado democrático, que estimulasse a modernização da China, mas as coisas não foram como ele imaginava. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Kuomitang foi dominado pela corrupção e ninguém mais acreditava nesse partido.

A Revolução foi chamada de Nova Democracia, pois ocorreram várias mudanças durante esse período. As grandes propriedades rurais foram entregues aos camponeses e além disso, milhares de pessoas que viviam nas favelas de Xangai, ganharam lugar para trabalhar. As mulheres, que eram tratadas como domésticas, ganharam igualdade e direitos como os homens. Uma nova China estava nascendo. Em 1953, todas as empresas, bancos e indústrias passaram para o controle do Estado. A China se tornava um país socialista que se­guia o modelo soviético, com apoio total à indústria pesada.A URSS ajudava bastan­te, enviando dinheiro, tecnologia, engenhei­ros, médicos, professores e operários especializados.




EXERCÍCIOS

1. (UFRN) A China atravessava grandes dificuldades econômicas em 1966, quando Mao Tsé-tung deu início à Revolução Cultural, que se declarava contrária a “quatro velharias”: velhas ideias, velha cultura, velhos costumes e velhos hábitos”. Apesar de propagar transformações nessas áreas, a revolução Cultural foi também um movimento político, pois:

a. fortaleceu o poder de Mao Tsé-tung, em razão da repressão aos líderes acusados de direitistas e do expurgo dos que faziam oposição ao grupo maoísta.

b. possibilitou a consolidação da Guarda Vermelha no poder, a qual reimplantou o burocratismo, o autoritarismo e o nepotismo típico do modelo soviético.

c. ampliou a influência do modelo soviético sobre o comunismo chinês, com o investimento de muitos capitais e contando com a cooperação de técnicos soviéticos no planejamento da economia.

d. traçou uma nova diretriz para o país, com a qual Mao Tsé-tung buscava o desenvolvimento de relações internacionais que atraíssem capitais e empresas estrangeiras.


2. Mao Tsé-tung lançou o _______ um programa de planejamento econômico para estimular a industrialização chinesa :

a. Grande Marcha

b. Grande Salto Adiante

c. Plano Salte.

d. Revolução Cultural.
3. O que foi a Revolução Chinesa?

Respostas:


1. letra A

2. O Grande Salto Adiante



3.A revolução chinesa foi uma luta nacionalista, no começo do séc. XX, a fim de que os chineses comandassem a China sem intervenção de nenhum outro país, tendo uma vitória Socialista.

Nomes: Arthur,Lucas,Gabriel F, Leonardo.

Turma:81

Data:09/10/13




Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal