Turma: 6 ano 1 Instrução para leiturav Imagine- se vivendo futuro, no ano de 2070, com quantos anos você vai estar? Como vocêimagina que o mundo vai ser? Leia essa carta



Baixar 8.29 Kb.
Encontro25.06.2020
Tamanho8.29 Kb.
Página 1 de 2 Nome: Daniel jacinto antunes

Turma:6 ano 1

Instrução para leiturav Imagine- se vivendo futuro, no ano de 2070, com quantos anos você vai estar? Como vocêimagina que o mundo vai ser? Leia essa carta:

Carta de esclarecimentos 2070Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemasrenais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nestasociedade.Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinhambonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro... Agora usamos toalhas de azeite mineral para limpar apele.Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, devemos rapar a cabeça para mantê-lalimpa sem o uso da água.Antes, o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje, os meninos não acreditam que aágua se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDEM DA ÁGUA, só que ninguémlhes ligava - pensávamos que a água jamais podia acabar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferosestão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para beber eramoito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumentagrandemente a quantidade de lixo e tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado jáque as redes de esgotos não se usam por falta de água.A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas napele provocadas pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensosdesertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte deemprego e pagam-nos em água potável os salários.Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidadeda pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.Os cientistas investigam, mas não parece haver solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigêniotambém está degradado por falta de árvores e isso ajuda a diminuir o coeficiente intelectual das novas gerações.Alterou-se também a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos e como conseqüência há muitosmeninos com insuficiências, mutações e deformações.

Página 2 de 2O governo cobra-nos pelo ar que respiramos (137 m 3 por dia por habitante adulto). As pessoas que não podempagar são retiradas das "zonas ventiladas". Estas estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam aenergia solar. Embora não sendo de boa qualidade, pode-se respirar. A idade média é de 35 anos.Em alguns países existem manchas de vegetação normalmente perto de um rio, que é fortemente vigiado peloexército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado - mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há arvores,porque quase nunca chove e quando se e economizaregistra precipitação, é chuva ácida. As estações do ano têm sido severamentealteradas pelos testes atômicos.Advertiam-nos que devíamos cuidar do meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede quelhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável queera tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável nós éramos, elapergunta-me: Papá! Porque se acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não deixo de me sentir culpado, porquepertenço à geração que foi destruindo o meio ambiente ou simplesmente não levamos em conta tantos avisos. Agoraos nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de poucotempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazeralgo para salvar ao nosso planeta terra!Após a leitura da carta de 2070,

responda:

1- O que você sentiu lendo a Carta de 2070?

R: Eu achei que no futuro a nossa aguá um dia vai acabar então tem que economizar a aguá por que acaba .



2°- O que podemos fazer para que tal cenário não se concretize, de que formas podemos evitar? Cite 4 formas.····

R: tesligar a torneira quando estiver escovando o dentes e depois ligar de novo -tomar banho primeiro se enxaque eddeóis lique te novo-lavar a louça enxaquar a louça e depois lavar-economizar aguá o maximo possivel.
Baixar 8.29 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
espírito santo
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
distrito federal
nossa senhora
língua portuguesa
Pregão presencial
segunda feira
educaçÃo secretaria
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar