TÍtulo do modelo dos artigos a serem submetidos ao 3o



Baixar 261,95 Kb.
Página1/2
Encontro15.09.2018
Tamanho261,95 Kb.
  1   2



TÍTULO DO MODELO DOS ARTIGOS A SEREM SUBMETIDOS AO 3o SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE WETLANDS CONSTRUÍDOS

Nome do autor principal*

Instituição, cidade – estado (abreviado), país

Departamento

Endereço eletrônico
Nome do(s) autor(es) secundário(s)

(Credenciais iguais ao do autor principal)



Resumo

O objetivo deste documento é apresentar aos autores o modelo de formatação de artigos a serem submetidos ao 3o Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. O número mínimo para o artigo é de 7 páginas e máximo de 10, incluindo as referências. Solicitamos que observe com atenção as indicações aqui contidas, pois uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do seu artigo.



Palavras-chave: Revista. Artigos. Formatação.

1 Formatação geral

Os originais devem ser redigidos na língua portuguesa e na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,0 cm. O artigo deve ser escrito no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão correta do programa. Poderão ser submetidos trabalhos escritos em português ou inglês.



Título e subtítulo: deve estar na primeira linha da primeira página, 24 pontos abaixo do cabeçalho, em posição centralizada, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento simples, em negrito, com todas as letras maiúsculas e em espaçamento simples.

Nomes dos autores: o nome do primeiro-autor deve vir 24 pontos abaixo do título, centralizado, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, negrito, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo. Em sequência, citar, uma linha abaixo da outra, instituição de ensino acompanhada da cidade - estado e país, departamento e e-mail do autor, centralizado, com letra Times New Roman, tamanho 12, sem negrito. Inserindo uma linha entre os autores, deve-se repetir o mesmo procedimento para os demais autores. O autor para correspondência deverá ser identificado por um asterisco (*).

Resumo (Abstract): (24 pontos) abaixo do(s) autor(es), o resumo deve ser na própria língua do trabalho (inglês ou português), contendo entre 100 a 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.

Palavras-chave (Keywords): (6 pontos) abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave. Sugerem-se três palavras-chave no mínimo e cinco no máximo, na língua do trabalho, separadas por ( . ), a primeira letra maiúscula e todas as outras letras em minúscula, fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.

Títulos das seções: os títulos das seções e das subseções devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos, sem marcação entre o número e o título. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Apenas a primeira palavra do título deve iniciar com letra maiúscula. Não coloque ponto final nos títulos. O título da primeira seção deve ser posicionado (24 pontos) abaixo das palavras-chave (keywords). Entre uma seção, ou subseção, e outra, considerar (12 pontos) de intervalo acima título.

Corpo do texto: o texto deve iniciar (12 pontos) abaixo do título das seções, ou subseções. Utilize fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre linhas de 1,5 e entre parágrafos de 0 pt.

Deve ser utilizada fonte tipo Times New Roman tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, entrelinhas de quadros e tabelas e legendas das ilustrações.



Negrito deve ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira (for exemple).

  • No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece no início desta frase;

  • As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto;

  • A lista deve ser separada do texto que a antecede e a sucede por 12 pontos.

É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

  1. Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses;

  2. Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula;

  3. O último item de alínea termina com ponto;

  4. A alínea deve ser separada do texto que a antecede e a sucede por 12 pontos;

  5. O estilo “alínea” constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.

Conforme a metodologia adotada ou finalidade que se destina, o texto é estruturado de maneira distinta, mas geralmente consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão, não necessariamente com esta divisão e denominação, mas nesta sequência.

Notas: As notas devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, sequencialmente. Usar fonte 10, Times New Roman, justificado. Se houver nota no título, ela receberá asterisco e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referência bibliográfica.

2 Formatação de ilustrações (figuras), gráficos, diagramas, tabelas e quadros

Ilustrações (figuras), gráficos e diagramas: devem ser numeradas em algarismos arábicos, apresentar legenda na parte superior e fonte na parte inferior, justificado à ilustração (figura), gráfico ou diagramas, fonte Times New Roman, tamanho 10, bem como ser referenciados no corpo do texto. Estes deverão ser, preferencialmente, elaborados em escala de cinza. Quando a diferenciação por cor se fizer necessária, esta poderá ser utilizada. Caso existam fotos ou figuras que demandem alta resolução, estas devem ser enviadas em arquivo separado em formato jpg e com a indicação da posição no texto.

Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço de 6 pontos entre texto-objeto e entre objeto-fonte. Ver, por exemplo, a Figura 1.



Figura 1 – Exemplo de figura (12 pontos abaixo do texto e 6 pontos a cima do objeto)


Fonte: UCDB (2017) (6 pontos abaixo do objeto e 12 pontos a cima do texto)

Tabelas e quadros: devem estar centralizado e numeradas em algarismos arábicos, apresentar legenda na parte superior (justificado ao quadro ou tabla) e fonte na parte inferior (justificado ao quadro ou tabela), fonte Times New Roman, tamanho 10, bem como ser referenciados no corpo do texto. Os itens das tabelas e quadros devem ser escritos utilizando fonte Times New Roman, tamanho 10. O espaçamento entre os itens deve ser de 3 pontos e entre linhas, simples. Para melhor visualização, deve ser previsto um espaço de 6 pontos entre texto-objeto e entre objeto-fonte. Ver, por exemplo, conforme ilustrado na Tabela 1.

Tabela 1 – Exemplo de tabela (12 pontos abaixo do texto e 6 pontos a cima do objeto)



Idade

Percentual

Até 20 anos

0 %

Entre 21 e 30 anos

10 %

Entre 31 e 40 anos

20 %

Entre 41 e 50 anos

30 %

Acima de 51 anos

40 %

Fonte: Adaptado de Beltrano (2014) (6 pontos abaixo do objeto e 12 pontos a cima do texto)

Todas as ilustrações devem obrigatoriamente conter legenda e fonte. Caso os dados da ilustração sejam inéditos e provenientes de uma pesquisa de campo realizada pelos próprios autores do artigo, essa especificação deve constar na fonte, juntamente com o ano da pesquisa de campo. Nesse caso a fonte deve ser: Pesquisa de campo (2014).

Caso a ilustração não retrate uma pesquisa de campo, mas ainda assim, seja inédita e pertencente aos autores do próprio artigo, isso também deve ser especificado, seguido pelo ano do estudo. Na fonte deve constar: Autoria própria (2014).

3 Equações e símbolos

O valor numérico da medida deverá ser representado seguido de um espaço de até um caractere e, em seguida, o símbolo da unidade em questão. Usar o sistema internacional de unidades (S.I.).

Exemplos: 12,3 cm, 25 ºC, 5 m/s², 3 kg.m²/s², 2,4 kg.m/(s³.K), 78 %, 23º 56’ 78”.

Para a representação das fórmulas, expressões ou equações, sempre que possível, utilize a função “equação” do word. Usar fonte 14, Cambria Math, e espaçamento entre linhas simples. As equações deverão ser separadas do texto que a antecede e a sucede por 12 pontos, numeradas sequencialmente, e citadas no texto (Equação 1). Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.



(1)

Onde:


a = aceleração (m/s²)

v = variação da velocidade (m/s)

t = variação de tempo (s)

4 Citações e referências

As citações devem obedecer ao sistema autor-data e estar de acordo com a norma NBR 10520 da ABNT. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com as normas internacionais.

Quando o autor citado estiver no corpo do texto, a grafia deve ser em minúsculo. Quando estiver no fim do texto a grafia deve estar entre parênteses e em maiúsculo. Citações diretas de até 03 linhas acompanham o corpo do texto e se destacam com dupla aspa. Caso o texto original já contenha aspas, estas devem ser substituídas por aspa simples.

Exemplos:



  1. Fulano (2008, p. 10) afirma que “é importante a utilização das citações corretamente”.

  2. "Citar trechos de ‘outros autores’ sem referenciá-los, pode ser caracterizado plágio” (FULANO; BELTRANO, 2008, p. 20).

Para as citações com mais de 03 linhas, estas devem ser transcritas em parágrafo distinto. Deve se utilizar um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, terminando na margem direita. Deve ser utilizada fonte tamanho 10, com espaçamento de entrelinhas simples e sem as aspas. A citação deve ser separada do texto que a antecede e a sucede por 12 pontos. Exemplo:

Toda citação direta com mais de 03 linhas é considerada uma citação direta longa. A citação com mais de 03 linhas deve ser escrita sem aspas, em parágrafo distinto, com fonte menor e com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, terminando na margem direita, conforme ilustrado neste exemplo. Deve haver uma linha em branco antes e depois da citação (FULANO, 2008, p. 150).

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em notas de rodapé. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, seguindo os padrões da norma NBR 6023 da ABNT.

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, alinhado à esquerda, prevendo (12 pontos) depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.


Referências (exemplos)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

______ . NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR ISO 14001: sistemas da gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2004.

ASTM INTERNATIONAL. D 143-94: Standard test methods for small clear specimens of timber. West Conshohocken, PA, EUA, 2007.

BODIN, L. D. et al. Routing and scheduling of vehicles and crews: the state of the art. Computers and Operations Research, v.10, n. 2, p. 63-211, 1983.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma regulamentadora n. 18: NR 18: condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. 1978. Disponível em:

  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal