Título do Artigo



Baixar 185,96 Kb.
Página1/2
Encontro25.08.2018
Tamanho185,96 Kb.
  1   2




Título do Artigo












Resumo

Este documento eletrônico é um modelo e não pretende abordar todas as possibilidades de formatação, devendo o autor consultar manuais da ABNT caso fique em dúvida. Os vários componentes do seu documento [título, texto, cabeçalhos, etc.] já estão definidos na folha de estilo, conforme ilustrado nas seções fornecidas neste documento. Limite-se a escrever no máximo 300 palavras no Resumo. Não quebre o Resumo em mais parágrafos e certifique-se de ter apresentado o tema, sua importância, os objetivos, breve descrição da forma de obter os resultados e conclusão. Muitos pesquisadores só avançam na leitura de um artigo quando seu Resumo consegue mostrar claramente o conteúdo. Os melhores trabalhos serão publicados em revistas nacionais classificadas no Qualis Capes. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do ‘Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação’ do qual será atribuído issn.



Palavras chaves

Use de três a cinco palavras chaves, Separadas por vírgula, Duas delas podem estar em inglês




1. Introdução

Este modelo, criado no MS Word, fornece aos autores a maioria das especificações de formatação necessárias para preparar versões eletrônicas de seus documentos. Todos os componentes padrão foram especificados por duas razões: 1) facilidade de uso na formatação de documentos individuais, 2) conformidade automática com requisitos eletrônicos que facilitam a produção concorrente ou posterior de livros eletrônicos. As margens, as larguras das colunas, o espaçamento entre linhas e os estilos de tipo são incorporados. Alguns elementos, como equações, gráficos e tabelas não são prescritos, embora os vários estilos de texto da tabela sejam fornecidos. O autor precisará criar esses elementos, incorporando os critérios ​​que se seguem.

Dica: Na Introdução procure mostrar qual foi a questão de pesquisa, não se esqueça dos objetivos, justificativas e metodologia (para alguns trabalhos será interessante uma seção com o título de ‘Materiais e métodos’ antes dos resultados).

2. Apresente o objeto

Entre título e subtítulo, procure colocar um texto, mesmo que com poucas linhas. Esse texto pode ser uma introdução ao assunto, preparando para os subtítulos mais específicos.

2.1. Utilize o template

Primeiramente, confirme que você está utilizando o template de acordo com as regras aqui prescritas. Trabalhos produzidos em ferramentas como o ‘Libre Office’ podem sofrer formatação diferente, certifique-se que ao abrir o template em outra ferramenta, esta manteve a formatação correta, do contrário, faça os ajustes necessários.

Configure como papel A4, utilize fonte ‘Times New Roman’ tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples e após, 6. Justifique e utilize recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo. Margens: superior = 3 cm; esquerda = 3 cm; inferior = 2 cm; direita = 2 cm.

Os títulos das seções devem estar numerados, com a primeira letra das principais palavras em maiúsculo e em negrito. O mesmo se aplica aos subtítulos.

Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.

3. Prepare seu artigo antes de aplicar o estilo do template

Antes de começar a formatar o seu artigo, escreva e salve o conteúdo como um arquivo de texto separado. Mantenha seus arquivos de texto e gráficos separados até que o texto tenha sido formatado.

A comissão científica não limitou o número de páginas, mas a sugestão é que esteja entre 8 e 20. Também é importante ter cuidado com arquivos muito grandes (caso de figuras com alta resolução). Para essa edição não haverá um rigor, porém, recomenda-se que o texto não exceda 5.000 palavras e o tamanho do arquivo não ultrapasse 3 Mb.



Complete o conteúdo e a edição organizacional antes da formatação. Por favor, tome nota dos seguintes itens ao corrigir a ortografia e gramática:

3.1. Abreviações e siglas

Defina abreviaturas e siglas na primeira vez que são utilizadas no texto, mesmo depois de terem sido definidas no resumo. Não use abreviaturas no título ou nos cabeçalhos, a menos que sejam inevitáveis.

3.2. Equações

As equações são uma exceção às especificações prescritas deste modelo. Você precisará determinar se sua equação será digitada usando a fonte Times New Roman ou Symbol (por favor, não utilize outra fonte). As equações devem ser editadas pelo Mathtype ou Equation.

Numere as equações sequenciamente conforme aparecem e entre parênteses.



. (1)

Observe que a equação está centrada. Certifique-se de que os símbolos em sua equação foram definidos antes ou imediatamente seguindo a equação. Use "Equação (1)", não "Eq. (1) "ou" (1) ".

4. Cuidados

Alguns cuidados são importantes para evitar que seu artigo viole as regras de submissão.



4.1. Autores e Afiliações

Máximo de cinco autores por artigo. Note que nenhuma menção aos autores deve ser feita neste artigo de forma que identifique qualquer um deles. Se aprovado, a organização solicitará a inclusão dos autores para a versão a ser publicada, assim como das possíveis correções apontadas pelos revisores.

Referenciar outro artigo de um dos autores é permitido, porém, cabe lembrar do cuidado necessário para não cometer autoplágio.

Certifique-se que nenhuma propriedade no arquivo poderá identificar um dos autores. No Windows, siga os passos:



  1. Abra o ‘Explorador de arquivos’ e vá até a pasta do arquivo;

  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione ‘Propriedades’ no menu suspenso;

  3. Na aba ‘Detalhes’, clique em ‘Remover Propriedades e Informações Pessoais’;

  4. Na janela que se abre, selecione ‘Remover as seguintes propriedades deste arquivo:’ e clique no botão ‘Selecionar Tudo’ e por fim, no botão ‘OK’.

4.2. Figuras, gráficos, tabelas e quadros

As legendas das figuras, gráficos, tabelas e quadros devem estar acima destes elementos; já a fonte deve ser colocada logo após o elemento, ambos em fonte ‘Times’ tamanho 10, assim como o conteúdo. Insira tais elementos depois de serem citados no texto. A Tabela 1 é um exemplo de estilo.

Tabela 1 – Exemplo de estilo para uma tabela.


Título da coluna

Título da coluna

Título da coluna

Conteúdo, pode ser em negrito

Conteúdo

Conteúdo

Conteúdo, pode ser em negrito

Conteúdo

Conteúdo

Fonte: Sengi (2018)
As tabelas podem utilizar toda a largura da página ou menos (neste caso, centralize), preocupe-se em obter a melhor visualização.

No caso da tabela continuar na próxima página (oque deve ser evitado), utilize novamente o cabeçalho como no exemplo da Tabela 2.



Tabela 2 – Exemplo de estilo de quebra de uma tabela que passa para outra página.

Título da coluna

Título da coluna

Título da coluna

Conteúdo, pode ser em negrito

Conteúdo

Conteúdo

Tabela 2 (Continuação) – Exemplo de estilo de quebra de uma tabela que passa para outra página.

Título da coluna

Título da coluna

Título da coluna

Conteúdo, pode ser em negrito

Conteúdo

Conteúdo

Conteúdo, pode ser em negrito

Conteúdo

Conteúdo

Fonte: Adaptado de Sengi (2018)

4.2.1. Quando utilizar Tabela

A Tabela é a forma não discursiva de apresentação de informações, representadas por dados numéricos e codificações, dispostos em uma ordem determinada segundo as variáveis analisadas de um fenômeno CUENCA, et al (2017).

4.2.2. Quando utilizar Quadro

Os quadros são apresentados de forma semelhante à das tabelas, porém, os quadros consistem predominante de palavras, com ou sem indicação de dados numéricos. Diferenciam-se das tabelas por apresentarem um teor esquemático e descritivo, e não estatístico.

Agradecimentos

Quando houver, devem ser colocados os agradecimentos a agências de fomento à pesquisa, como FAPESP, CNPq ou outras.

Agradecimento à empresas, prefeituras, etc devem ser feitos somente à instituição, não diretamente a pessoas.

Departamentos, Universidades ou Programas de pós graduação podem aparecer aqui quando da ajuda no desenvolvimento do projeto ou patrocínio.



Não se agradece a colegas, familiares, Deus, orientador, etc.
  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal