Transparência x Visibilidade: o espetáculo do jornalismo dominical em uma análise comparativa entre Fantástico da Rede Globo e Domingo Espetacular da Rede Record



Baixar 14,63 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho14,63 Kb.
Transparência x Visibilidade: o espetáculo do jornalismo dominical em uma análise comparativa entre Fantástico da Rede Globo e Domingo Espetacular da Rede Record.
Daiane Gainski Danielski¹; Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (orientadora)²
INTRODUÇÃO
A teoria da sociedade do espetáculo busca analisar e entender a sociedade diante de suas práticas de consumo, que vive acima de tudo em busca de algo que na verdade não é. As pessoas acabam buscando status através do consumo de produtos que muitas vezes são desnecessários para a sua sobrevivência.

Desenvolvida pelo francês Guy Debord (1997), a teoria da sociedade do espetáculo é desenvolvida no livro A sociedade do espetáculo. Diante da crítica da sociedade contemporânea, o autor vê como única saída a revolução das consciências para se opor ao status quo estabelecido. Sendo assim o espetáculo acaba se transformando em propulsor da economia e se torna o principal produto da indústria moderna.

A teoria coloca ainda que as mercadorias são adquiridas para que algumas das frustrações do dia a dia sejam recompensadas. Mas, sempre que determinada mercadoria é comprada, acaba sendo descoberto por trás dela novamente o vazio, que é preenchido por uma nova mercadoria, assim dando continuidade para o ciclo de compra. O mundo acaba assim sendo transformado em economia, se vive em busca de algo que não somos, em busca de algo que não existe de verdade e é apenas manipulado para que seja aceito como sendo a vida real.
Palavras chave: sociedade do espetáculo, Domingo Espetacular, Fantástico.

_____________________



1Acadêmica de Publicidade e Propaganda da Unisul do Campus Tubarão. Bolsista do PUIP. Email: daiane.danielski@hotmail.com

2 Professora do Mestrado em Ciências da Linguagem Unisul. Email: heloisapreis@hotmail.com
OBJETIVOS

O presente estudo buscou comparar sob a perspectiva da sociedade do espetáculo proposta por Guy Debord, os programas que vão ao ar no domingo à noite, Fantástico, exibido pela Rede Globo de Televisão, e Domingo Espetacular, exibido pela Rede Record de Televisão.


Buscando avaliar a influência que os mesmos podem causar na sociedade, sendo analisada a imparcialidade, o sensacionalismo como que muitas informações são envolvidas, e muitas vezes são transformadas em algo muito mais significante do que são na verdade.
MÉTODOS
Foram comparados o Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão e o Programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão, exibidos no mês de março de 2013. Sendo quatro programas da Rede Globo de Televisão, e quatro programas da Rede Record de Televisão.

Foi realizada a decupagem individual dos programas, separando as matérias exibidas nos programas em treze diferentes editorias, sendo elas: Policial, Variedades, Celebridades, Política, Meio ambiente, Saúde, Cultura, Religião, Esporte, Política internacional, Arte, Educação, Denúncia.

Os programas foram analisados individualmente bem como as editorias, para que posteriormente se desse a análise comparativa com base na teoria da sociedade do espetáculo entre os dois programas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os programas analisados tem muita semelhança quando se trata de assuntos que possam gerar comoção entre os telespectadores, buscam mostrar sempre assuntos que mexem com as pessoas e que façam as mesma se sentirem envolvidas por aquilo que está acontecendo, e sendo mostrado para o público.

O programa Fantástico busca sempre mostrar assuntos ligados à saúde com séries que falam do assunto mostra algumas doenças e buscam alertar de sintomas e da importância do tratamento. Quando o programa Domingo Espetacular trata da editoria saúde, busca mostrar o meio dos famosos e algum acontecimento desse meio para sensibilizar a sociedade se utilizando de ícones. Também quando trata o assunto coloca muito em evidência o sofrimento das pessoas que tem que enfrentar algum problema de saúde, e se o problema foi resolvido mostra a grande melhoria que a vida teve.

A editoria policial tem características muito semelhantes, quando se trata de denúncia os dois programas tendem a frisar o fato de serem imagens obtidas com exclusividade pela emissora. Buscando assim dar credibilidade para o que está sendo denunciado. As matérias que mostram operações do polícia também são utilizadas pelos dois programas sendo que o Domingo Espetacular busca apresentar mais matérias desse estilo do que o Fantástico. Quando matérias assim são exibidas, notamos muitas semelhanças como o acompanhamento desde a investigação até a realização da ação.

A editoria de celebridades mostra grandes diferenças entre os dois programas o programa da rede Globo mostra em sua maioria das vezes noticias boas sobre os famosos de forma clara e não sensacionalista. O programa da rede Record mostra sempre assuntos bem pouco interessantes sendo que em sua maioria são assuntos de separação ou alguma outra tragédia que esta acontecendo com eles, sempre transformando a matéria em algo muito além do que na realidade é com muito sensacionalismo em cima de um fato de pouca importância para a sociedade.



A editoria de meio ambiente do programa fantástico mostra a luta para proteger a floresta amazônica, mostra matérias sobre apreensão de madeira ilegal e da luta de ambientalista para proteger a floresta, muita poucas vezes do destaque a matérias com outros temas voltados para essa editoria. O programa Domingo Espetacular mostra sempre matérias sobre animais resgatados de maus tratos com um forte apelo para o lado emocional de quem está assistindo.
A editoria de variedades de ambos os programas mostra sempre assuntos curiosos, que muitas vezes são bem pouco aproveitados pelos telespectadores. O programa Domingo espetacular mostra muitas matérias internacionais dessa editoria, já o programa Fantástico busca mostrar mais curiosidades do país apesar de sempre ser curiosidades sobre o nordeste brasileiro.

CONCLUSÕES
Os programas são bem parecidos no que se refere a um forte apelo para a comoção do público, e de transformar algumas matérias em destaque da edição de seu programa sempre com assuntos polêmicos em suas editorias principalmente nas editorias policial e política. Transformando o dia a dia em um Espetáculo, em que imagens são mercadorias, moeda de troca pela audiência.
REFERÊNCIAS
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. 237 p.
GUTFREIND, Cristiane Freitas; SILVA, Juremir Machado da (Org.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. 172 p.
FOMENTO
O trabalho teve a concessão de Bolsa pelo Programa Unisul de Incentivo à Pesquisa (PUIP).


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal