Texto: Marcos 16: 1-8 Maceió 15-04-2012 Liturgia Leitura: Marcos 15: 40 – 16 Revisado 11/03/2015 Hinário Maceió Introdutório



Baixar 20,75 Kb.
Encontro13.10.2017
Tamanho20,75 Kb.
Texto: Marcos 16: 1-8 Maceió 15-04-2012 Liturgia

Leitura: Marcos 15: 40 – 16 Revisado 11/03/2015 Hinário Maceió

Introdutório H. 135

Saudações H. 49

Credo Não há Deus maior

Leituras + Sermão H. 136

Oração H. 154

Ofertas S. 48




As primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus Cristo;
Queridos irmãos em Cristo Jesus
O final do evangelho de Marcos é uma história estranha. Há alguns detalhes estranhos. A gente vai ver isso, quando prestar atenção à posição das mulheres nessa história. Uma posição estranha. Se fossemos descrever brevemente, seria mais ou menos assim: Elas observaram tudo e não disseram nada. Quem ler os últimos capítulos regularmente encontrará algumas mulheres caladas. Isso já começa no capitulo 15. Lá Marcos fala sobre a morte de Jesus na cruz e finalmente ele disse:

Alguma mulheres estavam olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé. Na Galiléia estas mulheres tinham-no seguido e servido. Estavam ali também muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém.”



Então, Marcos tira a nossa atenção para um grande grupo de mulheres, que estavam longe da cruz olhando... Só olhando... Além disso, ele continua falando sobre o sepultamento de Jesus por José de Arimatéia e de repente nós lemos:
Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde o puseram”
De novo Marcos tira a nossa atenção para as mulheres caladas, que ficam numa distância, olhando... Só olhando... Mais nada... Primeiramente de longe, depois mais próximo e finalmente elas entram no primeiro plano. Isso acontece logo na manhã do dia da Páscoa. Dessa maneira Marcos está introduzindo essas mulheres mais e mais. Parece que essas mulheres ficam mais e mais importantes. Mas como? Qual é o papel delas? Elas não dizem nada, não fazem nada, só olhando... Por quê? O que essas mulheres querem? O que elas estão planejando?
Vamos descobrir isso. Mas para descobrir isso, precisamos conhecer melhor essas mulheres. Marcos introduz brevemente três mulheres no capitulo 15: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago,o menor de José, e Salomé. Especialmente essas três, porque elas vão voltar depois. Elas estavam presentes na crucificação de Jesus, no enterro de Jesus e elas serão as primeiras TESTEMUNHAS DA SUA RESSUREIÇÃO.
Então essas três mulheres são testemunhas importantes. Elas viram de longe que Cristo estava pendurado na cruz, que ele foi tirado, deitado e envolvido em lençóis por José de Arimatéia e levado para o sepulcro. Duas mulheres puderam dar testemunho que José o depositou no sepulcro e rolou uma pedra para a entrada do sepulcro. E todas três são testemunhas do fato que o sepulcro estava vazio no dia de Páscoa. Então essas mulheres são testemunhas importantes da morte, enterro e ressurreição de Cristo e por isso Marcos as introduz. Elas não ficam anônimas, mas estão introduzidas com os nomes delas. Quem não cria, poderia fazer uma investigação com essas mulheres.
E agora, quem são essas mulheres? Marcos diz: “NA Galiléia estas mulheres tinham-no seguido e servido”. Então elas foram seguidoras de Jesus. Elas criam nele e o amavam. Todas três! Maria de Madalena foi livrada de sete demônios; a outra Maria, a mãe de Tiago o menino e José era provavelmente uma tia de Jesus. E Salomé é a esposa de Zebedeu e a mãe dos apóstolos João e Tiago. Elas criam que Jesus era o filho prometido da casa de Davi, o novo rei. Então, cheias de esperança elas seguiram Jesus para Jerusalém. Durante aquela viagem Salomé falou com Jesus para pedir os lugares mais importantes para os filhos dela: um a direita e o outro a esquerda. Elas conheciam Jesus e criam que ele seria o novo rei.
E agora elas estavam lá. Numa grande distância. Olhando. Elas não estavam olhando para uma coroa real, mas uma coroa de espinhos; não um trono, mas uma cruz; não uma multidão com alegria, mas uma multidão com ódio; não um rei triunfando, mas um rei morrendo.
Caladas, assim elas estavam olhando, de longe. Com uma tristeza silenciosa, porque o Senhor e Salvador, que foi tão importante na vida delas, estava morrendo. O filho prometido de Davi estava morrendo; O messias estava morrendo, enquanto o povo estava olhando, sorrindo e ridicularizando. Isso dói. E sem dizer nada, elas estavam olhando igualmente como Maria, a mãe de Jesus, que estava embaixo da cruz junto com João, olhando para cima e ouvindo as últimas palavras: Mulher, eis o teu filho; filho, eis a tua mãe. Sem dizer nada elas estavam vendo os soldados chegando, quebrando as pernas dos criminosos, trespassando Jesus com uma lança; também elas estavam vendo José de Arimatéia e Nicodemos, que tiraram o corpo da cruz; lavando-o e o envolvendo em lençóis de linho e levando-o. Depois de ter visto tudo isso, elas voltaram para suas casas para se prepararem o último serviço ao seu Senhor e Salvador; o último serviço para o seu corpo.
Assim nós vemos essas mulheres bem cedo na manhã da páscoa andando para o sepulcro. Elas esperaram até o fim do sábado e saíram logo depois. Primeiramente para comprar aromas; e depois para levar os aromas para o sepulcro para ungir o corpo de Jesus. Bem cedo, logo depois do por do sol, elas saíram, porque de acordo com os judeus o novo dia começa com a noite às 18:00 horas; Então, na madrugado, depois a meia noite, já se colocaram no caminho. Tão forte foi o desejo delas para ver Jesus. Elas sentiam falta do Senhor. Cheias de tristeza elas estavam andando. Parece que elas estavam tão preocupadas com os seus pensamentos que não pensaram na grande pedra que estava em frente do sepulcro. Só quando estavam na metade do caminho elas se lembram da pedra. “Quem removerá a pedra da entrada do sepulcro?” Uma dizia às outras. Ninguém tinha uma ideia, mas apesar disso, elas continuaram. O desejo delas era mais forte do que essa preocupação. Assim elas foram. Cheias de amor, cheias de tristeza, cheias de preocupações, pois o seu Senhor e Salvador tinha morrido. Toda a aparência delas manifestava isso.
Elas foram testemunhas caladas da morte de Cristo.
E quando elas chegaram perto do sepulcro e estavam subindo, elas descobriam que a pedra, que era muita grande, já estava revolvida! Que surpresa! O sepulcro estava aberto... O que isso queria dizer? Havia outras pessoas no sepulcro? Cuidadosamente elas entraram no sepulcro escuro; e lá uma surpresa estava esperando. Lá elas viram um jovem... assentado à direita, vestido com um manto branco. Que susto! Elas logo pararam e se perguntaram: Quem é aquele homem?
É estranho que elas não descobriam logo logo que aquele homem era um anjo. Muitas pessoas acham que os anjos têm asas grandes e que nós podemos reconhecer os anjos pelas asas nas costas. Mas isso é uma mentira, crianças! Nem todos os seres celestiais têm asas. Os Serafins e os querubins têm sim, mas existem anjos que não tem!! Este anjo no túmulo não tinham. Se tivesse, nós não poderíamos explicar a surpresa das mulheres. Elas não pensavam logo: olha isso, um anjo! O jovem não tinha asas que atiraram a atenção. Só um manto branco... “um jovem vestido com um manto branco”, assim está escrito.
Nós sabemos que foi um anjo, porque Mateus está dizendo que houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu, chegou, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve. Branco e brilhante, assim é o seu aspecto. Muitíssimo branco. Um branco anormal. É impressionante para elas; até terrível.
O anjo queria acalmá-las dizendo: “Não vos assusteis. Sei por que vocês estão aqui. Estão buscando a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado... Não está aqui... olhe com os seus próprios olhos... Vede, o lugar onde o puseram... Assustadas os olhos delas viraram ao lugar onde Jesus foi posto. E com os seus próprios olhos elas verificaram o sepulcro e viram que Jesus não estava. Ele não estava... Mas, se ele não estava lá, onde ele estava? Onde eles puseram o corpo? O anjo continuou e disse: “ide... dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia. Lá o vereis, como ele vos disse...? O que??? Jesus.... está indo para Galiléia??? Como??? Jesus está vivo???
As palavras do anjo quase entraram na cabeça delas. Elas ainda não reconheciam a autenticidade das palavras do anjo porque realmente Jesus tinha falado sobre o seu caminho para Galiléia depois da sua ressurreição. Ele tinha falado sobre isso só com os seus discípulos, logo depois da santa ceia. Então foi um segredo. Ninguém podia saber isso. Quando as mulheres chegassem com aquela mensagem, isso daria uma prova da verdade. Seria impossível se elas ouvissem isso de outras pessoas. Só o Mestre mesmo poderia ter dito a elas.
Os discípulos deveriam crer que Jesus foi realmente ressuscitado e que estava à caminho da Galiléia. Eles deveriam crer isso ouvindo as palavras das mulheres. Deveriam crer no testemunho das outras, que foram testemunhas. Testemunhas assustadas, caladas. Elas não reagem, não dizem nada, não perguntam nada.
Elas estavam assustadas sobre o que elas NÃO viram...
E finalmente nós lemos que as mulheres sairam do sepulcro, fugindo. Tremendo e assombradas. Os nervos delas não podiam suportar mais. O aparecimento do anjo tinha as assustado. Elas descobriram que este homem não era humano. O aparecimento brilhante as acordou. O aparecimento celestial. Muitas vezes céu e terra parecem estar muito longe um do outro, mas aqui podemos ver o quanto estão pertos. Numa distância de um braço elas observaram a glória celestial. Por isso elas estavam com medo, por que elas estavam descobrindo a presença de Deus! Deus estava trabalhando ali. E Deus estava mandando-as trabalhar. Ele mandou essas mulheres para anunciar a novidade daquele dia aos discípulos. É uma mensagem para o mundo: CRISTO REALMENTE RESURGIU. Se isso acontecesse hoje, os jornais mostrariam com letras grandes na primeira pagina.
Essas mulheres foram escolhidas para serem as primeiras a proclamar essa novidade. E podemos dizer: elas foram as melhores para fazer isso, por que elas tinham observado tudo: a morte, o enterro e agora a ressurreição. Ninguém poderia ter pego o corpo no sábado. Os judeus não faziam porque era sábado, e os soldados não deixariam. Então! Essas mulheres são as primeiras. Assim trabalha o nosso Deus: As últimas são as primeiras!
Cântico: Foi morto um Salvador.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal