Teste seletivo câmara municipal de toledo pr edital nº 001/2017



Baixar 112,82 Kb.
Página1/2
Encontro20.08.2017
Tamanho112,82 Kb.
  1   2




TESTE SELETIVO
CÂMARA MUNICIPAL DE TOLEDO - PR

EDITAL nº 001/2017

____ESTAGIÁRIO____

JORNALISMO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO
Sobre a carteira está disponível a FOLHA DE RESPOSTAS para transcrever as respostas da prova objetiva. Na FOLHA DE RESPOSTAS, preencha seu nome completo, número de seu documento de identidade e aponha sua assinatura, observando ainda que:

1. Este Caderno de Questões não deve ser folheado antes da autorização do Fiscal;

2. Após ser autorizado pelo Fiscal, verifique se o Caderno de Questões está completo, sem falhas de impressão e corretude da numeração das questões.

3. Deverá ser utilizada caneta esferográfica transparente, com tinta de cor azul ou preta na marcação da FOLHA DE RESPOSTAS.

4. Leia atentamente cada questão da prova e assinale na FOLHA DE RESPOSTAS a opção que a responda corretamente à questão.

5. A FOLHA DE RESPOSTAS não poderá ser dobrada, amassada ou rasurada ou conter qualquer marcação fora dos campos destinados às respostas.

6. Você dispõe de 03 (três) horas para realização da prova, incluindo a marcação da FOLHA DE RESPOSTAS.

7. Após o término da prova, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTAS devidamente assinada.

8. Será ELIMINADO o candidato que:

- Deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;

- Tratar com falta de urbanidade os examinadores ou demais candidatos;

- Proceder de forma a tumultuar a realização da prova;

- Estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio ou usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

- For surpreendido portando ou manuseando aparelhos eletrônicos nas demais dependências do estabelecimento, durante a realização da prova objetiva.



9. Os três últimos candidatos só poderão sair da sala juntos.

10. Está disponível na última folha do Caderno de Questões um gabarito para ser preenchido e destacado.


________________________________QUESTÕES ________________________________


QUESTÃO 01

Marque a alternativa incorreta:

a) disse a menina.

b) disse à menina.

c) ele foi até à praia.

d) o policial recebeu o ladrão à bala.


QUESTÃO 02

“É importante que todos participem da reunião”.

O segmento que todos participem da reunião, em relação a é importante, é uma oração subordinada:

a) adjetiva com valor restritivo.

b) substantiva com função de sujeito.

c) substantiva com função de objeto direto.

d) adverbial com valor condicional.
QUESTÃO 03

Os cientistas já não têm dúvidas de que as temperaturas médias estão subindo em toda a Terra. Se a atividade humana está por trás disso é uma questão ainda em aberto, mas as mais claras evidências do fenômeno estão no derretimento das geleiras. Nos últimos cinco anos, o fotógrafo americano James Balog acompanhou as consequências das mudanças climáticas nas grandes massas de gelo. Suas andanças lhe renderam um livro, que reúne 200 fotografias, publicado recentemente.

Icebergs partidos ao meio e lagos recém-formados pela água derretida das calotas de gelo são exemplos. Esse derretimento é sazonal. O gelo volta nas estações frias, mas muitas vezes em quantidade menor, e por menos tempo. Há três meses um relatório da Nasa, feito a partir de imagens de satélites, mostrou que boa parte da superfície de gelo da Groenlândia foi parcialmente derretida − transformada em uma espécie de lama de neve − em um tempo recorde desde os primeiros registros, feitos trinta anos atrás. Outro relatório, elaborado pela National Snow and Ice Data Center, mostra que o gelo do Ártico, durante o verão do hemisfério norte, teve a maior taxa de derretimento da história, superando o recorde anterior, de 2007.

Nem sempre, porém, menos gelo significa más notícias. A alta da temperatura na Groenlândia permitiu a volta da criação de gado leiteiro e o cultivo de vários tipos de vegetais, como batata e brócolis. Além disso, o derretimento do gelo no Ártico vai permitir a exploração de reservas de petróleo e abrir novas rotas de navegação. O que se vê nas fotos de James Balog é um mundo em transformação.


O último parágrafo do texto expressa:

a) as previsões alarmistas que, ao considerarem os dados resultantes das pesquisas sobre o aquecimento global, vêm confirmar os riscos de destruição do planeta.

b) a possibilidade de destruição total de uma vasta região do planeta, pondo em risco a sobrevivência humana, por escassez de água e de alimentos.

c) as conclusões dos cientistas a respeito das evidências do atual aquecimento mais rápido do planeta, fenômeno que prejudica a agricultura nas regiões polares.

d) um posicionamento otimista quanto às consequências de um fenômeno que, em princípio, é visto como catastrófico para o futuro do planeta.
QUESTÃO 04

Assinale a alternativa que contém exemplo de oração subordinada adverbial concessiva.

a) Estabeleceu-se que, se ambas as margens dos estabelecimentos ribeirinhos pertencessem à mesma nação, só ela poderia navegar pelo canal. (Capistrano de Abreu).

b) Triste, triste foi a nossa vida posto que o riso viesse palidamente à flor dos nossos lábios, como um raio de sol atravessando nuvens tempestuosas. (Coelho Neto).

c) E preciso não te esqueceres que entrementes continuei estudando o meu malaio, isto é, o tal javanês – além do alfabeto, é claro. (Lima Barreto).

d) Na imperceptível claridade que chegava da rua, entrevia o meu braço, a minha mão, um pouco de outra mão, e depois a escuridão espessa. (Raul Pompeia).


QUESTÃO 05

“Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la”.

O único termo que não desempenha a função de objeto direto no trecho acima é:

a) momentos.

b) a falta de alguém.

c) esta pessoa.

d) nossos sonhos.
QUESTÃO 06

A figura abaixo mostra um balanço em um parque. A corda que prende o assento do balanço ao topo do suporte mede 3 metros. Uma pessoa se balança de modo que a corda não chega a alcançar a posição horizontal.



Considere que o plano cartesiano que contém a trajetória do assento do balanço, no qual a origem está localizada no topo do suporte do balanço, o eixo X é paralelo ao chão do parque, e o eixo Y tem orientação positiva para cima.

A curva determinada pela trajetória do assento do balanço é parte do gráfico da função:

a) f(x) = .

b) f(x) = .

c) f(x) = .

d) f(x) = .

  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal