Tanque multi aplicaçÃo modelo : tma – 8000



Baixar 51,16 Kb.
Encontro15.09.2018
Tamanho51,16 Kb.
Equipamento: TANQUE MULTI APLICAÇÃO

Modelo : TMA – 8000

Aplicação: Limpeza das ruas, irrigação de grandes canteiros, lavagens de abrigos e avenidas, desobstrução

de galerias pluviais e combate à pequenos incêndios.

Fabricante: DAMAEQ - Dávilla Indústria Mecânica de Máquinas Ltda




1 - CONSTRUÇÃO DO VEÍCULO:


O veículo será construído levando-se em conta a distribuição de carga a ser transportada e as condições gerais de serviço a que será submetido. Possui um gancho de reboque na frente e um olhal na traseira, firmemente presos ao quadro do chassi (estrutura). Sua construção permite fácil acesso para reparos e manutenção, principalmente ao motor e a bomba de água. Será construído de maneira que com a carga máxima compreendendo o tanque de água cheio, lataria, bomba de água, tubulações e válvulas, equipamentos acessórios e o pessoal, os pesos sejam distribuídos sobre os eixos em percentuais tecnicamente adequados para a dirigibilidade do veículo, não excedendo os pesos admissíveis sobre os eixos previstos pelo fabricante do chassi.

O balanço traseiro atende aos requisitos do CONTRAN.


O veículo possui as seguintes características operacionais:





  1. 02 (duas) Bocas Expedição/Mangotes Diâmetro 1.1/2” para ser utilizado no combate à Incêndios de pequenas proporções, abastecimento de reservatórios de água, entre outros.

  2. 01 (um) Mangotinho 1” para ser utilizado no combate à Incêndios, lavagem de banheiros públicos, praças, calçadas, locais destinados à feiras e eventos.

  3. 01 (um) Canhão Monitor para ser usado também no combate à incêndios, lavagem de túneis, viadutos, passarelas, abrigos, prédios, fachadas, monumentos, etc.

  4. 02 (dois) Aspersores Dianteiros.

  5. 01 (uma) Barra Espargidora (traseira) para uso na Irrigação de ruas como anti-pó, na pré-compactação para pavimentação de ruas.

  6. 01 (um) Desobstruidor de Galerias e Esgoto com Mangote com 15 metros, equipado com bico rotativo, conectado a boca expedição diâmetro 1.1/2”, destinado à desobstrução de galerias e esgoto.

  7. 01 (uma) Expedição Traseira Diâmetro 2.1/2” destinada à distribuição de água em pequenas quantidades.


2 – DESCRIÇÃO DO TANQUE:

Tanque de água com capacidade para 8.000 litros, com formato prismático irregular com recuo nas laterais, de um lado para acomodação de uma escada de 6 metros em 02 lances de 3 metros e no outro lado os mangotes. Confeccionado em chapas de aço SAE 1010/1020, dobradas a frio com cantos arredondados, providos de quebra-ondas, formando compartimentos internos de acordo com as normas específicas em 12 partes com volume aproximado de 660 litros cada, soldados eletricamente com dupla costura.

As espessuras das chapas utilizadas na construção do tanque obedecem às seguintes espessuras: fundo e cabeceira chapa 1/4”; laterais e teto 3/16”.

O tanque possui no seu interior, na sua parte mais baixa, uma caixa de decantação e coletora de resíduos, construída de forma que não permite a passagem desses resíduos para a admissão da bomba, provida de dispositivo de inspeção e limpeza, diâmetro 4”, com abertura para o exterior do tanque, e válvula de fecho rápido do tipo esférico.

O tanque possui dispositivo para respiro e dreno combinados (ladrão), com diâmetro de 4”, instalado de maneira que não extravasa quando em movimento, com boca de descarga atrás das rodas traseiras, não interferindo na tração das rodas.

A fixação será feita por intermédio de grampos tipo U, posicionados de maneira a não alterar as características originais do veículo. Todo o tanque será montado sobre quadro auxiliar (sub-chassi), fixado ao chassi do caminhão, garantindo a uniforme distribuição da carga nas longarinas do caminhão.

Na parte superior estará localizada uma tampa de inspeção com juntas de vedação, permitindo o acesso para manutenção interna, com medidas 2,5 m x 1,1 m, fixados por parafusos zincados, facilmente retiráveis.

Dispositivo para verificar o consumo de água existente no tanque, localizado ao lado esquerdo da viatura, junto ao painel de operação, com marcação de 500 em 500 litros.

O tanque de água será facilmente retirado do veículo para efetuar serviços de manutenção, no tanque ou mesmo no próprio veículo. O tratamento superficial interno recebe jateamento até o grau de preparação, deixando o aspecto de metal branco.

A pintura será com “Fundo INTERPRITE”, uma demão e posteriormente pintado com tinta DUCO na cor branca, e secagem em estufa a uma temperatura de 80 graus centígrados, específico para utilização com água.

Na parte inferior do tanque será previsto um armário em cada lateral para acomodação de ferramentas, sendo localizados após a roda.

Na parte traseira do tanque será acoplada uma plataforma traseira, ocupando a largura total da viatura, construída em chapa de aço SAE 1010/1020, nervurada e revestida em chapa anti derrapante tipo “pé de galinha”, tendo as funções de Plataforma Traseira e de Pára-choque, a mesma abriga as sinaleiras do veículo, e escada traseira para acesso ao convés.


3 – CANHÃO MONITOR:

Possui um canhão instalado no convés, confeccionado em alumínio com entrada flangeada, conforme ASNI B – 16.5, face plana de 3”, saída rosca externa diâmetro de 2 ½” com posicionamento vertical de 90º para cima e 30º para baixo, através de volante de diâmetro de 200 mm, acionamento por engrenamento de bronze, giro livre 360º pela haste divisor, montados sobre rolamentos, manômetro de 60 mm, escala de 0 a 21 kgf/cm² 0 – 300 PSI. O esguicho de munhão longa com três posições sendo bocal fechado, jato sólido e neblina, com variação de até 120º, fechamento por válvula central com vazão de 482 GPM.


4 – COMPARTIMENTO DE BOMBA:

Localizado entre a cabine original do veículo e o tanque d’água da viatura, integrando-se perfeitamente ao conjunto. Será fixado ao quadro auxiliar por intermédio de grampos tipo “U”, proporcionando perfeito apoio ao chassi. Estrutura confeccionada em aço SAE 1010/1020, soldados eletricamente pelo processo MIG, e na parte superior revestida por chapas de alumínio anti-derrapante, capaz de resistir ao trânsito de no mínimo duas pessoas aleatoriamente para a operação do canhão monitor. Seu acabamento superficial obedece três etapas: Jateamento, aplicação de fundo e pintura em duas demãos, com tinta automotiva.


5 – BOMBA DE INCÊNDIO:

Será montada uma bomba com vazão nominal de 200 GPM e pressão de 150 PSI, do tipo centrífuga, com acionamento através de tomada de força da caixa de câmbio do veículo, sistema de acionamento pneumático, com acionamento efetuado na cabine do motorista.


6 – MANGOTINHO:

A viatura será equipada com um carretel de mangotinho, situado no compartimento de bomba, com freio para evitar o desenrolamento e manivela para recolhimento. Será montado sobre mancais com rolamentos e alimentação axial, ficando o carretel no sentido transversal da viatura. O carretel será fixado por parafusos e porcas zincadas.

O mangotinho com diâmetro de 1” em borracha (trançada) medindo 25m de comprimento, com pressão de ruptura de 80 kgf/cm². Esguicho de 1” em latão, regulável para jato pleno e neblinado, com bloqueio total.
7 – PAINEL DE COMANDO INTERNO:

Com a seguinte função: agrupar em local de fácil acesso, todos os comandos para operar a viatura em movimento, possibilitando um controle preciso das condições de operação do equipamento.

Apresentação: Com “lay-out” bem definido, o painel contém informações precisas, escrito em língua portuguesa.
8 – PAINEL DE COMANDO EXTERNO:

Localizado à direita do compartimento de bomba, ocupando o lugar de fácil acesso, todos os comandos necessários para operar a viatura parada.


9 – CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS

LINHAS DE SUCÇÃO E EXPEDIÇÃO:

Lateral esquerda/direita:

  • 02 (duas) bocas de expedição, uma esquerda, outra direita, de diâmetro de 1.1/2”, com engate storz com fechamento por válvula de esfera acionada por alavanca e tampa cromada fixada a estrutura do tanque por corrente.

  • 02 (duas) bocas de sucção, uma em cada lado do veículo com diâmetro de 2.1/2”, compatível com a vazão nominal da bomba, com rosca de 04 (quatro) fios por polegadas, providas de ralos metálicos removíveis e tampões de metal cromado;

  • 01 (uma) boca de abastecimento por hidrante, de diâmetro 2.1/2”, com engate storz e tampa cromada fixada à estrutura do tanque, localizada nas parte traseira direita da viatura. As tubulações serão em tubo de aço Schedule 40, e as conexões obedecem aos padrões da ANSI-B-16.9, instalados de forma elástica;

  • 01 (uma) boca situada no convés do tanque destinada ao abastecimento por gravidade.

Expedição traseira


Localizada na parte traseira direita do tanque, com abertura/fechamento efetuada por válvula tipo gaveta, instalada na própria tubulação. A expedição traseira será feita por gravidade, podendo a mesma ser usada para abastecimento do tanque, quando ligada a hidrante ou em qualquer outra bomba.

10 – ASPERSORES:

Serão instalados os seguintes aspersores:

  • 02 (dois) Aspersores Dianteiros, medindo 2” cada;

  • Barra Espargidora (traseira): Destinada à irrigação de ruas como anti-pó, utilizado na pré-compactação para pavimentação de ruas.

  • Desobstruidor de Galerias e Esgoto equipado com mangote de 15 metros, bico rotativo, conectado à boca expedição com diâmetro de 1.1/2”, sendo usado na área obstruída, deixando o local totalmente limpo.


11 – GARANTIA E CONDIÇÕES:

Garantia de 06 (seis) meses, contra defeitos de fabricação ou funcionamento.


12 – ASSISTÊNCIA TÉCNICA / TREINAMENTO:

A empresa compromete-se à prestar treinamento operacional quando da entrega do veículo, bem como prestar assistência

técnica em nosso endereço ou no local de operação da viatura, com fornecimento de peças no período de 10 (dez) anos.

Equipamento: TANQUE MULTI APLICAÇÃO STANDAR

Modelo : TMA – 8000 “S”

Aplicação: Limpeza das ruas, irrigação de canteiros, lavagens de abrigos e avenidas, desobstrução de galerias pluviais.

Fabricante: DAMAEQ - Dávilla Indústria Mecânica de Máquinas Ltda


1 - CONSTRUÇÃO DO VEÍCULO:


O veículo será construído levando-se em conta a distribuição de carga a ser transportada e as condições gerais de serviço a que será submetido. Possui um gancho de reboque na frente e um olhal na traseira, firmemente presos ao quadro do chassi (estrutura). Sua construção permite fácil acesso para reparos e manutenção, principalmente ao motor e a bomba de água. Será construído de maneira que com a carga máxima compreendendo o tanque de água cheio, lataria, bomba de água, tubulações e válvulas, equipamentos acessórios e o pessoal, os pesos sejam distribuídos sobre os eixos em percentuais tecnicamente adequados para a dirigibilidade do veículo, não excedendo os pesos admissíveis sobre os eixos previstos pelo fabricante do chassi.

O balanço traseiro atende aos requisitos do CONTRAN.


O veículo possui as seguintes características operacionais:





  1. 02 (duas) Bocas Expedição/Mangotes Diâmetro 1.1/2” para ser utilizado no combate à Incêndios de pequenas proporções, abastecimento de reservatórios de água, entre outros.

  2. 01 (um) Mangotinho 1” para ser utilizado no combate à Incêndios, lavagem de banheiros públicos, praças, calçadas, locais destinados à feiras e eventos.

  3. 02 (dois) Aspersores Dianteiros.

  4. 01 (uma) Barra Espargidora (traseira) para uso na Irrigação de ruas como anti-pó, na pré-compactação para pavimentação de ruas.

  5. 01 (um) Desobstruidor de Galerias e Esgoto com Mangote com 15 metros, equipado com bico rotativo, conectado a boca expedição diâmetro 1.1/2”, destinado à desobstrução de galerias e esgoto.

  6. 01 (uma) Expedição Traseira Diâmetro 2.1/2” destinada à distribuição de água em pequenas quantidades.


2 – DESCRIÇÃO DO TANQUE:

Tanque de água com capacidade para 8.000 litros, com formato prismático irregular com recuo nas laterais, de um lado para acomodação de uma escada de 6 metros em 02 lances de 3 metros e no outro lado os mangotes. Confeccionado em chapas de aço SAE 1010/1020, dobradas a frio com cantos arredondados, providos de quebra-ondas, formando compartimentos internos de acordo com as normas específicas em 12 partes com volume aproximado de 660 litros cada, soldados eletricamente com dupla costura.

As espessuras das chapas utilizadas na construção do tanque obedecem as seguintes espessuras: fundo e cabeceira chapa 1/4”; laterais e teto 3/16”.

O tanque possui no seu interior, na sua parte mais baixa, uma caixa de decantação e coletora de resíduos, construída de forma que não permite a passagem desses resíduos para a admissão da bomba, provida de dispositivo de inspeção e limpeza, diâmetro 4”, com abertura para o exterior do tanque, e válvula de fecho rápido do tipo esférico.

O tanque possui dispositivo para respiro e dreno combinados (ladrão), com diâmetro de 4”, instalado de maneira que não extravasa quando em movimento, com boca de descarga atrás das rodas traseiras, não interferindo na tração das rodas.

A fixação será feita por intermédio de grampos tipo U, posicionados de maneira a não alterar as características originais do veículo. Todo o tanque será montado sobre quadro auxiliar (sub-chassi), fixado ao chassi do caminhão, garantindo a uniforme distribuição da carga nas longarinas do caminhão.

Na parte superior estará localizada uma tampa de inspeção com juntas de vedação, permitindo o acesso para manutenção interna, com medidas 2,5 m x 1,1 m, fixados por parafusos zincados, facilmente retiráveis.

Dispositivo para verificar o consumo de água existente no tanque, localizado ao lado esquerdo da viatura, junto ao painel de operação, com marcação de 500 em 500 litros.

O tanque de água será facilmente retirado do veículo para efetuar serviços de manutenção, no tanque ou mesmo no próprio veículo. O tratamento superficial interno recebe jateamento até o grau de preparação, deixando o aspecto de metal branco.

A pintura será com “Fundo INTERPRITE”, uma demão e posteriormente pintado com tinta DUCO na cor branca, e secagem em estufa a uma temperatura de 80 graus centígrados, específico para utilização com água.

Na parte inferior do tanque será previsto um armário em cada lateral para acomodação de ferramentas, sendo localizados após a roda.

Na parte traseira do tanque será acoplada uma plataforma traseira, ocupando a largura total da viatura, construída em chapa de aço SAE 1010/1020, nervurada e revestida em chapa anti derrapante tipo “pé de galinha”, tendo as funções de Plataforma Traseira e de Pára-choque, a mesma abriga as sinaleiras do veículo, e escada traseira para acesso ao convés.


3 – COMPARTIMENTO DE BOMBA:

Localizado entre a cabine original do veículo e o tanque d’água da viatura, integrando-se perfeitamente ao conjunto. Será fixado ao quadro auxiliar por intermédio de grampos tipo “U”, proporcionando perfeito apoio ao chassi. Estrutura confeccionada em aço SAE 1010/1020, soldados eletricamente pelo processo MIG, e na parte superior revestida por chapas de alumínio anti-derrapante, capaz de resistir ao trânsito de no mínimo duas pessoas aleatoriamente para a operação do canhão monitor. Seu acabamento superficial obedece três etapas: Jateamento, aplicação de fundo e pintura em duas demãos, com tinta automotiva.



A-22

4 – BOMBA DE INCÊNDIO:

Será montada uma bomba com vazão nominal de 200 GPM e pressão de 150 PSI, do tipo centrífuga, com acionamento através de tomada de força da caixa de câmbio do veículo, sistema de acionamento pneumático, com acionamento efetuado na cabine do motorista.


5 – MANGOTINHO:

A viatura será equipada com um carretel de mangotinho, situado no compartimento de bomba, com freio para evitar o desenrolamento e manivela para recolhimento. Será montado sobre mancais com rolamentos e alimentação axial, ficando o carretel no sentido transversal da viatura. O carretel será fixado por parafusos e porcas zincadas.

O mangotinho com diâmetro de 1” em borracha (trançada) medindo 25m de comprimento, com pressão de ruptura de 80 kgf/cm². Esguicho de 1” em latão, regulável para jato pleno e neblinado, com bloqueio total.
6 – PAINEL DE COMANDO INTERNO:

Com a seguinte função: agrupar em local de fácil acesso, todos os comandos para operar a viatura em movimento, possibilitando um controle preciso das condições de operação do equipamento.

Apresentação: Com “lay-out” bem definido, o painel contém informações precisas, escrito em língua portuguesa.
7 – PAINEL DE COMANDO EXTERNO:

Localizado à direita do compartimento de bomba, ocupando o lugar de fácil acesso, todos os comandos necessários para operar a viatura parada.


8 – CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS

  • LINHAS DE SUCÇÃO E EXPEDIÇÃO:

Lateral esquerda/direita:

  • 02 (duas) bocas de expedição, uma esquerda, outra direita, de diâmetro de 1.1/2”, com engate storz com fechamento por válvula de esfera acionada por alavanca e tampa cromada fixada a estrutura do tanque por corrente.

  • 02 (duas) bocas de sucção, uma em cada lado do veículo com diâmetro de 2.1/2”, compatível com a vazão nominal da bomba, com rosca de 04 (quatro) fios por polegadas, providas de ralos metálicos removíveis e tampões de metal cromado;

  • 01 (uma) boca de abastecimento por hidrante, de diâmetro 2.1/2”, com engate storz e tampa cromada fixada à estrutura do tanque, localizada nas parte traseira direita da viatura. As tubulações serão em tubo de aço Schedule 40, e as conexões obedecem aos padrões da ANSI-B-16.9, instalados de forma elástica;

  • 01 (uma) boca situada no convés do tanque destinada ao abastecimento por gravidade.

Expedição traseira


Localizada na parte traseira direita do tanque, com abertura/fechamento efetuada por válvula tipo gaveta, instalada na própria tubulação. A expedição traseira será feita por gravidade, podendo a mesma ser usada para abastecimento do tanque, quando ligada a hidrante ou em qualquer outra bomba.
9 – ASPERSORES:

Serão instalados os seguintes aspersores:

  • 02 (dois) Aspersores Dianteiros, medindo 2” cada;

  • Barra Espargidora (traseira): Destinada à irrigação de ruas como anti-pó, utilizado na pré-compactação para pavimentação de ruas.

  • Desobstruidor de Galerias e Esgoto equipado com mangote de 15 metros, bico rotativo, conectado à boca expedição com diâmetro de 1.1/2”, sendo usado na área obstruída, deixando o local totalmente limpo.


10 – GARANTIA E CONDIÇÕES:

Garantia de 06 (seis) meses, contra defeitos de fabricação ou funcionamento.


11 – ASSISTÊNCIA TÉCNICA / TREINAMENTO:

A empresa compromete-se à prestar treinamento operacional quando da entrega do veículo, bem como prestar assistência



técnica em nosso endereço ou no local de operação da viatura, com fornecimento de peças no período de 10 (dez) anos.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal