Sugestão de Celebração do Coração Aquecido – 2015. Culto Vespertino Orientações



Baixar 47,63 Kb.
Encontro03.09.2017
Tamanho47,63 Kb.





Sugestão de Celebração do Coração Aquecido – 2015.

Culto Vespertino



Orientações:

1. Leia todo o material e adapte-o à sua realidade. Nessa data também se comemora o dia de Pentecostes.

2. Escolher, previamente, duas a três pessoas para partilharem brevemente as suas experiências de conversão.

Adoramos a Deus que nos chama para anunciar o Evangelho!


  • Oração

  • Cântico: ♫ HE 05 – A Nova do Evangelho (Disponível em: http://www.hinarioevangelico.com/2011/11/005-nova-do-evangelho.html)

Dirigente:

Convide as pessoas, previamente selecionadas, para partilhar as suas experiências de conversão. Provavelmente, as histórias terão em comum a disponibilidade de alguém em compartilhar a palavra. É assim que, geralmente, a mensagem do Evangelho chega a nós: por meio de outras pessoas. Deus usa muitas pessoas para que a sua Misericórdia nos alcance! Após o testemunho dessas pessoas, apresente John Wesley como alguém separado por Deus para anunciar o Evangelho. Informe a comunidade que durante este culto nós lembraremos alguns episódios da sua trajetória de vida. Wesley para o povo metodista é uma referência e, como tantos irmãos e irmãs, nos inspira como seu testemunho. Nós temos muito a aprender com o precursor do metodismo.



  • Leia a história:

E quem foi João Wesley? Este homem foi uma pessoa que se dispôs a transmitir o Evangelho da paz para a humanidade...

“ Muitas das novelas de aventuras começam com a figura solitária de um cavaleiro caminhando por uma estrada. A história de evangelização metodista começa da mesma maneira, com João Wesley, ‘’o cavaleiro de Deus’’, caminhando por uma estrada da Inglaterra, atravessando um pântano lamacento ou um rio turbulento.

Wesley não parecia ser talhado para cavaleiro; ele não era Búfalo Bill ou Lone Ranger. Sentava-se na sela com esmerado cuidado, sempre vestido com impecável limpeza, sempre calmo e lógico no falar. Durante toda a vida detestou gritou e censurava os pregadores que gritassem. No entanto, ele foi um cavaleiro mais prodigioso que Napoleão.

Durante mais de cinquenta anos, percorreu, quase sempre a cavalo, cerca de trezentos e setenta e cinco mil quilômetros, e pregou quarenta mil sermões. Muitas vezes percorria distâncias incríveis, cento e vinte quilômetros ou mais por dia, fazendo, numa vez cento e cinquenta quilômetros em vinte horas. Houve uma semana, em abril de 1747, em que pregou quinze vezes, em treze diferentes lugares. Visitou a Irlanda quarenta e duas vezes. Por mais de cinquenta anos, pregou cerca de oitocentos sermões anualmente’’.

Texto extraído do livro: Linha de esplendor sem fim, Halford E. Luccock, Editora Bennett, 2001, p.17-18.

Confessamos a nossa falta de segurança em Cristo Jesus!


  • Chamado à confissão:

“Era o dia 24 de maio de 1738 – um importante dia da história do Cristianismo, embora ninguém o soubesse ainda nesse tempo. João Wesley, há pouco chegado da Géorgia, na América do Norte, onde havia tido uma experiência desapontadora, estava a caminho de uma pequena reunião de oração, em estado de tensão. Sua vida tinha sido de tremendo fervor, mas ele não tinha ainda encontrado a paz e a segurança para sua fé. As palavras com que descreve esta experiência tornaram-se clássicas na história Cristã. Assim foram elas registradas no seu Diário, nesse dia:

À tarde, fui sem grande vontade a uma sociedade na rua Aldersgate, onde alguém lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as noves, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma segurança foi-me dada, de que Ele havia perdoado meus pecados e salvou-me da lei do pecado e da morte”.

Texto extraído do livro: Linha de esplendor sem fim, Halford E. Luccock, Editora Bennett, 2001, p. 21-22.

Dirigente: A partir dessa experiência de Wesley, leve à comunidade a pensar como tem se relacionado com Deus. Em que medida a experiência de fé que vivenciamos tem nos dado a mesma certeza que Wesley alcançou naquele dia?


  • Tempo de Oração.

  • Palavra de Esperança: Romanos 8.31-39.

  • Cântico: “Eu quero o teu fogo” [Israel Salazar]. Disponível http://www.vagalume.com.br/israel-salazar/eu-quero-teu-fogo.html

Louvamos ao Deus da nossa salvação!

  • Texto Bíblico: Salmos 9.10-11.

  • Leia a história:

A experiência religiosa de Charles Wesley ocorreu no dia 21 de maio de 1738, em Whitsunday. Tão logo encontrou o irmão John, declarou exultante de alegria: ‘’Eu creio! ’’. Para celebrar o grande acontecimento, os dois oraram juntos, agradecidos a Deus, e cantaram o Hino da Conversão, que Charles já havia composto. No ano seguinte, por conta do primeiro aniversário de sua conversão, Charles Wesley escreve o poema ‘’Mil línguas eu quisera ter para cantar louvores ao meu querido Redentor’’:

Mil línguas para celebrar, / ó meu libertador, / As glórias de Sua majestade, / Os triunfos do Seu amor. / Meu bom Senhor, Mestre e Deus, / Que eu possa divulgar / Seu grato nome e Seu louvor / No céu, na Terra e no mar. / Que o doce nome de Jesus / Nos livre do temor, / Nas tristezas traga luz, / Perdão ao pecador. / Destrua o poder do mal / E brinde liberdade, / Ao mais puro pode dar / Pureza e Santidade. / Ele fala e ao ouvir Sua voz / O morto viverá, / SE alegra o triste coração, / Os pobres encontram paz. / Escutem, surdos, ao Senhor, / Louvem os mudos a Deus, / Os coxos saltem, veja hoje / Os cegos ao Senhor.

Texto extraído do Livro: Adoro a Sabedoria de Deus, José Carlos Barbosa. EDITEO, 2011, p.155.


  • Cânticos de Louvor.

[Insira nesse momento ao menos um cântico para cantar com as crianças].

  • Ofertório.

Ensina-nos, Senhor, a Tua Palavra!

  • Leia a história:

“O que fazer para evitar que os metodistas contaminem-se por doutrinas incorretas e até perigosas? Essa era uma das grandes preocupações de John Wesley. Muitas de suas cartas enviadas pregadores e líderes das sociedades tinham por objetivo alertá-lo a respeito dessa questão. E praticamente todos os escritos de Wesley demonstram diretamente essa função. Sua atenção ao assunto sempre foi doutrinária: a interpretação correta das Escrituras.

Em Orações para cada dia da semana, na de sexta-feira, ele suplica: “Entrego-lhe meu entendimento. Que minha única preocupação seja conhecê-lo: sua perfeição, suas obras e sua vontade. Que tudo o mais se apresente a mim como esterco ou escória, para alcançar a excelência desse conhecimento. Permita-me evitar toda reflexão contrária a qualquer coisa que me ensine’’.

Texto extraído do Livro: Adoro a Sabedoria de Deus, José Carlos Barbosa. EDITEO, 2011, p.281.


  • Mensagem pastoral. Orientação: articular a experiência do coração aquecido ao dia de Pentecostes.

Queremos escrever a Tua história, oh Senhor!

  • Texto Bíblico: Atos 1.8

Dirigente: Hoje relembramos a experiência do coração aquecido, mas também o evento de Pentecostes. O poder do Espírito Santo nos faz testemunhar o amor de Jesus Cristo. Durante todo o culto, nós ouvimos histórias sobre Wesley em sua trajetória de fé. A dedicação será um convite para que as pessoas se disponham a serem testemunhas e escrever a sua própria história de fé. A ideia é que elas saiam com a responsabilidade de que a história da salvação da humanidade, continua por meio do meu compromisso de anunciar a Jesus Cristo para todas as pessoas, na certeza de que o Espírito Santo nos conduz e nos capacita.

  • Cântico: ♫ Igreja – Renascer Praise. Disponível em http: http://letras.mus.br/renascer-praise/607925/



  • Benção:

Que o vento sopre suave sobre sua vida

Trazendo sempre o aroma da paz;

Que o fogo aqueça seu coração

Deixando-o sempre pelo de ternura;

Que a palavra que sair dos seus lábios,

E as que visitarem os seus ouvidos,



Levem e tragam sempre o som de uma benção. [Luís Carlos Ramos]

Liturgia elaborada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical - 2015


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal