Subeditoria: Substituição inteligente -> Frutos do Mar (30 linhas)



Baixar 42,29 Kb.
Encontro24.08.2018
Tamanho42,29 Kb.



Editoria: Nutrição

Subeditoria: Substituição inteligente –> Frutos do Mar (30 linhas)

Entre os principais benefícios de incluir peixes e frutos do mar nas refeições está o fato de que fornecem nutrientes e proteínas de boa qualidade. Além disso, são ricos em ômega 3, cálcio e zinco, antioxidante que aumenta a proteção do corpo contra o estresse oxidativo.

É importante ficar atento na hora do preparo do alimento. Receitas à dorê ou à milanesa modificam a formação química do ômega 3 por conta da imersão na fritura.

Embora seja uma opção saudável, o peixe não substitui a carne vermelha, que é rica em ferro e indispensável para o organismo. Cada alimento contribui de alguma forma para o nosso desenvolvimento.

Peixes

Na hora de escolher o que irá consumir a recomendação dos especialistas é privilegiar peixes de água fria como salmão, atum, sardinha e arenque, que são ricos em ômega 3. Dois filés de arenque possuem 230 calorias, uma colher (sopa) de atum em conserva de água têm 52 calorias, um filé de salmão grelhado conta com 220 calorias e quatro unidades de sardinha em conserva têm 158 calorias.

Quando grelhado, o peixe tem poucas calorias se comparado à carne vermelha. São cerca de 100 calorias a cada 100 gramas, enquanto a carne tem a mesma quantidade de calorias em 50 gramas.

Frutos do mar

A mesma regra de optar por receitas que não utilizem óleo na elaboração vale para os frutos do mar em geral. Tradicionalmente servidos como aperitivos, o camarão e lula são importantes fontes de zinco.

Podemos comparar os valores calóricos entre a versão à dorê ou cozida da lula. Um pires (chá), com aproximadamente 100 gramas, quando frito têm 190 calorias, já o cozido fica com apenas 92 calorias.

No caso do camarão vai ser levado em conta o tamanho. Se for médio e cozido, 10 unidades têm aproximadamente 90 calorias. Já o camarão pequeno e frito, são 62 calorias a cada colher (sopa), o mesmo tamanho cozido possui 82 calorias em cinco colheres (sopa).



Fonte:

http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Os-beneficios-do-consumo-de-peixes-e-frutos-do-mar.shtml



http://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias/peixes.htm

http://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias/frutos-do-mar.htm


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal