Solo / Perfil de Solo / Horizontes ou Camadas / Descrição Morfológica dos horizontes de um perfil de solo



Baixar 0,95 Mb.
Página1/4
Encontro21.10.2018
Tamanho0,95 Mb.
  1   2   3   4
Solo / Perfil de Solo / Horizontes ou Camadas / Descrição Morfológica dos horizontes de um perfil de solo


Desde muito tempo já é conhecida a importância do solo para a humanidade. Esse recurso natural pode ser utilizado para várias finalidades, com destaque para: produção de alimentos, combustíveis, a produção e materiais para a construção até funções ecológicas tais como serviços ecossistêmicos com destaque para a regulação do


Figura 1. Funções do Solo. Fonte: FAO

clima. A importância desse recurso natural é ainda maior em um país como o Brasil que possui um grande potencial agropecuário. Portanto conhecê-lo a fundo é um dos pilares para a manutenção da sustentabilidade.
Assim podemos começar por sua definição, que não é tarefa muito simples e nem existe uma definição universal aceita para esse fim, pois a definição de solo está intrínseca a cada especialidade, tendo significado e abrangência diferenciada em função da atividade de quem o analisa. Existem vários conceitos e definições disponíveis na literatura, porém utilizaremos aqui uma definição normalmente empregada a nível mundial empregada nos estudos de gênese, morfologia e classificação de solos. Dessa forma pode-se definir o solo, segundo o Manual de coleta e Descrição no Solo no Campo como:


“Corpos naturais independentes constituídos de materiais minerais e orgânicos, organizados em camadas e/ ou, horizontes resultantes da ação de fatores de formação, com destaque para a ação biológica e climática sobre um determinado material de origem (rocha, sedimentos orgânicos etc.) e numa determinada condição de relevo, através do tempo” (Santos et al., 2015).



  1   2   3   4


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal