São exemplos de répteis: Serpentes, cágados, jacarés, lagartos, etc. Classificação: Reino



Baixar 0,54 Mb.
Página1/2
Encontro07.11.2018
Tamanho0,54 Mb.
  1   2
Os Répteis

Nesse texto iremos estudar um pouco sobre os répteis, vertebrados que realmente conquistaram o ambiente terrestre de forma definitiva através de ganhos importantes evolutivos. Esses animais tiveram um apogeu na era mesozóica (aproximadamente de 250 a 65 milhões de anos atrás) com o domínio esmagador dos dinossauros.



Os répteis também são alvos de interesse dos estudantes em geral devido aos poderosos representantes atuais como as serpentes e crocodilos.

l

http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/animais_pre_historico.htm

As conquistas evolutivas atingidas pelos répteis na conquista do ambiente terrestre estão alguns ganhos corporais e outros reprodutivos e a partir desses ganhos abriu-se o caminho para o aparecimento de aves e mamíferos. Os répteis assim como os anfíbios são heterotérmicos, ou seja, animais que não mantém a temperatura corporal, dessa forma os répteis atuais se distribuem bem sobre a Terra, porém têm dificuldades com ambientes frios não ocupando assim os pólos. São animais predominantemente carnívoros apresentando representantes peçonhentos e também com várias estruturas extremamente interessantes para localização e captura de suas presas.

A pele dos répteis é completamente seca não apresentando glândulas secretoras em sua superfície, com revestimentos característicos em cada grupo sendo o principal critério para a classificação no grupo. Geralmente são animais de movimentos lentos alternados com arranques, principalmente no ataque e na defesa. Muitos momentos do dia permanecem expostos ao sol para o aquecimento corporal já que sua pele apresenta impermeabilidade (ao contrário dos anfíbios).

QUEM SÃO OS RÉPTEIS? (Classificação ou Taxonomia)

São exemplos de répteis: Serpentes, cágados, jacarés, lagartos, etc.

Classificação:

Reino – Animalia ou metazoa.

Filo – Chordata.

Subfilo – Vertebrata.

Super-classe – Tetrapoda.

Classe – Reptilia.

Ordens- No total são 16 ordens de répteis, a maioria com representantes fósseis.

As principais são:



Os escamados (Ordem Squamata) – Revestimento corporal com escamas.

Duas sub-ordens – Lacertilia – Lagartos e lagartixas.



– Ophidia – Serpentes.

Os quelônios (Ordem Testudinata ou Chelonia) – Revestimento de placas córneas associadas a ossos formando carapaça e plastrão – Cágados, jabutis, tartarugas.

Os crocodilianos (Ordem Crocodilia ou loricata) – Revestimento de placas córneas – Jacarés, crocodilos, aligatores e gaviais.







http://www.ninha.bio.br/biologia.html

COMO OS RÉPTEIS FUNCIONAM? (Fisiologia)

  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal