Sistema Solar – Os planetas Rochosos



Baixar 5,06 Mb.
Página1/18
Encontro20.08.2018
Tamanho5,06 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   18
Sistema Solar – Os planetas Rochosos

O Sistema Solar consiste do Sol e de todos os objetos que o orbitam, incluindo asteróides, cometas, luas e planetas. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar.

A grande variedade de objetos que existe no Sistema Solar está dividida em várias categorias. Nos últimos anos descobriu-se que muitas destas categorias não estão tão bem delineadas como antes se pensava.

Os planetas do Sistema Solar são os oito corpos regularmente conhecidos com os nomes de: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O "status" de Plutão foi recentemente alterado para planeta-anão pela União Astronômica Internacional.

Os planetas rochosos ou Telúricos recebem esse nome por possuírem uma crosta solida, sendo esta crosta apenas uma fina camada comparada com o manto e núcleo. Apesar de algumas semelhanças entre a crosta da Terra e a dos outros planetas rochosos, a crosta da Terra é a única que é dividida em placas tectônicas, embora acredita-se que os demais planetas rochosos tem ou tiveram um vulcanismo ativo em tempo recente.



Júpiter constitui a maioria da massa do Sistema Solar, sem contar com o Sol: 0,1% da massa do Sistema Solar. Por sua vez, Saturno constitui a massa restante, depois Urano e Netuno, e depois a Terra e Vênus.


  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   18


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal