Ser refugiado é …



Baixar 0,49 Mb.
Página1/3
Encontro06.02.2017
Tamanho0,49 Mb.
  1   2   3
Ser refugiado é …

Refugiado é toda a pessoa que, fruto do medo de ser perseguido devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, ou devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países”.

A prática de conceder asilo em regiões estrangeiras a pessoas que estão em fuga devido a uma perseguição é uma das caraterísticas mais antigas da civilização. Referências a essa prática foram encontradas em textos escritos há 3.500 anos, durante o florescimento dos antigos grandes impérios do Oriente Médio, como o Hitita, Babilônico, Assírio e  Egípcio antigo. O organismo que tenta, sempre que lhe é possível, proteger e ajudar estas pessoas é o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que é o órgão das Nações Unidas para esse efeito. Criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dinamizar e coordenar a ação internacional para proteger e ajudar as pessoas deslocadas em todo o mundo e encontrar soluções duradouras para elas. Com sede em Genebra, Suíça, está mandatado para proteger os refugiados e procurar soluções, que passam pela repatriação involuntária, integração local e reassentamento num outro país, de forma a solucionar os seus problemas.

Em 1951, foi adotada a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados, que é a base de trabalho do ACNUR. Este tem um estatuto fundamental na promoção e defesa do cumprimento, por parte dos Estados, da Convenção, permitindo-lhes que ofereçam uma proteção adequada aos refugiados no seu território.



Ao longo da história já ajudou dezenas de milhões de pessoas e recebeu dois Prémios Nobel da Paz pelo seu trabalho humanitário. Tem espalhados pelo mundo mais de 9.300 pessoas que procuram ajudar e proteger cerca de 50 milhões de pessoas em necessidade de proteção.
  1   2   3


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal