Segunda Guerra a história resumida antecedentes a ascensão dos regimes nazifascistas na Europa e a política expansionista realizada por eles acaba provocando o conflito. A guerra estranha Guerra



Baixar 1,27 Mb.
Encontro28.04.2017
Tamanho1,27 Mb.

O início do conflito se dá com a invasão do exército alemão na Polônia.

Segunda Guerra



A HISTÓRIA RESUMIDA


antecedentes

A ascensão dos regimes nazifascistas na Europa e a política expansionista realizada por eles acaba provocando o conflito.

A GUERRA

Estranha Guerra: Após a invasão da Alemanha à Polônia, a Inglaterra apoiada pela França declara guerra aos alemães. Entretanto, o conflito não ocorre em um primeiro momento.
Guerra Relâmpago: O exército alemão de Hitler invade rapidamente os países neutros, como a Bélgica, e é por lá que ocorre a invasão à França.
• Hitler invade e domina a França e os países neutros.
• Os nazistas colocam o marechal Pétain (francês) como governante do Sul (República de Vichy).

Batalha da Inglaterra: Conflito aéreo que envolveu a Real Força Aérea Britânica e a Força Aérea Alemã. O conflito é marcado pelo equilíbrio devido às ações da Real Força Aérea Britânica que, através de seus radares desenvolvidos, evitou um massacre. A forte resistência inglesa fez o exército alemão e a política expansionista de Hitler recuarem.

• Hitler divide seu exército para manter um foco de guerra na Europa ocidental e ao mesmo tempo tentar uma invasão à Europa oriental.


Hitler decide invadir a União Soviética, país com o qual tinha feito um pacto de não agressão. Stalin fica sem reação com a invasão e ao saber que seu país estava inserido na Segunda Guerra Mundial. Hitler tinha como foco a invasão às cidades de Moscou: Leningrado e Stalingrado. O exército alemão consegue dominar a Ucrânia, mas percebe que o conflito contra a União Soviética seria mais difícil do que foi com a França.

• A forte resistência da Inglaterra e da União Soviética provoca um momento de contenção na Alemanha.


• Após a invasão da Alemanha na França, os EUA rompem relações diplomática com as forças do EIXO (Alemanha, Itália e Japão).

Pearl Harbor: O Japão ataca a base naval norte americana, antecipando a entrada dos EUA na Segunda Guerra. A entrada dos EUA freia a expansão do Japão pelo Pacífico.
ALIADOS X EIXO

DERROTA DO EIXO

• A Itália é invadida e derrotada pelos Aliados. Com o apoio da resistência italiana, Mussolini é assassinado. Itália sai da guerra.

Frente Oriental: O exército vermelho avança violentamente, da União Soviética até a Alemanha.



Batalha de Stalingrado: Essa é a primeira derrota da Alemanha, que se rende à União Soviética. Essa vitória destruiu a ideia de invencibilidade do exército alemão.

Frente Ocidental: As tropas dos Aliados desembarcam na França e libertam o país do domínio alemão.

A Alemanha é cercada pela Frente Oriental e pela Frente Ocidental.

O exército vermelho soviético invade Berlim e o Terceiro Reich Alemão é destruído.


• A bandeira da União Soviética é fincada no parlamento alemão. A Alemanha está derrotada.

Os EUA resolvem invadir o Japão, último remanescente do Eixo, usando como estratégia a conquista de ilha por ilha até a chegada à Tóquio. O japão usa como resistência à invasão norte americana os famosos kamikazes. A resistência japonesa incentiva os EUA a usar as bombas de Hiroshima e Nagasaki, provocando o genocídio da população japonesa e a rendição do imperador.



Acaba a Segunda Guerra e inicia a Guerra Fria.








©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal