Sala de leitura: roda de leitura



Baixar 274,74 Kb.
Encontro20.11.2017
Tamanho274,74 Kb.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO




SALA DE LEITURA: RODA DE LEITURA


DISTRITO DE AMANDINA-IVINHEMA/MS

2017

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO



SALA DE LEITURA: RODA DE LEITURA


Projeto voltado ao estimulo a leitura aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da EE Joaquim Gonçalves Ledo.


DISTRITO DE AMANDINA-IVINHEMA/MS

2017

SUMÁRIO



1 . IDENTIFICAÇÃO 3

2. INTRODUÇÃO 4

3. JUSTIFICATIVA 5

4. OBJETIVOS 5

4.1. Objetivo Geral 5

4.2. Objetivos Específicos: 5

5. METODOLOGIA 6

6. CRONOGRAMA 6

7. META A SER ALCANÇADA 7

8. AVALIAÇÃO 7

9. BIBLIOGRAFIA 7


1 . IDENTIFICAÇÃO


TEMA: Sala de Leitura – Roda de Leitura

ESCOLA: E.E. Joaquim Gonçalves Ledo

RESPONSÁVEIS: Elísio Lopes de Souza

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Maio à Novembro

MUNICÍPIO: Distrito de Amandina – Ivinhema/MS

PÚBLICO ALVO: Este projeto foi elaborado para atender as turmas do 1 º ao 5º ano dos períodos matutinos e vespertino da ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO como incentivo a leitura nesses anos de ensino.
2. INTRODUÇÃO
A leitura é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer indivíduo. Ler potencializa o saber, ler muda a nossa comunicação, a forma como nos expressamos, aprendemos e realizamos nossas mediações. Ou seja, a leitura é a base de nosso aprendizado.

No ambiente escolar a leitura é imprescindível para aprendizagem dos estudantes, mas é no início da vida escolar que o gosto pela leitura deve ser estimulado. A biblioteca e/ou sala de leitura da escola deve ser um ambiente que propicie e estimule o interesse pela leitura dos estudantes com obras diversificadas e de diferentes gêneros. Através da leitura a escrita se aflora como nos diz os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 200, p. 53) apud TRINDADE e MARTINS (2006, p. 724):


o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, conseqüentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.
A leitura possibilita a construção de sentido do texto, sem a leitura dificilmente conseguirá escrever ou entender o que está lendo ou escrevendo. A leitura deve estar no cotidiano de cada indivíduo e na escola ela é indispensável para a aprendizagem.

A biblioteca e/ou sala de leitura tem um papel importante no estimulo a leitura na escola. Ela pode ser um lugar para se praticar e trocar experiências de leitura entre os alunos e é nessa perspectiva que elaboramos esse projeto que visa estimular a leitura nos anos iniciais, incentivando a criticidade e a produção textual me um ambiente diferente da sala de aula.


3. JUSTIFICATIVA
A leitura é fundamental em todas as etapas da vida, mas principalmente no início da nossa vida estudantil, pois é a partir desse momento que formamos nosso gosto pela leitura.

A Biblioteca Escolar é de grande importância para a formação básica do leitor, sejam eles pequenos, adolescentes, jovens ou adultos, em seus diferentes graus de formação. Segundo Sena e Santos (2015, p. 5) “um dos objetivos da biblioteca escolar é o incentivo ao hábito da leitura, que contribui para evolução do aprendizado do aluno e de suas habilidades escolares.”

A biblioteca escolar ou sala de leitura é um local destinado ao aprendizado que vai além de armazenar os suportes e livros, a biblioteca tem a função de apoiar o ensino incentivando à leitura, colaborando na formação de leitores críticos, com suas próprias opiniões.

A iniciativa da proposta deste projeto deve-se à experiência dos professores na Educação Básica onde observamos que há um número significativo de crianças nos Anos Iniciais que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. Com isso verificou-se a necessidade da implantação de um projeto que demonstre a importância de colaboração para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos.

Esse projeto propõe um trabalho de incentivo à leitura e escrita, a fim de que os estudantes conheçam os diferentes objetivos da leitura e tenham maior acesso a diferentes tipos de texto.
4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

Incentivar o estudante à prática da leitura e a sua formação crítica através da roda de leitura na biblioteca.
4.2. Objetivos Específicos:


  • Despertar o prazer da leitura dos estudantes;

  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

  • Estimular o desejo de novas leituras;

  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

  • Incentivar a interação entre os alunos de modo que não fiquem acanhados ao expor o que compreenderam do texto ou mesmo do que o produzam ou leiam.


5. METODOLOGIA
Mediante a necessidade de estimular a leitura e a escrita dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental pensou-se no incentivo a leitura através da roda de leitura que será de responsabilidade do bibliotecário da escola organizar as turmas e escolher as obras. Assim o projeto seguirá da seguinte forma:

A cada semana o bibliotecário organizará a sala de leitura para receber duas turmas por turno em dias diferentes para realizar a prática da leitura na roda discutindo e expondo o que os alunos entenderam sobre a obra.

A leitura poderá ser feita individualmente ou coletivamente dependendo da finalidade que o professor regente necessitar na ocasião. As obras serão escolhidas antecipadamente respeitando a faixa etária dos estudantes. A leitura poderá ser feita não só apenas na sala de leitura, mas em qualquer ambiente da escola como na sala, no pátio, na quadra, o importante é praticar a leitura.
6. CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido de maio à novembro durante as aulas do professor regente de cada turma que se dirigirão à sala de leitura para realizar as leituras. Cada turma irá no mínimo 2 vezes por mês para realizar a atividade.


MÊS

1ª SEMANA

2ª SEMANA

3ª SEMANA

4ª SEMANA

MAIO

1º e 2º Ano

3º e 4º Ano

5º Ano




JUNHO

3º e 4º Ano

1º e 2º Ano




5º Ano

AGOSTO

2º Ano

1º Ano

5º Ano

3º e 4º Ano

SETEMBRO

1º e 2º Ano

3º e 4º Ano

5º Ano




OUTUBRO

2º Ano

1º Ano

5º Ano

3º e 4º Ano

NOVEMBRO

3º e 4º Ano

1º e 2º Ano




5º Ano

7. META A SER ALCANÇADA


As metas desse projeto é envolver os estudantes do 1º ao 5º ano do ENSINO FUNDAMENTAL em momentos prazerosos da leitura, incentivando a leitura de livros e diversos tipos de textos. Acreditamos que a leitura auxiliará no melhor desempenho dos estudantes na aprendizagem.
8. AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá através do desenvolvimento dos alunos em sala de aula em relação a leitura e escrita e melhora do rendimento na realização das atividades, bem como na realização das avaliações.
9. BIBLIOGRAFIA
SENA, Vera Lúcia Oliveira; SANTOS, Juliana Cardoso dos. O incentivo à leitura na biblioteca escolar do Colégio Estadual José Carlos Pinotti. II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação. UNESP – Câmpus de Marília. 2015.
TRINDADE, Michelle; MARTINS, Monique C. A Função Educadora da Biblioteca Escolar. 2006. Disponível em: . Acesso em: 17/05/2017.



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal