Roteiro para visitação à exposição de Jorge Amado Museu da língua portuguesa Entrada



Baixar 9,8 Kb.
Encontro23.03.2018
Tamanho9,8 Kb.
Roteiro para visitação à exposição de Jorge Amado

Museu da língua portuguesa
Entrada: O que você espera encontrar após ler as frases colocadas nos azulejos da entrada?
Totens eletrônicos: explore cada um dos totens procurando aproveitar os elementos que compõem as obras de Jorge Amado: os fac-símiles (textos que o autor escrevia à máquina e os revisava a caneta, ou seja, a importância da revisão de texto), as xilogravuras (desenhos inspirados na literatura de cordel), os trechos selecionados de cada obra, as imagens reais que inspiraram o autor na construção de cada obra, especialmente as retratadas por Pierre Verger. Após visitar cada obra, escolha uma delas para se aprofundar.
Fitinhas de personagens: cada fitinha do Senhor do Bonfim leva o nome das mais de cinco mil personagens criadas por Jorge Amado. Estabeleça um paralelo entre o que o Senhor do Bonfim representa para a cultura baiana e o que representam as personagens de Jorge Amado para a cultura brasileira, os tipos sociais presentes em suas obras.
Jornais em rolo: leia através das reportagens a influência da política na vida de Jorge Amado, suas posições sociais e ações para colocar em prática as suas ideologias.
Sala do Neon: explorar os fragmentos presentes nas frestas da parede e relacioná-los às inscrições em neon. Prestar atenção às palavras que costumavam ser proibidas na literatura, porque remetem à sensualidade e ao baixo calão, mas tão comuns na oralidade, formando o que Jorge Amado chamava de ORALITURA. Por que os textos estão escondidos? Por que as letras estão em neon vermelho?
Sala colorida: Qual a intenção das cores nesta sala? Visualizar o sincretismo religioso nela presente (candomblé, judaísmo, catolicismo...), assim como os adjetivos que exploram a mestiçagem dos brasileiros. Notar os diversos sincretismos que estão presentes nesta sala (cores, religião, adjetivos dos tipos brasileiros). Como você imagina uma personagem através dos adjetivos de Jorge Amado?
Sala do dendê: por que as frases de algumas obras de Jorge Amado estão escritas nas garrafas de azeite de dendê.
Fotos da Bahia: notar que há fotos que mostram o lado positivo da Bahia, mas há outras que mostram o negativo. Como Jorge Amado estabelece este contraponto em suas obras?
Diplomas de Jorge Amado: perceber que o autor foi reconhecido tanto no meio acadêmico, cujo maior deles foi o diploma da Academia Brasileira de Letras, quanto popularmente, com o diploma de membro benemérito de literatura de cordel.
Imagens de Carybé: notar a importância deste ilustrador na caracterização das personagens de Jorge Amado e a influência da literatura de cordel em ambos.
Fotos de Jorge Amado: observar as fotos do acervo particular de Jorge Amado e prestar especial atenção a duas delas que estabelecem um interessante contraponto: a foto com Fidel Castro e a com Antônio Carlos Magalhães. Para entender o porquê disso, assista aos vídeos sobre Jorge Amado e fique atento quando ele explica o motivo de ter abandonado o partido comunista.
Pergunta Final: a revolução de Jorge Amado foi mais forte em sua passagem pelo partido comunista ou na ideologia contida em suas obras literárias? Posicione-se.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal