Roteiro de Estudos – David Ricardo Prof. Alexandre Laino Freitas Economia Política I – iee105 a teoria da renda da terra de Ricardo



Baixar 6,69 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho6,69 Kb.
Roteiro de Estudos – David Ricardo

Prof. Alexandre Laino Freitas

Economia Política I – IEE105
A teoria da renda da terra de Ricardo (“Ensaio” e Capítulo 2 dos “Princípios”)

Explicação de como a renda da terra é determinada, conceito de terra marginal, modelo do trigo.



A teoria do valor de Ricardo (Capítulos 1 dos “Princípios”)

Papel da escassez na determinação do valor normal/natural das mercadorias.

Explicação da teoria do valor trabalho em sua versão simples (preços refletem as proporções de trabalho), comparação com A. Smith, redução dos diferentes tipos de trabalho. Papel da tecnologia na determinação do valor relativo. Papel da distribuição na determinação do valor relativo.

Consideração acerca da influência da distribuição entre lucros e salário nos preços normais. Explicação de por que ocorre essa influência e como a mesma modifica a teoria do valor trabalho. Como Ricardo justifica continuar utilizando sua teoria do valor trabalho? (seções 4 a 7 do capítulo 1).



Lucro e Renda da terra (Ensaio e Capítulos 1 a 6 dos “Princípios”)

De que forma é possível explicar queda da taxa de lucro na manufatura a partir da utilização de terras menos férteis na agricultura.

De que forma é possível explicar a queda da taxa de lucros na agricultura com a utilização de terras menos férteis, a despeito do aumento de preço dos produtos agrícolas em relação às demais mercadorias. Utilizar teoria do valor trabalho como ferramenta analítica (no Ensaio do Trigo essa teoria ainda não foi desenvolvida).

Teoria do Comércio (Capítulo 7 dos “Princípios”)

Como o comércio de mercadorias que não são consumidas pelos trabalhadores afetam (ou não) a taxa de lucros.

Teoria das vantagens comparativas: o que gera as vantagens comparativas? Que mecanismos transformam as vantagens comparativas em vantagens absolutas? Hipóteses sobre a quantidade de capital e de empregos antes e após a adoção do livre comércio.

Como o comércio afeta a teoria do valor trabalho entre os países? Como o comércio afeta o valor do ouro entre os países.



Bibliografia:

HUNT, E.K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Rio de Janeiro: Editora Campus/Elsevier, 2005 (Ler todo o capítulo 5)

RICARDO, D. Princípios de Economia Política e Tributação 3ª ed. [1821] Coleção os Economistas, Tradução de Paulo Henrique Ribeiro Sandroni. São Paulo: Abril Cultural, 1982



_____. A influência do baixo preço do cereal na taxa de lucros sobre o capital [1815] in NAPOLEONI C. Smith, Ricardo e Marx. Tradução de José Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal