Roteiro aluno iodo e Solubilidade



Baixar 11,33 Kb.
Encontro25.10.2017
Tamanho11,33 Kb.
ROTEIRO ALUNO - Iodo e Solubilidade
A aguarrás é um produto extraído por destilação de resina de coníferas. Ela está presente no cotidiano de várias pessoas, sendo utilizada, muitas vezes, para formulação de tintas, ceras, graxas e como diluente de resinas. É um composto que requer cuidado ao ser manuseado, pois em sua composição há solventes de origem petroquímica, que são tóxicos à pele e às vias respiratórias. Ele deve ser mantido longe de fontes de ignição (chama e faísca) e para minimizar os riscos deve-se evitar o contato prolongado com o composto.

O iodo é um elemento químico classificado como ametal do grupo dos halogênios. Na temperatura ambiente ele é um sólido, de coloração negra, aparência lustrosa e possui brilho metálico. Quando aquecido, sofre sublimação, transformando-se em um gás de coloração violeta e odor irritante. Além disso, o iodo possui inúmeras aplicabilidades, tais como em fotografias, na composição de lâmpadas e na medicina.

Nesta atividade vamos fazer um experimento que envolve as substâncias iodo, água e aguarrás.
ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Tenha cuidado!

Essa experiência deve ser realizada com a supervisão do seu professor. Cuidado ao manipular a aguarrás e o iodo, pois essas substâncias podem oferecer riscos à sua saúde. Não respire os vapores. Não as coloque em contato com sua pele. Utilize óculos de proteção, para evitar o contato com os olhos.


Material

  • Iodo;

  • Aguarrás;

  • Água;

  • Quatro tubos de ensaio com suporte;

  • Rolhas para os tubos de ensaio;

  • Espátula;

  • Dois Béqueres de 50 mL;

  • Suporte para tubo de ensaio.


Questões Preliminares
1. Água e aguarrás têm nomes parecidos, mas será que além do nome elas possuem outras semelhanças? Sobre sua bancada há dois tubos de ensaio contendo mesmo volume de dois líquidos diferentes, água e aguarrás. Analise as duas amostras e liste as semelhanças e diferenças que você observa ao comparar as duas substâncias.

2. Se misturarmos as duas substâncias dentro de um mesmo tubo de ensaio o sistema final será homogêneo ou heterogêneo? Justifique sua resposta.


Procedimento

Parte A

1. Coloque os dois tubos de ensaio lado a lado no suporte.

2. Retire a rolha do segundo tubo e despeje o conteúdo do primeiro tubo no segundo. Feche rapidamente o segundo tubo com a rolha.

3. Agite bem o segundo tubo e observe o que acontece. Anote suas observações.

4. Suas expectativas foram confirmadas? Proponha uma explicação que justifique o que aconteceu.

5. Qual das duas substâncias está no fundo do tubo de ensaio? Justifique sua resposta.

6. O que você espera que ocorra se adicionarmos um cristal de iodo ao mesmo tubo de ensaio? Justifique sua resposta.

7. Retire a rolha do tubo e jogue um pequeno cristal de iodo dentro dele. Feche o tubo novamente, agite o sistema e observe o que acontece.

8. Em qual dos dois líquidos o iodo dissolveu? Justifique sua resposta.

9. Proponha um procedimento experimental que lhe permita descobrir em qual dos líquidos o iodo é solúvel.



Parte B

1. Coloque novamente dois tubos de ensaio limpos e secos, lado a lado no suporte. No primeiro tubo adicione um pouco de água e no segundo adicione, aproximadamente, o mesmo volume de aguarrás.

2. Adicione um cristal de iodo em cada um dos tubos. Coloque a rolha no tubo que contém aguarrás e agite os sistemas. Observe e anote o que ocorreu.

3. Em qual dos dois líquidos o iodo dissolveu? Proponha uma explicação que justifique porque isso aconteceu.



4. Qual dos dois líquidos, água ou aguarrás, é mais denso? Justifique sua resposta.

Este material foi desenvolvido pela equipe do portal pontociência (http://pontociencia.org.br), como parte do projeto Portal do Professor e Banco Internacional de Recursos Multimídia. O portal pontociência permite copiar, distribuir, exibir e executar as obras, desde que mencionado o autor, sendo proibido utilizar esta obra com finalidades comerciais. Para cada novo uso ou distribuição, deve-se deixar claras as licenças de uso desta obra. Você pode adaptar este material para finalidades educacionais sem fins comerciais.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal