Respostas da lista de exercícios 01 Liste quatro gases mais abundantes na atmosfera de hoje. N2



Baixar 9,41 Kb.
Encontro26.01.2018
Tamanho9,41 Kb.
RESPOSTAS DA LISTA DE EXERCÍCIOS 01

1. Liste quatro gases mais abundantes na atmosfera de hoje.



N2, O2, Ar, H2O (variável, 1-4%)

2. Dos quatro gases mais abundantes em nossa atmosfera, qual tem a maior variação na superfície da Terra?



H2O

3. Liste dois gases de efeito estufa mais abundante na atmosfera da Terra. O que os torna gases de efeito estufa?



H2O e CO2. Absorção de radiação de onda longa.

3.1. Explique o efeito estufa atmosférico.



O vapor d’água, CO2 e outros gases de efeito estufa são fortes absorvedores seletivos de radiação infravermelha terrestre (ondas longas) e maus absorvedores da radiação solar (ondas curtas). Essa característica permite que a radiação solar atravesse a atmosfera da Terra, sendo absorvida pela superfície que se aquece e emite radiação infravermelha para a atmosfera. Os gases de efeito estufa da atmosfera absorvem parte da radiação de onda longa, se aquecem e então e re-irradiam parte dessa energia de volta para a superfície da terra. Isso aumenta a quantidade de energia absorvida pela terra e baixa atmosfera, causando um aquecimento. Se todos os gases, como o CO2 e vapor d’água fossem removidos da atmosfera, a temperatura da superfície diminuiria devido à falta do efeito de estufa atmosférico. A superfície da Terra emitiria continuamente a radiação infravermelha para o espaço sem receber qualquer radiação infravermelha de volta da atmosfera.

4. Explique como o calor é transferido por: (a) condução; (b) convecção; (c) radiação.



(a) A transferência de calor por condução se dá de molécula para moléculas através da transferência de energia cinética durante o contato (colisões) entre elas.

(b) A transferência de calor por convecção é realizada através da movimentação de massas de um fluido. Volumes mais quentes de um fluido se movimentam para regiões mais frias do fluido, e volumes mais frios do fluido ocupam o espaço do volume mais quente, resultando em uma circulação contínua enquanto houver fortes descontinuidade de temperatura.

(c) A transferência de calor por radiação é realizada através de ondas eletromagnéticas que carregam energia em forma de fótons, e não necessitam de um meio para se propagarem (i.e., se propagam até mesmo no vácuo).



5. Descreva o balanço de energia do sistema terra-atmosfera usando as Figuras 2.16 e 2.17 do livro “Meteorology Today – Ahrens”.

A Figura 2.16 mostra o balanço de energia da luz solar (radiação de ondas curetas), onde a cada 100 unidades de radiação solar, 19 são absorvidas pelos gases da atmosfera e nuvens, 51 são absorvidas pela superfície terrestre e 30 unidades são refletidas de volta para o espaço, correspondendo ao albedo médio terrestre (6 refletidas pelos gases da atmosfera, 20 pelas nuvens e 4 pela superfície da Terra).

A Figura 2.27 mostra o balanço de energia da radiação do sistema terra-atmosfera, onde +147 unidades absorvidas pela superfície através de radiação de radiação solar (+51 unidades) e radiação de infravermelha (IV) da atmosfera (+96 unidades). Ao mesmo tempo, a superfície perde radiação IV (-117 unidades) para a atmosfera, gerando um superávit de +30 undiades (+147-117=+30). A atmosfera, por sua vez, absorve radiação solar (+19 unidades) e radiação IV emitida pela superfície (+111 unidades, sendo que -6 unidades é emitida diretamente para o espaço), ao mesmo tempo que a atmosfera emite radiação IV (160 undiades), gerando um déficit de -30 unidades (+111+19-160 = -30). Para haver o equilíbrio do balanço de energia, o superávit de +30 da superfície é transferido para a atmosfera através condução de calor e convecção (7 unidades) e calor latente por evaporação (23 undiades).


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal