Relatório de gestãO 2011 Palmas to janeiro a dezembro de 2011 Reitor



Baixar 3,31 Mb.
Página1/21
Encontro16.06.2017
Tamanho3,31 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   21


RELATÓRIO DE GESTÃO

2011

Palmas - TO



Janeiro a dezembro de 2011


Reitor

Joaber Divino Macedo


Vice-Reitor

Fernando José Spanhol


Chefe de Gabinete

Diolina Maria da Silva Parfieniuk


Pró-Reitoria de Graduação

Denise Sodré Dorjó


Pró-Reitoria de Extensão

Maria de Fátima Ribas


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Joseano Carvalho Dourado


Pró-Reitoria de Administração e Finanças

Evandro Buiati


Assessoria de Comunicação

Isabelle Bento


Setor de Material Impresso

Revisão Linguístico-Textual

Silvéria Aparecida Basniak Schier



Capa e Diagramação

Rogério Adriano Ferreira da Silva



APRESENTAÇÃO

O conjunto de informações e dados apresentados neste relatório-síntese expressa a situação da Instituição, o planejamento e as ações desenvolvidas na Gestão da Reitoria da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2011. Para organização metodológica do documento, optou-se por sua subdivisão em cinco partes temáticas, de acordo com os organismos de apoio e suporte à Reitoria.

Na parte I, a Assessoria de Comunicação apresenta relatório de notícias divulgadas nos veículos massivos de comunicação sobre as atividades e a visibilidade da Instituição.

Na parte II, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças demonstra a situação em que a atual gestão encontrou a Instituição e as ações desenvolvidas para a melhoria da estrutura física da Universidade e da condução dos processos administrativos.

A parte III descreve as atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão referentes à prestação de serviços, produção e difusão do conhecimento da Unitins para a sociedade tocantinense.

A parte IV relata as atividades da Pró-Reitoria de Graduação, suas Diretorias, Coordenações, Equipes Técnicas e Coordenações de Cursos.

Na parte V, apresentam-se as principais ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, seus avanços e desafios, bem como o investimento para melhoria destinada à pesquisa e seus resultados.

O presente relatório expressa o movimento da gestão atual em prol de reconstrução da Universidade, cujo tripé ensino, pesquisa e extensão continua sendo de extrema importância para o desenvolvimento e o progresso do Estado do Tocantins.

Destaca-se que, conforme Regimento Interno desta Universidade, a prestação de contas deve ser apresentada ao Conselho Curador até 30 de março para deliberações e aprovação, enquadrando, assim, nas exceções previstas no art. 2º da IN 006/2033 – TCE – TO, com entrega posterior ao prazo de sessenta dias.

ÍNDICE GERAL

PARTE I

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 5



PARTE II

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS 21



PARTE III

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 60



PARTE IV

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 78



PARTE V

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 100



PARTE I

ASSESSORIA

DE COMUNICAÇÃO

APRESENTAÇÃO
Responsável por gerenciar a imagem institucional e prestar assessoramento à imprensa e a demais órgãos de comunicação, a Assessoria de Comunicação da Unitins (Ascom) realiza seus trabalhos pautada no compromisso de compartilhar com a sociedade e com o público interno as decisões e as atividades realizadas no âmbito acadêmico. Como departamento da Universidade, promove o entendimento da Instituição com seu público e dá suporte à administração em todas as suas ações institucionais.

Ao longo do ano, a Assessoria de Comunicação procurou utilizar as mais diversas ferramentas de comunicação para alcançar êxito no cumprimento de suas funções. A produção de releases, o contato com a imprensa, a colaboração na realização e na organização de eventos, a produção de materiais informativos ou publicitários tinham como foco principal divulgar as ações do ensino, da pesquisa e da extensão realizadas pela Universidade.

Em 2011, a Unitins passou por um período de grandes mudanças, quando passou a ter uma nova gestão. Na Ascom, não foi diferente. As mudanças aconteceram em seu quadro de servidores e também na filosofia de trabalho. Foi um ano marcado por grandes realizações, dedicação intensa e trabalho em equipe.

Ao assumirmos a Assessoria, observamos que havia algumas dificuldades pontuais, principalmente, no que tangia ao relacionamento da Unitins com seu público interno, ou seja, suas potenciais fontes, e a falta de repórter fotográfico para atender às demandas de cobertura de eventos da Instituição.

Melhorar o relacionamento com o público interno e possibilitar levantamento de informações relevantes produzidas pela Unitins e levadas à imprensa por meio da Ascom foram os principais focos. Para isso, a Ascom organizou um workshop com dois renomados jornalistas, Cléber Toledo, dono do site Portal CT, e Sandro Petrili, assessor de comunicação do Tribunal de Contas do Estado e ex-apresentador do Jornal Anhanguera. O objetivo foi trazer ao conhecimento dos gestores, dos pró-reitores, dos coordenadores e dos diretores a dinâmica da comunicação, tanto da perspectiva da imprensa como da Assessoria de Comunicação. Isso possibilitou maior interatividade e troca de informações entre a Ascom e suas potenciais fontes, resultando em maior e melhor divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Instituição.

Além disso, a Ascom criou ferramentas de comunicação interna, reforçando o envio de comunicados e decisões para toda a comunidade universitária, através de e-mails, e criou o Jornal Mural da instituição, com exposição das notícias internas de interesse dos servidores, dos alunos e do público ligado à Universidade. A periodicidade do jornal é mensal e está exposto em dois pontos da sede administrativa, no Bloco A e no B, e também no Campus I. Hoje, o público interno tem outra imagem da Universidade e está mais comprometido com as ações desenvolvidas na Instituição.

Ainda dentro dessa perspectiva de comunicação interna, a Ascom realizou o I Concurso Fotográfico para colaboradores. Firmamos uma parceria com um renomado curso, CBA da Fotografia. O vencedor foi premiado com uma bolsa integral para curso profissionalizante de Fotografia, o segundo colocado recebeu uma bolsa para o curso básico e o terceiro ganhou um porta-retratos.

A Ascom firmou parceira com a Coordenação de Estúdio da Instituição para atender à ausência de repórter fotográfico. Acordamos que dois servidores da coordenação, Edivan Cavalcanti e Vivianni Asevedo, que são profissionais fotográficos, atenderiam à Ascom quando necessário, ou seja, compartilhamos os dois servidores. Ressaltamos que essa foi uma ação para atender de imediato e urgente à deficiência encontrada, mas que, em alguns momentos, alguns trabalhos deixaram de ser feitos pelo fato de o profissional estar ocupado em seu departamento de origem.

Não podemos deixar de registrar, também aqui, que mesmo sem uma estrutura de profissionais completa, a Assessoria de Comunicação buscou desempenhar um bom atendimento às demandas pelas quais é responsável e colaborou em outras necessidades institucionais. Boa parte do material publicitário da Instituição, como cartões, cartazes, folders foram produzidos pela Ascom, mesmo sem o profissional publicitário, que é de suma importância para qualidade do material de divulgação. Demais trabalhos que necessitaram de campanha publicitária foram atendidos pela Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), mediante intermediação da Ascom, como a campanha para Agrotins 2011, o Vestibular 2012 e o Acerte os Ponteiros com Enem. A Ascom contribuiu ainda na organização de alguns eventos da Instituição, como a comemoração do Dia das Crianças.

Outro ponto positivo que devemos destacar é a contratação de uma empresa de clipagem eletrônica, a Clipper TV, que possibilitou a conferência e o arquivamento de todas as notícias veiculadas no Estado em TV e rádio. Além dessas mídias, reativamos a Unitins no cenário das mídias sociais, por meio do Twitter, postando informações em tempo real.

Apresentamos aqui os relatórios de notícias divulgadas na imprensa, detalhados por período mensal e sua qualidade, negativa ou positiva. Por fim, o que desejamos é a concretização de uma comunicação institucional eficiente, não apenas restrita ou vista como mero “atendimento às demandas de imprensa”, mas que atenda às demandas e aos anseios da Instituição e que aproxime cada vez mais a Unitins da sociedade tocantinense. Esperamos ter contribuído ao longo de 2011 para que a marca Unitins recuperasse sua credibilidade mediante a sociedade acadêmica e tocantinense. Para nós, este relatório também auxilia no aperfeiçoamento dos projetos futuros.

DADOS DA CLIPPAGEM MENSAL 2011

IMPRESSO E ON-LINE



Total de matérias: 59 (45 com caráter positivo).

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   21


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal