Relatório da 1ª reunião ordinária da Comissão da verdade, da memória e da justiça das entidades representativas da ufcg



Baixar 7,73 Kb.
Encontro04.10.2017
Tamanho7,73 Kb.
Relatório da 1ª reunião ordinária da Comissão da verdade, da memória e da justiça das entidades representativas da UFCG.

Data: 06/02/2014

Início: 14h30; termino: 17h00

Local: Auditório da ADUFCG

Presentes: Luciano Mendonça de Lima (ADUFCG); Carlos Roberto de Lima (ADUFCG-PT); Arijames Soares de Góes (SINTESPB-UFCG); Agnaldo Ferreira da Silva (SINTESPB-UFCG); Mayara Rayane Veras de Siqueira Góes (DCE-UFCG); Valéria da Silva Sousa (DCE-UFCG); Carlos Edísio Torres Leite (DCE-UFCG); Maurino Medeiros (Ouvidor da UFCG); Fabio Freitas (Representante da UFCG na comissão estadual a verdade); Fred Oliveira (Assessor de Imprensa da ADUFCG).

Pauta:


1-Informes

2-Instalação da comissão

3-Discussão e aprovação do regimento interno da comissão

4-Plano de trabalho da comissão para 2014.

5-Encaminhamentos

Informes: o professor Luciano Mendonça deu início à reunião agradecendo a presença de todos, chamando a atenção para a importância daquele momento para a história das entidades, dos três segmentos e da própria universidade. Também aproveitou para justificar as ausências do professor Amauri Fragoso e da professora Sofya, também membros da comissão; em seguida o professor Fabio Freitas agradeceu o convite e como membro da comissão estadual da verdade se colocou a disposição para futuras colaborações.

Instalação da comissão: antes do ato de instalação formal, o professor Luciano aproveitou a ocasião para fazer um histórico da comissão, lembrando que a mesma resultou de uma das deliberações aprovadas no II congresso universitário da UFCG, evento organizado pelas entidades representativas (ADUFCG; ADUFCG-PT; ADUC; SINTESPB-UFCG e DCE-UFCG) que aconteceu na cidade de Campina Grande entre os dias 13 e 15 de junho de 2013, com o objetivo de investigar as consequências e o impacto do golpe e da ditadura militar (1964-1985) no âmbito da UFPB, especialmente naqueles campi que estiveram na origem da criação da UFCG.

Discussão e aprovação do regimento interno a comissão: a partir de uma minuta elaborada e previamente distribuída, a proposta de regimento foi discutida e aprovada pelos membros da comissão. Em seguida a comissão escolheu entre seus membros um presidente, um secretário e um tesoureiro, sendo indicados, respectivamente, Luciano, Mayara e Arijames.

Plano de trabalho da comissão para 2014: a instalação da comissão se dá exatamente no ano em que o Brasil reflete sobre os 50 anos do golpe de estado e 1964 e para isso devemos estar à altura os desafios de um passado que teima em não passar, com consequências ainda hoje marcantes tanto no ambiente universitário, como na sociedade. Nesse sentido, foi definido que devemos centrar a linha de investigação da comissão em duas frentes, a saber: a pesquisa em arquivos e a tomada de depoimentos em audiências públicas. Além disso, a nossa comissão deve procurar se articular com outras comissões similares existentes no Estado (comissão estadual, comissão da UEPB, comissão a UFPB, comissão institucional da UFCG) e com os movimentos sociais e populares na busca por justiça para as vítimas da repressão e punição exemplar para os agentes do Estado e seus cúmplices responsáveis, de forma direta ou indireta, por crimes de lesa-humanidade cometidos pela ditadura dentre e fora da universidade.

Encaminhamentos:

A-Mapeamento de arquivos (das entidades, da UFCG, de órgãos da repressão local) para o início da pesquisa e elaboração de lista pessoas que viveram a época para tomada de depoimento em audiências públicas.

B-Criação de logomarca, cartaz e página virtual da comissão.

C-Articulação com as outras comissões da verdade atualmente funcionando na Paraíba (comissões estadual e da UEPB) para se pensar possíveis atividades em comum, no dia 20/02/2014, as 16h00, no auditório da ADUFCG.

D-Realização de um debate sobre “os 50 anos do golpe de 1964 e o papel das comissões da verdade”, no dia 20/02/2014, as 18h30, no auditório da ADUFCG.

E-Próxima reunião da comissão: 20/02/2014, as 14h00, no auditório da ADUFCG.



Campina Grande, 06 de fevereiro de 2014.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal