Relatório Anual 2015 Creche Vovó Guiomar Entidade Mantenedora: Grupo das Samaritanas



Baixar 391,88 Kb.
Encontro02.08.2017
Tamanho391,88 Kb.
Relatório Anual 2015

Creche Vovó Guiomar
Entidade Mantenedora: Grupo das Samaritanas

Rua Bonfim, 360 – Bairro Bonfim - Belo Horizonte – MG - CEP: 31 150-360



Telefones: (31) 2555-6949/3422-6949



Apresentação

Final de ano! O clima de festa, a correria em busca de melhores preços para os presentes, e a preocupação com as comemorações do Natal, quase sempre nos impedem de voltar a atenção para o que realmente é importante. O que fizemos durante os doze meses que se findam? De que maneira marcamos a nossa presença nos círculos de nossos relacionamentos? Que diferença fez a nossa presença na vida das pessoas com as quais convivemos? O que fizemos para nos tornarmos pessoas melhores?

Foi com essas reflexões que encerramos mais um ano de atividades na Creche Vovó Guiomar. Olhar para trás e poder avaliar cada momento vivido, cada dificuldade superada e as oportunidades de aprendizado que tivemos, renovou a nossa certeza que estamos no lugar certo. Acreditamos que a Educação Infantil é a linha de partida para a longa caminhada que pode levar o ser humano a um destino seguro e realizador. Colaborar para minimizar os percalços dessa caminhada nos ajuda a manter acesa a chama da esperança de que o mundo seja melhor.

Sentimos-nos realizados por termos contribuído para o desenvolvimento das crianças e pelo nosso crescimento pessoal. A perspectiva de mais um ano de trabalho renova a nossa disposição de seguir em frente em busca de novas realizações.

Normélia Guimarães

Supervisora da Creche Vovó Guiomar





Quem somos

A Creche Vovó Guiomar funciona na Rua Bonfim, 360 – Bairro Bonfim, em Belo Horizonte, desde 1985 e é mantida pelo Grupo das Samaritanas, entidade filantrópica fundada em 1948, com o objetivo de atender crianças carentes da região do bairro Bonfim e adjacências.



Atualmente atendemos 91 crianças de um a seis anos de idade, no horário de 07:30 h às 17:00 h, de segunda a sexta feira.


MISSÃO
“Promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos educacional, nutricional e de saúde, contribuindo para a construção de valores éticos e princípios morais que os ajudem a se tornarem cidadãos responsáveis, capazes de respeitar a si mesmos e aos outros.”

OBJETIVOS
Geral

Promover o desenvolvimento integral das crianças na faixa etária de um a seis anos nos aspectos: educacional, saúde, higiene, psicopedagógico, cognitivo, linguístico, social e nutricional, complementando a ação da família, conforme Artigo 29 da LDB 9394/96.

Específicos

  • Garantir um atendimento de qualidade de crianças de um a seis anos de idade na Educação Infantil.

  • Valorizar os conhecimentos que as crianças possuem, garantindo aquisição de novos conhecimentos.

  • Estimular a criatividade considerando seus valores socioculturais.

  • Garantir que as crianças recebam cuidados de higiene, saúde, alimentação balanceada, seguindo orientações da SMASAN.

  • Propiciar às crianças vivências lúdicas, culturais, recreativas e pedagógicas, complementando a ação da família e da comunidade.

  • Criar situações que propiciem às crianças interagir com seus pares de idade e com outras pessoas, explorando o meio à sua volta.

  • Realizar atividades e organizar o ambiente da escola de forma a propiciar o desenvolvimento da autonomia da criança.

  • Desenvolver projetos que visem o autoconhecimento e respeito ao próximo, sem discriminação social, cultural, econômica, étnica e religiosa.


Metas




DESCRIÇÃO

PRAZO ESTIMADO PARA EXECUÇÃO

Continuar com o desenvolvimento de atividades relativas ao projeto permanente de “Preservação do Meio Ambiente”, estendendo a conscientização à comunidade do Bairro Bonfim.

De outubro de 2015 a novembro de 2016

Realizar encontros com as famílias com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância de sua participação junto com a creche no processo educativo de seus filhos.

Período letivo de 2016

Buscar outras parcerias a fim de captar recursos para reforma da área de recreação e pintura geral do prédio.

Até julho/2016

Manter os projetos de atendimento psicológico, desenvolvidos por duas psicólogas voluntárias, voltados para as crianças e suas famílias e aos funcionários.

Ano Letivo de 2016

Inaugurar a biblioteca infantil e de adulto.

Até setembro de 2016

Dar continuidade ao projeto “Linguagem Digital”, aproveitando os recursos já existentes para ajudar as crianças no processo de aprendizado dos conteúdos curriculares.

Ano letivo de 2016

Manter a participação da supervisão geral da instituição nas avaliações dos projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica.

Ano letivo de 2016

Atualização do Projeto Político Pedagógico com ênfase no conceito “concepção de criança”.

Até outubro de 2016


Equipe e atividades pedagógicas

As atividades foram planejadas pela coordenadora pedagógica Jovita Aparecida de Araújo, juntamente com as educadoras, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e todos os projetos foram elaborados visando o desenvolvimento integral das crianças na faixa etária de um a seis anos da comunidade do Bairro Bonfim e adjacências.

O senso de responsabilidade, respeito a si mesmos e aos outros e a conscientização sobre o nosso papel como cidadãos, foram considerados em diversas atividades desenvolvidas durante o ano sob a orientação da GERED - Gerência de Educação Infantil da Prefeitura e por voluntários que têm se constituído em valiosos recursos para o crescimento dos nossos trabalhos.

No início do ano a equipe pedagógica dedicou-se à adaptação das crianças, especialmente das novatas. As atividades foram planejadas de forma que elas se sentissem seguras em um ambiente o mais acolhedor possível. O aspecto lúdico foi explorado em todas as atividades e o carinho dos funcionários contribuiu para que as primeiras semanas fossem vivenciadas de forma tranquila.

Ao longo do ano foram executados os seguintes projetos:

Adaptação, História da Creche, Alimentação, Literatura Infantil, Família, Corpo e Higiene, Festa Junina, Acidentes Domésticos, Meios de Comunicação, Datas Comemorativas, Folclore, Tecnologia, brincadeiras, Meios de Transportes, Paz, Consciência Afro-Brasileira e Natal.





Tarde de leitura com as Fadas do Livro – Campanha de incentivo à leitura

As crianças participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas e as educadoras trabalharam com empenho para ampliar e manter o crescimento conquistado os vínculos afetivos estabelecidos. As rodinhas foram utilizadas como recurso para desenvolver a curiosidade e as descobertas; as brincadeiras livres e coletivas contribuíram para o conhecimento e exploração dos espaços, físicos, objetos e desenvolvimento da socialização. Foram realizadas, ainda, atividades para propiciar vivências concretas como leitura e contação de histórias abordando os temas estudados, apresentação de filmes, música e teatro.

Além das atividades descritas, as crianças de quatro a seis anos de idade tiveram aulas semanais de artes e musicalização e foram acompanhadas de forma sistemática pela psicóloga Norma Thelma B. Marcossi. O benefício dessas atividades pode ser percebido pelo desenvolvimento de várias crianças nos aspectos de interação com os colegas e funcionários, melhoria da linguagem e maior capacidade de concentração.

No final do ano, as crianças de um a dois anos estavam mais tranquilas, sem os impulsos de ações egocêntricas próprias da faixa etária. Demonstraram mais autonomia sendo capazes de se vestir, alimentar sozinhos e pronunciar corretamente as palavras. Na faixa etária de três a quatro anos, as crianças mostraram-se mais calmas e cooperativas com a prática diária dos combinados, podendo ser registrado o desenvolvimento emocional, cognitivo, social, motor e linguístico. Observamos ainda a melhoria da convivência durante as brincadeiras e atividades em sala de aula. As crianças de cinco a seis anos destacaram-se no aspecto da socialização. Passaram a conviver melhor com os pares de idade. Foi significativo também o desenvolvimento da afetividade. A maioria das crianças demonstrou interesse pelos colegas das turmas do Maternal, vivenciando troca de carinho e atenção especial nos momentos de choro. Foram frequentes as experiências de oferecer colo, ajudar nas brincadeiras no parquinho e durante as refeições.

Cumprindo o compromisso assumido de atender às necessidades de capacitação da equipe pedagógica, a direção da creche incentivou e possibilitou a participação da coordenadora pedagógica e das educadoras em diversos eventos de capacitação:



  • promovidos equipe da GERED – Gerência Regional de Educação Infantil e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte para esclarecimentos e apoio pedagógico aos projetos desenvolvidos na creche.

  • Encontros semanais da coordenadora pedagógica com as educadoras para orientações sobre o planejamento das atividades.

  • Encontros semanais da psicóloga Norma Marcossi com a equipe pedagógica para desenvolvimento do projeto de atendimento às educadoras e famílias das crianças com necessidade de atenção especial.

  • Foram mantidos os encontros mensais de todos os funcionários com a psicóloga voluntária Rosa Filomena, dando prosseguimento aos trabalhos visando a integração do grupo e dos relacionamentos interpessoais.


Eventos Comemorativos

Diversos eventos comemorativos foram realizados na Creche Vovó Guiomar durante o ano de 2015. Entre eles destacamos os seguintes:



  • Páscoa – Encerrando o ciclo de estudos sobre a origem da tradição, no dia 17 de abril foram realizadas atividades recreativas com a distribuição de ovos de chocolate doados por numa equipe de voluntários.





  • Festa da Família – No dia 09 de maio a creche homenageou as famílias com peças de teatro e números musicais apresentados pelas crianças. A supervisora da Creche Vovó Guiomar, Sra. Normélia Maria Guimarães, dirigiu-se aos presentes agradecendo pela confiança depositada no trabalho e mencionou a importância da participação da família no processo educativo das crianças.



  • Festa Junina – Durante o mês de junho as educadoras realizaram, junto com as crianças, estudos sobre a origem da tradição que envolve as comemorações dos dias de São João, São Pedro e São Paulo, personagens das crenças populares, culminando com uma festa junina com a participação das famílias, no dia 06 de junho.



  • Dia das Crianças – Nos dias 08, 09 e 10 de outubro as crianças foram homenageadas pelos voluntários Fabiana Cunha, Palhaço Bonilton e Cristiane, do Espaço Tia Cris – Acompanhamento Escolar, com presentes, brincadeiras, show de mágicas e deliciosos lanches.

  • Natal – O ano letivo foi encerrado com a festa realizada no dia 18 de dezembro com a participação das famílias. As crianças apresentaram peças de teatro, números musicais e se divertiram com o Papai Noel, que distribuiu presentes arrecadados durante a campanha realizada por diversos voluntários e um delicioso lanche oferecido pela voluntária Maria Catarina Pires Ramos.



Voluntários e parceiros institucionais

No ano de 2015 o Grupo das Samaritanas – Creche Vovó Guiomar – continuou contando com os seguintes voluntários e parceiros:



  • Secretaria Municipal de Educação – Os recursos recebidos através do convênio de parceria mantido com a SMED foram essenciais para viabilizar os atendimentos realizados, uma vez que representaram um percentual expressivo da receita anual.




  • Dr. Luiz Celso Ribeiro de Oliveira (médico homeopata) e Dra. Rosângela Fátima de Macedo Moura (médica pediatra). Os atendimentos mensais realizados na creche, de caráter preventivo, continuaram garantindo às crianças melhores condições de saúde.



  • Sras. Milene Rosália Schembri Cançado e Maíra Lívia Schembri Cançado Corrêa – Patrocinadoras do Projeto de Musicalização Infantil, desenvolvido pelo professor Rafael Canielo. De acordo com as avaliações realizadas no final do ano, as aulas semanais proporcionaram às crianças melhor aproveitamento de suas potencialidades, tendo sido observado um maior desenvolvimento da coordenação motora, capacidade de concentração e socialização.



  • Neusa Maria Guimarães – Atendimento no bazar, duas vezes por semana, cujas vendas resultam em considerável ajuda financeira.




  • Consuelo Schettini - Promotora de Eventos Beneficentes, juntamente com os e membros do grupo Ação de Cidadania dos Servidores do Banco Central em Belo Horizonte. Em junho de 2015 foi realizada a 11ª edição do Forró da Solidariedade, com renda destinada à Creche Vovó Guiomar.




  • Aydé Montaldi Carvalho e Patrícia Gomes Pereira – Diversas atividades na área administrativa, organização dos arquivos de documentos e biblioteca e atualização do site.




  • Rosa Filomena (psicóloga) Atendimento mensal aos funcionários, executando projetos voltados para o desenvolvimento pessoal e integração da equipe.



  • Grupo do Bem - Formado por diversos profissionais liberais, o Grupo do Bem teve relevante participação nas atividades da Creche Vovó Guiomar. Entre diversas doações ao longo do ano o Grupo do Bem manteve o patrocínio dos projetos de arte e atendimento psicológico.




  • Grupo Ação de Cidadania dos Servidores do Banco Central em Belo Horizonte – Recebemos desse grupo contribuições financeiras mensais, além de participação nos eventos beneficentes.

  • Banco BMG – Contribuições mensais, cujos valores constam no Balanço Financeiro/15




  • Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Juizado Especial Criminal e Cível de Acidentes de Trânsito, através da parceria firmada com o CAOTS - Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor – Através desses órgãos, fomos beneficiados por doações em dinheiro, cujos valores estão especificados no Balanço/15.

Ressaltamos ainda o trabalho dos colaboradores abaixo relacionados que compõem a Diretoria e Conselho Fiscal do Grupo das Samaritanas e que, de forma voluntária, contribuíram para a realização das atividades aqui relatadas, representando a instituição com grande senso de responsabilidade e dedicação.


Elny Aires Fernandes Ferreira – Presidente

Maíra Lívia Schembri Cançado Corrêa – 1ª Vice Presidente

Zoroastro Augusto Schembri – 2º Vice Presidente

Carlos Alberto Ferreira – Tesoureiro

Anderson Ferreira de Faria – 2º Tesoureiro

Milene Rosália Schembri Cançado – 1ª Secretária

Consuelo Oliveira Schettini – 2ª Secretária

Aydé Montaldi Carvalho Conselheira Fiscal

Neusa Maria Guimarães – Conselheira Fiscal

Maria Eleusa Marques Ferreira – Conselheira Fiscal

Viviane Angélica Ferreira de Faria – Conselheira Fiscal – Suplente

Rosa Filomena de Souza - Conselheira Fiscal – Suplente

Vera Lúcia Sedenho Silveira - Conselheira Fiscal – Suplente

Além desses voluntários, contamos com outros colaboradores que participaram dos eventos beneficentes, das campanhas para arrecadação de donativos e dos que fizeram doações mensais através de boletos bancários.




Resultados obtidos


O trabalho voluntário trouxe muitos benefícios para a Creche Vovó Guiomar. O atendimento médico e psicológico às crianças teve como resultado o tratamento e a prevenção de diversas doenças, bem como as orientações necessárias para um melhor atendimento às suas necessidades. Diversas crianças foram beneficiadas pelo diagnóstico precoce de problemas respiratórios, dentição, distúrbios emocionais, neurológicos e outros.
Foi de muito valor também a colaboração das farmácias Magna Mather e Chamomilla, que continuaram doando toda a medicação homeopática prescrita às crianças. As aulas de música, os encontros para capacitação das educadoras, as orientações e o acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação contribuíram para facilitar o trabalho das educadoras e permitiram que as crianças chegassem ao final do ano apresentando maior desenvolvimento nos aspectos de coordenação motora, concentração, disciplina, assimilação do conteúdo curricular e melhoria dos níveis de interação com o grupo.

As doações recebidas de todos os parceiros possibilitaram à creche manter suas atividades de forma organizada e produtiva, cumprir todos os compromissos financeiros e alcançar os resultados positivos registrados no final do ano.

Agradecemos a todos os que ajudaram a realizar no ano de 2015 as atividades registradas neste relatório e a Deus, pelas oportunidades de aprendizado e crescimento profissional e espiritual no exercício do trabalho.

Belo Horizonte, 31 de dezembro de 2015.



_______________________________

Elny Aires Fernandes Ferreira

Presidente do Grupo das Samaritanas



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal