Relacionamento interpessoal e administraçÃo de conflitos índice



Baixar 2,72 Mb.
Página1/10
Encontro27.09.2017
Tamanho2,72 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10



RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS


ÍNDICE

Introdução

3

Motivação Através do Entusiasmo

4

Motivações Humanas

7

Hierarquia das Necessidades – Abraham Maslow

8

Teoria dos Dois Fatores

9

Atitudes Motivadoras

10

Comunicação

11

Inteligência Emocional é Fator de Sucesso

15

Relacionamento Interpessoal

17

5 Pilares do relacionamento Interpessoal no Trabalho

19

Escolha das Relações Humanas

21

Administração de Conflitos

26

Anexos

28

Bibliografia

45





































INTRODUÇÃO

A todo momento estamos cercados de pessoas, seja no trabalho com nossos colegas, em casa com familiares e, até mesmo em nosso círculo de amigos. Somos seres sociáveis e, por isso, é essencial que saibamos manter estas conexões de forma positiva e permanente, gerando crescimento para ambas as partes.

O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer organização, são as pessoas que movem os negócios, estão por trás dos números, lucros e todo bom resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas.

Por outro lado, não podemos desconsiderar a busca constante, tanto por parte da empresa quanto por parte das pessoas, da tecnologia para facilitar a nossa vida e por vezes satisfazer egos. Neste contexto observamos a intensificação do uso de ferramentas informatizadas para agilizar processos de comunicação, reduzir distancias e custos.

Neste curso vamos estudar mecanismos e práticas que podem ajudar a manter boas relações interpessoais no ambiente organizacional assim como manter a harmonia no ambiente de trabalho e no ambiente social, com o emprego adequado da tecnologia de comunicação.


Motivação Através do Entusiasmo

Por que a maioria das pessoas é tão pouco criativa?

Ou por que freqüentemente não se sentem suficientemente motivadas?

Você parou para pensar por que nos deixamos dominar por "pequenos problemas", ao invés de enfrentá-los com coragem e determinação?

Ou quantas foram às vezes em que misturamos os contextos de nossa vida profissional com os de nossa vida pessoal?

Ou ainda como é comum nos sentirmos ofendidos por qualquer coisa?

Provavelmente você, também já deve ter se sentido "perseguido" ou "injustiçado".

Estou certo?

Pois é!

Por que será que algumas pessoas continuam apresentando atitude e energia tão especiais e saudáveis para a vida e a grande maioria não?

A realidade é que poderíamos preencher páginas e páginas com muitos "por quê?" e, provavelmente, a maioria encontraria dificuldades para responder com plena segurança, ou quem sabe, as respostas seriam muito diferentes umas das outras.

Seja como for, será que não é chegado o momento para você rever suas ATITUDES e POSTURAS diante dos acontecimentos e das circunstâncias que a vida apresenta? Diante de sua família? Da comunidade? Dos colegas de trabalho? Dos problemas em geral? De sua vida afetiva? Profissional?

Será que não chegou o momento de você colocar mais ENTUSIASMO em sua vida?

Segundo alguns estudiosos, uma das palavras mais fortes de nosso idioma é justamente a palavra "ENTUSIASMO".

Essa palavra é originária do grego "enthousiasmó", que quer dizer:

"Deus em si".

Pois é isso mesmo: quando você coloca entusiasmo em suas palavras e atitudes, você estará exteriorizando uma força poderosa que existe dentro de si!

Concordo plenamente com aqueles que acham que o entusiasmo supera o otimismo, pois enquanto o otimista acredita que tudo vai dar certo, o entusiasta FAZ DAR CERTO!



Não existe um receituário para motivar as pessoas através do entusiasmo, porém abaixo relaciono uma série de recomendações, atitudes e ações que certamente ajudarão:

  • Tenha sempre objetivos em sua vida. Estabeleça-os claramente (inclusive com datas) até que estejam fortemente presentes em seu subconsciente. Crie-os para todos os planos de sua vida: afetivo, familiar, profissional, perante a comunidade/sociedade e espiritual.

  • Valorize sua família e amigos. Faça algo para, ou por alguém que há muito tempo você não faz.

  • Trabalhe com alegria. Se a alegria não está presente no seu cotidiano profissional, você precisa descobrir a razões e buscar os meios necessários para introduzi-la.

  • Jamais deixe de buscar... arriscar... tentar! Nunca se esqueça de que o medo de perder acaba destruindo a vontade de ganhar!

  • Seja perseverante! Na vida, erros e acertos, dificuldades e barreiras, vitórias e derrotas estarão sempre presentes, porém a perseverança o conduzirá ao seu objetivo.

  • Jamais saia do caminho da VERDADE. Nunca se esqueça que a pior verdade supera a melhor mentira!

  • Ouça sua intuição nos momentos de indecisão. Lembre-se de que todos nós temos um conjunto de competências armazenadas em nosso inconsciente e quando as trazemos parafora, estamos desenvolvendo a sabedoria (e não o conhecimento!).

  • Procure fazer mais felizes as pessoas que estiverem ao seu redor (em todos os contextos de sua vida).

  • O "HOJE" deve sempre ser o dia mais precioso de sua vida.

  • Não reclame.

  • Não fale mal dos outros.

  • Não dê "ouvidos" aos comentários maldosos e às fofocas!

  • Seja sempre prestativo e esteja pronto a colaborar com os outros!

  • Preste atenção nos detalhes. Muitas vezes neles estão "escondidos" os grandes ensinamentos e as melhores oportunidades da vida.

  • Quando enfrentares uma situação difícil, de dor ou de sofrimento, busque extrair os ensinamentos para o crescimento interior e espiritual.

  • Não tenha medo do desconhecido.

  • Seja cortês, simpático e alegre, pois isso o ajudará a abrir novas oportunidades e desenvolver ótimas amizades.

  • Sem nostalgia ou tristeza, relembre boas idéias do passado. Faça isso com alegria!

  • Procure desenvolver o hábito de fazer as coisas mais simples de maneiras pouco convencionais.

  • Coloque suas idéias em prática. Não tenha medo da rejeição, do ridículo ou do fracasso!

  • Esteja sempre aberto ao aprendizado. Use sua imaginação!

  • Lembre que a "sorte" é a combinação da oportunidade com a competência. Por isso, quando a oportunidade surgir (e ela aparece para todos em vários momentos da vida!) esteja bem preparado.

  • Seja solidário. Doe seu tempo, seu talento e inspiração à uma causa nobre.

  • Seja generoso nos elogios e cauteloso nas críticas.

  • Diante de uma controvérsia, lembre-se que ela apresenta três lados: o seu, o do outro e o lado de quem está certo.

  • Procure sempre prestar um excelente serviço em todas as circunstâncias, pois o que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

Certamente o que abordamos aqui não representa nenhuma novidade e você já leu em algum lugar ou ouviu algum dia.

Então pergunto: por que você não toma uma ATITUDE corajosa e coloca em prática tudo isso?

Experimente!

Você vai descobrir uma nova MOTIVAÇÃO para sua vida!

A hora é de ação!

Seja feliz!

Motivações Humanas

A motivação humana é um tema que polariza as atenções de cientistas, estudiosos e empresários, inicialmente abordaremos como este tema o impacta nosso comportamento.



O comportamento das pessoas em uma organização ou situação é complexo, depende de Fatores Internos (decorrentes de suas características de personalidade, como a capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente, de emoções, de atitudes, de valores, etc.) e de Fatores Externos (decorrentes das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, pressões do chefe, influências dos colegas de trabalho, de políticas novas adotadas pela organização, as demandas, as pressões da família, etc.)

A motivação é originada Latim motivus, movere, que significa mover – processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano.

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal