R= Mencheviques. Eram os donos dos meios de produção, isto é, os donos das fábricas, das indústrias, os empresários e os comerciantes ricos. Bolcheviques



Baixar 14,47 Kb.
Encontro26.01.2017
Tamanho14,47 Kb.
REVOLUÇÃO RUSSA

1) Até 1917, qual era a classe dominante na Rússia? Como essa classe social vivia? Qual era a classe social explorada por ela?



R= Mencheviques. Eram os donos dos meios de produção, isto é, os donos das fábricas, das indústrias, os empresários e os comerciantes ricos. Bolcheviques.

2) O que significa a palavra czar na Rússia?



R= Título dado ao imperador da Rússia, bem como aos antigos soberanos sérvios e búlgaros.

3) A Rússia, até 1917, era predominantemente agrária ou industrializada?



R= Predominantemente agrária.

4) Os operários russos tinham boas condições de trabalho, bons salários e vida digna em 1917?



R= Não. Porque os trabalhadores estavam submetidos a condições extremas de exploração: jornadas de trabalho de 12 horas a 16 horas, baixos salários, falta de segurança e inexistência de uma legislação trabalhista, além da proibição de organização sindical.

5) O partido operário socialdemocrata russo se dividiu em dois grupos com ideologias diferentes, os bolcheviques e os mencheviques. Explique os objetivos políticos de cada grupo.



R= Menchevique- que a burguesia tomaria o poder e instauraria uma República que promovesse reformas econômicas e sociais; e somente depois deveria realizar-se a revolução socialista. Bolchevique-como não havia liberdade política na Rússia, o caminho a ser trilhado deveria ser o de uma revolução proletária, conduzida por uma organização composta por revolucionários profissionais, centralizada e submetida a rigorosa disciplina.

6) O povo russo aprovou a guerra russo-japonesa? Por quê?



R= Não. Porque a Rússia sofria as consequências da derrota na Guerra Russo-Japonesa: as inúmeras perdas materiais e humanas na guerra, além da humilhação da derrota, geraram um clima de descontentamento popular responsável por uma série de confrontos entre o povo e o governo despótico do czar.

7) Explique o que foi o “domingo sangrento” e suas consequências políticas.



R= O “Domingo Sangrento” foi uma série de manifestações que ocorreram em 1905 realizadas pela população russa para protestar contra a condição deplorável de vida e pela quantidade de guerras. Depois desse confronto, o prestígio do czar caiu. Várias revoltas eclodiram por toda a Rússia. Em 1906, o czar conseguiu conter essa insurreição e manter seu governo, mas, em 1917, veio a queda. Liderados por Vladimir Lênin, a Rússia derrubou Nicolau II e o regime czarista.

8) O que eram os “Sovietes”? Eles foram importantes na Revolução Russa? Por quê?



R= Eram Assembleias ou Conselhos de deputados eleitos e constituídos por operários, soldados e

camponeses. Sim. Porque os “sovietes” regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria; é o que aconteceu na Revolução Russa.

9) Em 1917 ocorreram duas revoluções na Rússia. Quais foram as conquistas da revolução de FEVEREIRO de 1917 e quais foram as conquistas da revolução de OUTUBRO de 1917?



R= Revolução de Fevereiro- derrubou o regime czarista e preparou o terreno para a Revolução de Outubro. Revolução de Outubro- derrubou a ordem burguesa.

10) Os revolucionários conseguiram implantar o socialismo na Rússia com facilidade? Ou enfrentaram terrível resistência dos contrarrevolucionários, bem como dos EUA e demais potências capitalistas da Europa? A implantação do socialismo na Rússia foi um processo pacífico ou com guerra entre o exército vermelho e o exército branco?



R= Enfrentaram terrível resistência dos contrarrevolucionários. Com guerra entre o Exército Vermelho e o Exército Branco.

11) Quais foram as primeiras ações administrativas de Lênin ao assumir o poder na Rússia (ou seja: explique o que foi a NEP)?



R= O objetivo da Nova Política Econômica (NEP) era estimular a produção e resolver a grave crise de abastecimento. Assim, o governo permitiu a atuação da iniciativa privada no comércio varejista, na indústria de alimentos e na agricultura. Os camponeses foram autorizados a vender parte no mercado livre.

12) Qual era a crítica que Trotsky fazia a Lênin com relação à sua forma de governar a URSS?



R= Trotsky a considerava uma conquista revolucionária, um Estado sob o controle dos operários; mas, era um Estado com muitas dificuldades, que permanecia longe do socialismo até que a revolução na Europa permitisse o livre desenvolvimento das forças produtivas em escala continental.

13) Trotsky queria espalhar a revolução socialista pela Europa e Stalin, concordava?



R= Não. Stalin era ao contrário de Trotsky, defendia a construção do socialismo em um só país e dizia que a “mãe Rússia” era a pátria do socialismo.

14) Por que Trotsky teve que sair da Rússia? Como Trotsky morreu?



R= Porque nos últimos anos de sua vida foram dedicados a combater o totalitarismo stalinista e a construir um programa e um partido voltados para a revolução socialista internacional. Então, a mando de Stalin, Trotsky acabou sendo expulso do partido, exilado e assassinado no México, em 1940.

15) Comente, de maneira geral, como foi o governo de Stalin. Foi bom para os trabalhadores russos? Contribuiu para a construção de um socialismo democrático, fiel às promessas de Marx?



R= A grande meta de Stálin era tornar a URSS uma potência industrial. O capital para construir as indústrias veio da agricultura. Muitos camponeses e fazendeiros ricos foram perseguidos e mortos. Toda a produção tinha de ser entregue ao Estado. Os operários foram impedidos de mudar de emprego e fazerem greves. Stálin implantou um regime de terror que durou até a sua morte em 1953.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal