Questões do 1°ano questão 01



Baixar 15,03 Kb.
Encontro16.12.2016
Tamanho15,03 Kb.
QUESTÕES DO 1°ANO

Questão 01)

(UFPE) Um estudo da economia bizantina no período medieval:



  1. Mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu.

  2. B) revela a força dessa economia, em razão das pequenas propriedades admionistradas com o apoio do poder estatal.

  3. Evidencia a falta de apoio do Estado na gestão dos negócios, devido a presença soberana da Igreja.

  4. Atesta um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiário aristocratas e de uma Igreja de grande poder político.

  5. Registra a falta de prestígio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação.

Gab: D

Questão 02)

(Unesp-SP) Assinale a alternativa coreta sobre a civilização muçulmana durante o período medieval.



  1. Os constantes ataques de invasores árabes, provenientes das áreas do Saara, criaram instabilidade na Europa e contribuíram decisivamente para a queda do Império Romano.

  2. Acivilização muçulmana não desempenharam papel significativo no período, em função da inexistência de um líder capaz de reunir, sob um mesmo Estado, sunitas e xiitas.

  3. Os pensadores árabes desempenharam papel fundamental na renovação do pensamento da Europa Ocidental, uma vez que foram responsáveis pela difusão, via Espanha muçulmaca, do legado greco-romano.

  4. O distanciamento entre muçulmanos e cristãos aprofundou-se com a pregação de Maomé, que postulou a superioridade da religião islâmica e negou-se a aceitar os tratados de paz propostos pelo papa.

  5. A partir do século VIII, a civilização muçulmana passou a ser regida pelo Alcorão, cujas recomendações aplicavam-se à vida cotidiana, contribuindo para o declínio do Império Otomano.

Gab: C

Questão 03)

Leia o texto escrito por um religioso medieval e assinale a alternativa incorreta sobre a Igreja cristã daquela época. “Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor...”

(ANGERS, St. Laud de. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos

e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1975. Apud

VICENTINO, Claudio. História Geral, 2002, p.111).

a) O texto mostra uma concepção que prega a igualdade jurídica entre os homens medievais, pois a desigualdade é estabelecida por Deus e não pelos homens.

b) Ao longo da Época Medieval (séculos V ao XV), a Igreja cristã se transformou em uma sólida e importante instituição, estabelecendo normas, orientando comportamentos e disseminando uma visão teocêntrica do mundo.

c) O trecho acima mostra a concepção do clero cristão que contribuiu para o fortalecimento do domínio dos senhores feudais no período medieval.

d) Os mosteiros transformaram-se nos centros culturais da Idade Média, pois, sem suas bibliotecas, que reuniam um grande número de obras, muitos textos escritos na Antiguidade teriam desaparecido.

e) A Igreja teve um papel importante na vida da sociedade medieval, não somente na condução das almas para a salvação, mas também no domínio material, quando se identificou com a própria sociedade feudal.



Gab: A

Questão 04)

Considere o texto.

Podem os senhores outorgar e dar o feudo aos vassalos desta maneira: ficando o vassalo de joelhos ante o senhor, deve colocar suas mãos entre as do senhor e prometer-lhe, jurando e fazendo pleito e homenagem que será sempre leal e verdadeiro e que dará bom conselho a cada um que o zelo ordenar e que não contará seus segredos e que ajudará contra todos os homens do mundo ao seu poder e que evitará seu dano e guardará e cumprirá todas as posturas que com ele tratou por conta daquele feudo.

(Alfonso X – Las siete partidas. (1265). In: Jaime Pinsky (org). Modo de

produção feudal. Trad. São Paulo: Global, 1986. p. 65)

Ao considerar o contexto da sociedade européia medieval, pode-se afirmar que o documento histórico faz referência a relações sociais nas quais

a) os membros da nobreza feudal realizavam laços de vassalagem, obrigando o vassalo a conceder parte do seu feudo a um outro vassalo.

b) o juramento de fidelidade era feito por um senhor, que prestava a homenagem a outro senhor, tornando-se seu vassalo.

c) os servos declaravam fidelidade aos senhores feudais, garantindo-lhes o pagamento das obrigações feudais, como a talha e a corvéia.

d) os camponeses reconheciam a autoridade suprema do senhor feudal, simbolizada no momento da homenagem e da investidura.

e) os vassalos estabeleciam alianças e determinavam quem deveria conceder o benefício ao suserano, podendo ser na forma de terras.

Gab: B

Questão 05)

O sistema feudal formou-se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se nas sociedades romana e germânica, cuja fusão e transformação se processaram ao longo da Alta Idade Média. Foi então que se deu a passagem do escravismo ao feudalismo, entre os séculos IV e X.”

(Aquino, Rubim Santos de et alli. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais.

Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980)

Assinale a única alternativa que caracteriza corretamente o sistema feudal:

a) “Regime marcado pela concentração de amplos poderes nas mãos de um monarca, cuja autoridade se sustentava na pluralidade religiosa”;

b) “Sociedade escravista, composta de duas classes essenciais: de um lado, os grandes proprietários de terras e de escravos; de outro os escravos”;

c) “Produção econômica destinada à subsistência, procurando-se a auto-suficiência, ou seja, adaptandose a produção ao consumo (ou inversamente)”;

d) “Utilização constante de máquinas e maior divisão técnica do trabalho com o conseqüente aumento da produção e da produtividade”;

e) “As massas trabalhadoras controlam os meios de produção e o poder político e econômico com a imposição da ditadura do proletariado”.



Gab: C


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal