Projeto de extensão: Técnicas e práticas



Baixar 13,85 Kb.
Encontro05.06.2017
Tamanho13,85 Kb.
SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Projeto de extensão: Técnicas e práticas

FX Brasil


Técnicas e Práticas FX-Brasil é um projeto de extensão multidisciplinar interinstitucional que busca incentivar o uso de efeitos especiais e visuais em produções cinematográficas e televisivas nacionais. A partir de ampla pesquisa teórica, de vídeos disponíveis, técnicas já compartilhadas em publicações, encontros virtuais e presenciais com profissionais de cinema, de emissoras e escolas diversas, organização de workshops e mostras, atividades práticas e simulações da empregabilidade de efeitos em situações diversas, pretendemos iniciar o planejamento e execução de práticas e posterior elaboração de técnicas que serão incentivadas, compartilhadas e disponibilizadas a partir de cursos e de contatos com novos realizadores brasileiros.

A Central de Produção Audiovisual está selecionando alunos de todos os cursos para treinamento e formação de equipe de produção e realização de projetos na área. Os interessados devem disponibilizar de, no mínimo, 5 horas semanais (voluntários) e 15 horas semanais (bolsistas), observando as funções disponíveis e todas as etapas e critérios de seleção.


ETAPAS DE SELEÇÃO:


  1. Enviar histórico escolar, atestado de matrícula, função de pretendida, currículo especificando habilidades com softwares de editoração gráfica e edição de vídeo e texto manifestando real INTERESSE, DISPONIBILIDADE e AFINIDADE com a proposta para o e-mail: fxbrasil.ufop@gmail.com até o dia 20 de outubro, às 16:00 horas.

  2. ATIVIDADE PRÁTICA: vamos enviar (via e-mail) uma atividade de planejamento de produção e edição no dia 20 de outubro, às 20:00 horas.

  3. ENTREVISTA e apresentação ou execução de atividade prática: QUARTA-FEIRA, dia 21, às 8:00 horas.

  4. RESULTADO: QUARTA-FEIRA, dia 21 de outubro, às 20:00 horas

Primeira reunião e início das atividades: dia 22 de outubro
Anderson Medeiros

Coordenador do projeto de extensão Técnicas e Práticas FX-Brasil (PROEX – UFOP)



Técnico da Central de Produção Audiovisual

Funções disponíveis
Produtor (voluntário)


  • Realiza pesquisas diversas sobre projetos, identificando locações e entrevistados. Atua ativamente em todas as etapas: pré-produção, produção e pós-produção, providenciando toda a logística para que as gravações aconteçam, emitindo relatórios, agendando reuniões e planejando todo o processo. Organização, pontualidade e liderança são requisitos fundamentais.


Diretor de Fotografia (voluntário)

  • Realiza pesquisas e planeja toda a concepção estética dos projetos, observando enquadramentos, movimentos de câmera, mapa de montagem de iluminação e elaboração de composições para formação da melhor dimensão do vídeo a partir de análise técnica realizada em conjunto com outros membros da equipe.

Estuda e executa todas as possibilidades de captação de imagens, buscando o melhor resultado a partir de todos os equipamentos disponíveis para captação e formação das imagens.
Diretor de arte / figurinista / cenógrafo (voluntário)

  • Realiza pesquisas e desenvolve um planejamento adequado de toda a concepção estética dos projetos, elaborando cenários, adereços, figurinos, pensando a paleta de cores, a composição estética, a combinação dos elementos disponíveis em cena, os contrastes e outros detalhes a partir de análise técnica realizada em conjunto com outros membros da equipe.



Operador de boom / desenhista de som (voluntário)

  • Planeja toda a ambientação sonora a partir de pesquisas prévias, participa do processo de edição e seleção do material, realizando ajustes e correções na busca do melhor resultado a partir dos recursos disponíveis.


Editor (2 bolsistas)

  • Estuda cuidadosamente todos os objetivos de produção, pesquisando obras de referência e realizando a melhor seleção do material captado, empregando os mais modernos recursos de edição digital, com videografismo, criação 3D, mixagem de som e acabamento final.

Os candidatos a essa vaga devem indicar o conhecimento prático básico que possuem nos seguintes softwares:

  • Editoração gráfica (Suite de Aplicativos Gráficos Corel Draw, Adobe Photoshop, Adobe Ilustrator e/ou outros)

  • Edição de imagens e som para audiovisual (Pinacle Stúdio, Adobe Premiere Pro, Adobe After Effects, Combustion, Blender, 3D Studio Max, Maya e/ou outros)


Roteirista / Redator / Repórter (voluntário)

  • Planeja e desenvolve roteiros jornalísticos, publicitários e cinematográficos diversos a partir de pesquisas prévias. Apura e acompanha a equipe de reportagem no desenvolvimento de matérias e o processo de finalização das mesmas.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal