Projeto biblioteca em açÃO



Baixar 14,44 Kb.
Encontro21.09.2017
Tamanho14,44 Kb.
PROJETO BIBLIOTECA EM AÇÃO

JUSTIFICATIVA

A leitura no nosso universo se faz presente como forma para conhecer e compreender o mundo que nos cerca. Por isso, a leitura deve ser introduzida desde na infância, a fim de que a pessoa crie o hábito de ler de forma consciente já que ler além de ser importante, prazeroso e necessário, possibilitará que a criança seja no futuro um adulto sábio, ativo e perspicaz.

Entendemos a leitura como caminho para abrir as portas do conhecimento, dos sonhos e da imaginação, a Biblioteca Municipal de Jaguaquara elaborou o Projeto Biblioteca em Ação com o intuito de mostrar aos indivíduos, logo, futuros leitores, a importância que esta prática pode trazer para o seu dia a dia.

A ideia para o surgimento do Projeto deu-se ao observar o número pequeno de frequentadores na biblioteca municipal, uma vez que as estatísticas de empréstimos e consultas eram baixíssimas e a frequência era apenas de alunos da escola situada ao lado do prédio, pois utilizavam o espaço apenas para bate-papo.

A Biblioteca Municipal de Jaguaquara é um espaço aberto ao público em geral e tem o objetivo de atrair a toda a população. Porém, a maioria do público é formada por estudantes das escolas próximas da biblioteca que utilizam o espaço para fazer trabalhos escolares.

O projeto foi desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Jaguaquara sob a direção de Elismara Bispo dos Santos e responsabilidade técnica da Bibliotecária Rafaella Câncio em parceria com turmas de alunos que estudavam no colégio Pio XII, que fica próximo a biblioteca e teve o professor Itamar Rubens como principal organizador e incentivador para a participação deles.

Objetivamos várias fases para o nosso projeto, mas felizmente só produzimos três delas, pois a visibilidade nos rendeu uma reforma de estrutura já pedida a mais de um ano após nova gestão municipal.

O Projeto Biblioteca em Ação tinha por objetivo criar momentos culturais em que a leitura fosse o ponto principal.

Tornou-se nítido então que não encontraríamos a “fórmula mágica” para aumentar e/ou criar o interesse do individuo pelo ato de ler, mas enquanto mediadores de leitura entendemos que devemos buscar alternativas para apresentar a leitura de uma forma lúdica que ocuparia suas horas ociosas e que possibilitaria a construção de novos conhecimentos

OBJETIVO

O projeto objetivava principalmente despertar e incentivar a leitura no âmbito da biblioteca, visando um novo olhar sobre o espaço até então visto apenas como local para guardar livros. A Biblioteca é um espaço vivo e o projeto veio para mostrar isso através do desenvolvimento sociocultural dos leitores.

Objetivos Específicos


  • Incentivar a leitura dentro da biblioteca;

  • Exercitar a leitura;

  • Integrar a comunidade;

  • Enriquecer o conteúdo interdisciplinar escolar;

  • Contribuir para a formação de leitores independentes e competentes;

  • Reativar a biblioteca através da ação cultural;

  • Incentivar e desenvolver a leitura fílmica;

  • Aumentar a circulação de material e consultas;

  • Incentivar a comunidade de leitores com necessidades especiais.

METODOLOGIA

Com base na prática, experiência da equipe e observação da realidade da Biblioteca é que surgiu a necessidade da criação e desenvolvimento do Projeto Biblioteca em Ação.

Visando os princípios de que a biblioteca é um espaço dinâmico de produção de conhecimento criamos um projeto onde envolvia a leitura com movimento, ou seja, os leitores trariam vida para as letras e imagens dos livros estipulados para cada fase do projeto.

A comunidade que participou deste projeto foi à comunidade escolar. Foi a que mais fácil aceitou participar e por questões de parceria com os professores das turmas tudo se tornou mais fácil.

O projeto aconteceu em três fases:


  • 1ª fase: Denominada LITERAÇÃO, foi desenvolvido em parceria com o professor Itamar Rubens junto com a turma do 4º ano do Colégio Pio XII onde eles apresentaram palestras sobre tipos de textos demonstrando alguns livros que entrassem no contexto explicado por eles, além de peças teatrais dentro do assunto.

  • 2ª fase: Denominada O Dia de Jorge, também foi desenvolvida em parceria com os alunos do Colégio Pio XII, onde desta vez eles fizeram leitura de algumas obras de Jorge Amado e no dia do evento trocamos ideias sobre o assunto e apresentamos alguns trechos de imagens dos livros que já foram transformadas em filmes e/ou novelas.

  • 3ª fase: Denominada CineBib, foi uma noite dedicada a leitura fílmica. Aconteceu em parceria com Adriano Souza responsável pelo Cine Mandacaru da região onde colocamos um telão e todo o material necessário para transformar a biblioteca em um verdadeiro cinema. “Regado à pipoca e guaraná”, a turma assistiu ao filme nacional Show de Bola em que abordava assuntos do cotidiano da população de classe baixa e em seguida fizeram uma reflexão e debate sobre o assunto.

Todas estas ações do projeto aconteceram março de 2013 até março de 2014. Atualmente o projeto necessita de maiores investimentos, a fim de que a Biblioteca possa oferecer melhores condições de execução dos objetivos acima citados, como também abranger um maior público, já que tivemos uma grande aceitação das pessoas que já participaram das primeiras etapas.

AVALIAÇÃO

A avaliação é um momento privilegiado da construção do conhecimento. Nesta perspectiva, a nossa avaliação não foi um acerto de contas, mas sim um momento prazeroso de identificar o desenvolvimento dos leitores envolvidos.

Notamos uma melhoria na capacidade dos alunos em interpretação, dialogar e defender as suas opiniões diante da leitura feita.

Conseguimos conquistar parcerias com escolas e professores engajados em interesses iguais ao do Projeto fazendo com que aumentássemos às estatísticas de frequência das visitas à biblioteca, bem como utilização do acervo bibliográfico.



Em suma, o Projeto Biblioteca em Ação nos trouxe percepção para a importância de se criar estratégias de incentivo a leitura.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal