Projeto Artigo 170: Desenho Animado Ambiental Projeto Escola



Baixar 9,4 Kb.
Encontro23.12.2017
Tamanho9,4 Kb.
UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Aluna: Claudia Regina da Maia – Administração de Empresas



Ano: 2ºA Noturno

Projeto Artigo 170: Desenho Animado Ambiental

Projeto Escola: Manguezal – Berçário da Babitonga

Nome da Escola: EEB Dr. Gerog Keller

Coordenadoras: Rute Meniscalco e Elizandra Krupinski

Relatório

Na minha visita à escola Dr. Georg Keller conheci a Rute que é uma das coordenadoras do projeto realizado chamado Manguezal – Berçário da Babitonga. O projeto visa conscientizar os alunos e a comunidade a preservar o que é deles. Como a escola fica próximo ao mangue, ficou mais fácil de trabalhar com os alunos. Sempre havia receio em trabalhar com o manguezal com os alunos, muitos deles ainda não estavam acostumados com a ideia, mas com muita força de vontade conseguiram inserir as crianças nesse projeto tão lindo que é a preservação do nosso meio ambiente. O projeto começou no ano passado com ajuda de alguns órgãos, como Águas de Joinville, Ecobiosul, entre outros poucos órgãos que contribuíram para dar um empurrão nesse projeto. O projeto é coordenado por duas pessoas, a Rute Maniscalco que comanda com os alunos da 7ª série e a Elizandra Krupinski que trabalha com os alunos de 5ª e 6ª série do ensino fundamental.

O projeto conta com a participação de mais ou menos 280 alunos da 5ª a 7ª série. Eles já fizeram duas saídas de campo, tiveram uma abertura do projeto na escola e na Estrada Bonita na semana da água, fazem coleta de óleo usado com a ajuda da Águas de Joinville que fez a doação de funis para que os alunos conseguissem trazer de casa com facilidade. Até agora já foram arrecadados 242 litros de óleo usados que poderia estar poluindo nosso mangue, nosso meio ambiente. Outra arrecadação que fazem é a de trazer latinhas de alumínio para depois revender e trazer o dinheiro para ajudar a escola. Foram distribuídos na comunidade folheto de conscientização, funis para reciclagem do óleo e também caixinhas para colocar pilhas e baterias velhas. Os vasilhames que são colocados os óleos também são reciclados pela empresa responsável pela coleta. Algumas mudas de árvores eles ganharam em uma das visitas e plantaram lá mesmo, mas ainda tem muito espaço “em branco” na escola que precisam de arborização e infelizmente não conseguem apoio para isso. O plano deles era de colocar mais árvores na escola para cantinhos da leitura, para conversas, para os alunos poderem cuidar também.

A meta da escola é preservar o meio ambiente e fazer com que este gesto se torne um hábito, tanto com os alunos como com a comunidade, pois já estão fazendo a parte deles que é a de conscientizar.

Ainda precisam de alguns reparos, tais como:

- Revitalizar as áreas da escola com arborização, cantinhos de leitura, etc.;

- O órgão responsável pelo lixo não recolhe muitas vezes na escola;

- Trocar torneiras dos banheiros, por torneiras com temporizadores;

- Trocar as válvulas de descarga de 9 para 6 litros;

- Incentivar cada vez mais a comunidade a fazer sua parte.
A visita foi ótima, fui muito bem recebida pela coordenadora do projeto, ela me mostrou alguns dos relatórios que já fizeram sobre este projeto, fotos dos alunos nas visitas, tudo muito bem organizado. O objetivo é continuar conscientizando para que no futuro possamos deixar um ambiente limpo e lindo para os que virão, e para nós mesmos desde já.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal