Professor marcos valer



Baixar 346,3 Kb.
Página1/2
Encontro01.11.2017
Tamanho346,3 Kb.
  1   2

PROFESSOR MARCOS VALER

SIMULDO 8-2015

RETA FINAL, GÁS TOTAL GALERA!


1-“Rapazes delicados, que certamente não teriam desejado enfiar uma baioneta na barriga de uma jovem aldeã grávida, podiam com muito mais facilidade jogar altos explosivos sobre Londres ou Berlim, ou bombas nucleares em Nagasaki. Diligentes burocratas alemães, que certamente teriam achado repugnante tanger eles próprios judeus mortos de fome para abatedouros, podiam organizar os horários de trem para o abastecimento regular de comboios da morte para os campos de extermínio poloneses, com menos senso de envolvimento pessoal. As maiores crueldades de nosso século foram as crueldades impessoais decididas a distância, de sistema e rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentáveis necessidades operacionais”. (HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914- 1991). 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 57).

São afirmativas corretas sobre a Segunda Guerra

Mundial.

I – O apertar de um botão ou o manuseio de uma alavanca distanciaram o ato de matar de um envolvimento pessoal, pois as crueldades tornaram-se impessoais quando justificadas em atos operacionais.

II – O grande número de mortes possui relação somente com o ódio aos judeus propagado pelo governo alemão.

III – A larga utilização de recursos tecnológicos e de sistemas eficientes de organização certamente tiveram pouca ou nenhuma influência na destruição de vidas humanas durante o conflito.

IV – Teve como característica a destruição racionalizada de vidas humanas, de maneira sistemática e eficiente, nos campos de extermínio alemães.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

b) Somente a afirmativa III está correta.

c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) Somente a afirmativa II está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.


2- Regimes autoritários dominaram países da América do Sul entre as décadas de 1950 e 1980. Relacione os países da América do Sul apresentados na COLUNA A às características que os identificam, listadas na COLUNA B.

COLUNA A

1-Uruguai

2-Chile


3-Paraguai

COLUNA B


( ) Em 1970, o socialista Salvador Allende foi eleito presidente. Ao nacionalizar mineradoras norte-americanas, seu governo se tornou alvo de uma campanha de desestabilização. Três anos depois, foi deposto por um golpe militar e morreu no palácio presidencial. O controle do país ficou com o general Augusto Pinochet, que permaneceu no cargo até 1990.

( ) Em 1954, o general Alfredo Stroessner deu um golpe apoiado pelos latifundiários. Seu governo também recebeu o apoio dos Estados Unidos e das ditaduras dos países vizinhos. Só deixou o poder em 1989, quando foi deposto por um golpe militar e exilou-se no Brasil, onde faleceu em 2006.

( ) Em 1971, eleito presidente, Juan María Bordaberry assumiu o compromisso de derrotar o grupo guerrilheiro Tupamaro. Em 1973, com o apoio dos militares, ele fechou o Congresso e instaurou uma ditadura. A repressão foi tão violenta que, nos fins dos anos 1970, os Estados Unidos chegaram a cancelar a ajuda ao país. A redemocratização começaria apenas em 1984.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.

a) 1 – 3 – 2

b) 2 – 3 – 1

c) 3 – 1 – 2

d) 3 – 2 – 1

e) 2 – 1 – 3

3- Considere as seguintes afirmativas sobre o conflito entre israelenses e palestinos, que se estende há muitas décadas.

I- Desde o século XIX, existia o movimento sionista – esse nome vem de Sion, colina da antiga Jerusalém –, que defendia a criação de um Estado judeu autônomo na Palestina.

II- No final de 1947, em meio a vários conflitos entre árabes e judeus, a ONU propôs o fim do mandato britânico na região e a criação de um Estado israelense e outro árabe na Palestina.

III- Em 1948, foi criado o Estado de Israel, mas não o Estado Árabe. Em função disso, as disputas por território e os conflitos se fazem presentes até os dias atuais.

Das proposições acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.



4- Para responder à questão a seguir, considere as afirmativas abaixo, sobre o processo de desco­lonização na África, tal como este se apresentava nos anos 1950-1960.

I. A divisão política determinada pelo reconhecimento formal de novas soberanias, que correspondiam às unidades territoriais da África colonial, promovia a separação de etnias idênticas em diferentes Estados, dificultando o processo de cooperação continental preconizado pela Conferência dos Povos da África, de 1958.

II. As independências formais outorgadas por algumas das principais potências metropolitanas no período não impediram estas de preservar muitos de seus interesses culturais, militares e econômicos nos novos países, reproduzindo laços de dependência por vezes expressos em programas de ajuda ao desenvolvimento.

III. A fundação da Organização para a Unidade Africana, em 1963, foi uma iniciativa da África do Sul e buscava defender a soberania de seus membros, bem como contribuir para a completa erradicação do colonialismo no continente.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.




5-"Atravessamos um dos momentos mais graves da vida do nosso povo. (...) é o sangue do povo, sem distinções de sexo ou de idade, de homens, mulheres e crianças, que corre nas ruas de nossas cidades e nos cárceres da reação e, denuncia as intenções sinistras do bando de assassinos, negocistas e traidores que hoje governa o país. É a guerra que nos bate às portas e ameaça a vida de nossos filhos e o futuro da nação. Sentimos em nossa própria carne, através do terror fascista, como avançam os imperialistas norte-americanos no caminho do crime, dos preparativos febris para a guerra, como passam eles à agressão aberta e à intervenção armada contra os povos que lutam pelo progresso e a independência nacional. E é por meio do terror fascista, procurando criar um clima de guerra civil, que o governo de traição nacional de Dutra quer levar o país à guerra e fazer de nossa juventude carne de canhão para as aventuras bestiais de Truman." (PRESTES, Luís Carlos. "Manifesto". Agosto de 1950).

Há cinqüenta anos, o Partido Comunista do Brasil (PCB) emitia um documento de caráter radical assinado por seu Secretário Geral. Nele o Partido manifestava toda sua apreensão em relação à situação política internacional (Guerra Fria) e seus reflexos no Brasil.

Essas preocupações, segundo o documento, centravam-se, naquele momento:

a) no início da Guerra da Coréia, no risco de uma conflagração nuclear e na pressão norte-americana pela participação do Brasil no conflito contra a Coréia do Norte Socialista.

b) na defesa da União Soviética, enfraquecida, ao final da Segunda Guerra Mundial, e ameaçada de invasão pelos Estados Unidos da América (Plano Marshall).

c) no processo de descolonização africana a partir da perda de influência dos países imperialistas europeus e do surgimento de movimentos de independência com inspiração socialista.

d) na eclosão da Revolução Cubana e no conflito gerado com os grandes latifundiários norte-americanos prejudicados com a decretação de uma reforma agrária.

e) no início do envolvimento norte-americano no Vietnã e nos riscos de eclosão de uma guerra civil no Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas.



6-"Em setembro de 1973, apoiadas pelos Estados Unidos, as Forças Armadas deram um golpe militar e depuseram o presidente Salvador Allende, que morreu em combate na sede do governo, o palácio La Moneda, bombardeado por aviões da aeronáutica." ARRUDA, José Jobson de A. e PILETTI, Nelson. "Toda a História - História Geral e do Brasil". São Paulo: Ática, 2002, p. 413.

Com base no texto anterior, assinale a proposição CORRETA.

a) O texto refere-se ao golpe militar ocorrido na Argentina em 1973, quando os militares comandados pelo Gal. Jorge Rafael Videla assumiram o poder.

b) O palácio La Moneda , sede do governo peruano, foi construído durante a gestão do socialista Haya de la Torre.

c) Com a deposição de Salvador Allende por um golpe militar, o Chile passou a ser governado pelo populista Juan Domingo Perón, iniciando o período conhecido como "peronismo".

d) O golpe militar de 1973 depôs o governo de Salvador Allende, de tendência socialista, dando início a uma longa ditadura militar encabeçada pelo Gal. Augusto Pinochet. O apoio dos Estados Unidos ao golpe militar estava relacionado ao temor gerado pelas propostas de profundas reformas do governo Allende, com vistas à criação de uma sociedade socialista no Chile.

e) O golpe militar, mencionado no texto, foi a forma de os Estados Unidos evitarem que se instalasse no Chile um governo de radicais socialistas, conhecidos como "tupamaros" e liderados por Salvador Allende.




7- Leia o texto a seguir.

Tornava-se claro que toda a tecnologia em desenvolvimento na corrida pela conquista do espaço não seria só utilizada para viagens espaciais, ou em proveito da humanidade. Atrás do cenário da "odisséia do espaço", ocultavam-se fins bélicos. [...] os foguetes desenvolvidos poderiam servir tanto para transportar cargas pacíficas (satélites) como armas atômicas. O progresso da humanidade trazia consigo o princípio do fim. Um incidente internacional, ocorrido em 1962, é exemplar para demonstrar a permanente tensão vivida pelo mundo. (MILDER,Saul. "A conquista da lua". São Paulo: FTD, 1997.)

Assinale a alternativa que apresenta o incidente a que o texto se refere.

a) Invasão da Baía dos Porcos por castristas.

b) Argumento do Muro de Berlim.

c) A invasão da Hungria pela URSS.

d) O não-alinhamento da Iugoslávia.

e) A crise dos mísseis soviéticos em Cuba. 



8- Publicada em 1907, a charge representa de modo crítico as relações desiguais de poder entre Cuba e os Estados Unidos.



Das afirmativas a seguir, quais apresentam acontecimentos que expressam corretamente esta relação?

I - A Emenda Platt, imposta ao governo cubano em 1901, garantia aos Estados Unidos o direito de intervenção na política interna daquele país.

II - Após a Revolução Cubana, em 1959, o novo governo estatizou empresas estrangeiras, o que provocou a represália dos Estados Unidos por meio de medidas como o boicote à compra do açúcar cubano. III - Em 1961, exilados cubanos, com o apoio da CIA, tentaram derrubar o regime castrista invadindo Cuba, no episódio conhecido como a Invasão da Baía dos Porcos.

IV - O governo revolucionário cubano, a despeito das pressões norte-americanas, conseguiu manter Cuba como membro da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Estão corretas: a) Somente as afirmativas II e III.

b) Somente as afirmativas I, II, III.

c) Somente as afirmativas I e IV.

d) Somente as afirmativas I, II e IV.

e) Todas as afirmativas.


9- As décadas de 1960 e de 1970, na América Latina, foram marcadas por ditaduras civis e militares. A nova ordem política legitimava-se em nome dos princípios da Doutrina de Segurança Nacional que, sob inspiração norte americana, defendia;

a) a organização de políticas econômicas nacionalistas como forma de barrar o avanço do internacionalismo soviético.

b) a elaboração de políticas de integração continental inspirada na política desenvolvimentista empreendida no Brasil no período de 1950 a 1970.

c) a união entre burguesia nacional e as Forças Armadas latino-americanas contra os interesses tradicionais das elites agrárias.

d) a articulação política entre os governos do continente americano, no intuito de prepará-los para o combate ao comunismo.

e) o direito de sindicatos, associações e partidos políticos de se organizarem a favor dos interesses nacionais, no combate às ideias antidemocráticas. 



10-Dentro das diferentes etapas de desenvolvimento do capitalismo, é importante ressaltar algumas correlações entre o capitalismo comercial, industrial e financeiro, destacando-se também o mercantilismo, imperialismo, liberalismo e neoliberalismo. Nessa perspectiva correlacione e responda a ordem correta dos itens:

A. Capitalismo Comercial

B. Capitalismo Industrial

C. Capitalismo Financeiro

D. Capitalismo Imperialista

E. Capitalismo Neoliberal

(   ) Carbonífera, têxtil, naval, e siderúrgica; petrolífera, elétrica, química e de motores foram as bases para a consolidação do capitalismo.

(   ) Etapa em que o capitalismo se globalizou e passou por profundas crises econômicas, apelando para uma acomodação pautada na descapitalização dos estados e em uma profunda abertura da economia mundial.

(   ) Expansão marítima europeia, o mercantilismo colonial e acumulação primitiva de capital.

(   ) Característico do século XX, com as grandes guerras mundiais, surgimento de oligopólios, monopólios, grandes multinacionais, instituições financeiras mundiais.

(   ) O mundo era controlado pelas metrópoles europeias que estabeleceram colônias de exploração em todo o mundo, tendo a Grã-Bretanha como maior potência da época.

A ordem correta dos itens é:

A) B, D, E, A, C;

B) B, E, A, C, D;

C) A, B, C, D, E;

D) E, A, B, D, C;

E) B, E, A, D, C.

11- Qual das seguintes afirmações explica, sucintamente, o fim da URSS?

a) O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denúncias de Kruchev no XX Congresso do Partido.

b) O regime deixou de ser sustentado pelo Exército, adversário tradicional do Partido Comunista.

c) A vitória militar dos EUA na Guerra Fria tornou inviável a manutenção do regime.

d) O colapso do regime deveu-se à crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev.

e) Os líderes soviéticos abandonaram a crença no socialismo e decidiram transformar a URSS em um país capitalista.



12- A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:

 a) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP;

b) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo;

c) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes;

d) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.

e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.



13-"Uma terceira guerra mundial não é impossível, e sobretudo por causas todas muito más, todas mal pensadas", afirma Jean-Paul Sartre em sua última entrevista (1980). Tal receio liga-se às tensões vividas nas décadas de 1960/70, as quais abalaram a tênue paz mundial e evidenciaram os profundos desequilíbrios sociais.

Sobre esse período, é correto afirmar que, exceto:

a) O cenário político europeu dos anos 60 foi marcado pelo movimento estudantil francês de maio de 1968, que influenciou vários movimentos mundo à fora, como por exemplo a passeata dos 100 mil no Brasil contra o governo Costa e Silva.

b) A Europa foi abalada pela invasão da Tchecoslováquia por parte das tropas do Pacto de Varsóvia, que puseram fim à "Primavera de Praga" e impediram que aquele país abandonasse os trilhos do comunismo.

c) A criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, que aprofundou a divisão da Europa em dois grandes blocos antagônicos, ocorreu nesse período.

d) O cenário norte-americano, por sua vez, foi marcado pelas reações públicas à política de Lyndon Johnson e de Richard Nixon no Vietnã, sobretudo em decorrência da desastrosa campanha militar no Sudeste asiático. Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América atingiram seu auge, e o movimento negro pela defesa da cidadania perdeu seu principal líder, Martin Luther King, assassinado em 1968.

e) A América Latina foi assolada por uma série de golpes militares. No Chile, por exemplo, o presidente Salvador Allende foi deposto pelo golpe comandado pelo general Augusto Pinochet, que, de modo violento, acabou com as liberdades democráticas.



14- Leia o trecho do discurso a seguir.

"Que toda nação saiba... que pagaremos qualquer preço, suportaremos qualquer fardo, enfrentaremos qualquer privação, apoiaremos qualquer amigo, obstaremos qualquer inimigo, para assegurar a sobrevivência e o triunfo da liberdade." John F. Kennedy, Discurso de Posse. Citado por NEVINS, A. e COMMAGER, H.S. "Breve História dos Estados Unidos", S.P.: Alfa-Omega, 1986, p. 591.

Baseando-se na citação e na política externa do governo norte-americano na década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA.

a) No início do governo Kennedy, ocorreram intervenções e conflitos envolvendo Cuba e União Soviética. Os Estados Unidos apoiaram a invasão da Baía dos Porcos, promoveram o bloqueio naval e aéreo à ilha e exigiram a retirada dos foguetes soviéticos instalados em Cuba.

b) Ao enfatizar a aplicação do Plano Marshall e da Doutrina Truman, o governo Kennedy foi marcado pelas negociações com a União Soviética e a China, que objetivaram solucionar os conflitos envolvendo a Coréia e o Vietnã e evitaram a expansão do comunismo na Ásia.

c) Em relação à América Latina, o governo norte-americano formulou a Aliança para o Progresso, cuja proposta era conceder ajuda e financiamentos para o desenvolvimento econômico, a fim de evitar o crescimento da influência comunista sobre as populações latino-americanas.

d) O governo norte-americano organizou iniciativas de treinamento das forças armadas e dos serviços de repressão da América Latina, a fim de reprimir manifestações populares e opositores aos governos favoráveis à influência norte-americana.

e) O medo da propagação da Revolução Socialista Cubana pela América Latina e a Crise dos Mísseis de 1962, colocaram parte da população conservadora contra o governo Kennedy.



15- Em 2004 morreu o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, um dos protagonistas do fim da Guerra Fria. Profundamente anticomunista, Reagan, que governou entre 1981 e 1988, promoveu ações polêmicas, entre as quais:

I- o combate ao regime de esquerda da Nicarágua, com a autorização de uma operação ilegal para o financiamento de grupos rebeldes com recursos obtidos da venda ilícita de armas ao Irã (Irã-Contras);

II- a realimentação da corrida armamentista, que obrigou a URSS a elevar os gastos com a Defesa em detrimento de outros setores, levando-a à ruína e, consequentemente, à implosão do comunismo naquele país;

III- a invasão da ilha de Granada para depor um governo de esquerda legalmente eleito.

IV- a retirada das tropas norte-americanas do Vietnã, ante o fracasso das operações militares naquela região, fato que acabou consolidando a vitória do Vietnã do Norte e a posterior unificação do país;

V- financiamento de Saddam Hussein na guerra contra o Irã e de Osama Bin Laden na luta contra a ocupação soviética do Afeganistão.

Está CORRETO o afirmado em

a) I, II, III, IV e V

b) I, II, III e V

c) II, III e IV apenas

d) III, IV e V apenas

e) IV e V apenas




  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal