Profº Alesson Belo



Baixar 12,59 Kb.
Encontro10.10.2018
Tamanho12,59 Kb.

LUTAS
Profº Alesson Belo

CONCEITO

São disputas em que os oponentes se utilizam de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão, de uma área de combate, caracterizando-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade para o desenvolvimento de ações de ataque e defesa (PCN’s 1998).

HISTÓRICO

A origem das lutas continua sendo uma incógnita, mas o homem primitivo já lutava para sobreviver, caçar e garantir seu espaço. Observamos o seu aparecimento em diversas nações no mundo e com diversos objetivos, os gregos tinham uma forma de lutar, conhecida como “pancrácio”, modalidade presente nos primeiros jogos olímpicos da era antiga.

Em Roma os gladiadores eram escravos de terras conquistadas e que participavam de torneios de luta que serviam de entretenimento para os Imperadores de Roma. Já naquela época, faziam o uso de técnicas de luta a dois.

Na Índia e na China, surgiram os primeiros indícios de formas organizadas de combate, informações relatam que os sistemas de lutas chegaram à China e à Índia, no século V a.C. Muitos artistas marciais consideram a China como o berço desta cultura. Países europeus após o século XIV começaram suas expansões e descobertas de territórios, tendo contato com a cultura de outros países, assim conseguiram trazer desses locais descobertos alguns tipos de lutas, onde reproduziram as mesmas no seu continente e em alguns casos adaptaram técnicas que que pudessem sem melhoradas.

CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS

Quando vamos falar em classificação das lutas podemos dividi-las em lutas de corpo a corpo e lutas de distância.

As lutas de corpo a corpo o contato corporal é mais prolongado, utilizando técnicas de desequilíbrio, projeções, imobilizações e torções, além de outros. Como exemplos podemos citar: Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Greco –Romana e Ai-ki-Dô.

Nas lutas de distância, o contato corporal é mais breve, podendo até mesmo não existir contato, utilizam técnicas de contusão, socos, chutes, joelhadas e outros. Como exemplos podemos destacar: Capoeira, karatê, Kung-Fu, Esgrima, Boxe, Taekwondo.

FUNDAMENTOS

Os fundamentos são práticas que auxiliam no desenvolvimento das lutas tanto de corpo a corpo quanto as de distância

Fundamento

Características

Agarrar

Conseguir pegar, prender, deter, segurar com força

Derrubar

Deixar ou fazer cair

Cair

Tombar, descer sobre a terra

Desequilibrar

Desestabilizar, perder o equilíbrio

Imobilizar

Impedir de mover-se, prender

Bater

Dar pancadas ou golpes

Defender

Proteger-se ou resguadar-se contra um ataque

Esquivar

Desviar o corpo para evitar um golpe

LUTAS NA ESCOLA

Quando trabalhamos com o conteúdo lutas nas aulas de educação física, buscamos trabalhar com a cultura corporal dos alunos, levando os mesmos a novas experiências corporais, portanto o objetivo não é formar lutadores.

Para isso são utilizados os jogos de lutas como forma de pedagógica de trabalhar este conteúdo. Como exemplos temos jogos de imobilizar, de conquista de objetos e de desequilíbrio.



Com o ensino das lutas, também podem aparecer alguns problemas como o estimulo a violência e como conseqüência disso a formação de gangues.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal