Processo de Ingresso – 2015 Palavra da Diretoria



Baixar 216,46 Kb.
Encontro02.09.2018
Tamanho216,46 Kb.

Processo de Ingresso – 2015
Palavra da Diretoria
Prezado/a Estudante e Prezada Família,
Muito obrigado pelo interesse em conhecer mais de perto o Colégio São Luís! É com muita alegria que acolhemos o seu interesse por uma educação de qualidade, razão pela qual dedicamo-nos a formar homens e mulheres com e para os demais há 147 anos. Venham fazer parte desta história!
Estas páginas descortinam muitos horizontes fascinantes de conhecimento! No Colégio São Luís buscamos a excelência, oferecendo as melhores condições para que todos se encantem pela aventura do aprender. Trata-se de habilidades e competências, conceitos e valores importantes para quem leva a sério a missão de estudar.
Acima de tudo, apostamos na formação integral de pessoas que querem aprender para ajudar a transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para todos. Uma sólida preparação intelectual só alcança a excelência quando acompanhada de uma atitude de sentir, saborear internamente e dar sentido a tudo aquilo que se estuda. Este é um dos pilares da Pedagogia Inaciana. *
Desde já, boas-vindas a todos! Obrigado também a todos os membros da comunidade educativa que trabalham com dedicação para que este dia aconteça!
Pe. Eduardo Henriques, SJ – Diretor-Geral
*Santo Inácio de Loyola (1491-1556) é fundador da Ordem dos Jesuítas: a Companhia de Jesus.

Manual do Futuro Aluno 2015
ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS
Os candidatos deverão apresentar-se na data marcada:


  • no mínimo com 15 minutos de antecedência;

  • acompanhados dos pais ou responsáveis;

  • munidos do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, de declaração de estar cursando a Pré-Escola (para candidatos ao 1.º ano do Ensino Fundamental) e do último boletim escolar (indispensável para a autorização de matrícula para alunos a partir do 2.º ano do Ensino Fundamental).

O Processo de Ingresso de Novos Alunos do CSL levará em conta o número de vagas disponíveis, a condição de adaptação do aluno à escola e o trabalho desenvolvido na série, priorizando o atendimento a irmãos de alunos já matriculados, filhos de ex-alunos e a ordem de chegada dos candidatos, desde que inscritos até as datas predeterminadas.



EDUCAÇÃO INFANTIL
O futuro aluno participará de uma vivência em atividades lúdico-pedagógicas no Espaço da Educação Infantil, com o objetivo de se verificar o estágio de desenvolvimento da criança e se suas atitudes são adequadas à faixa etária.
Maternal I / II

Serão realizadas atividades lúdico-pedagógicas para se observar a criança:



  • nas suas interações com os adultos e com outras crianças;

  • no seu domínio da habilidade motora de andar autonomamente.

Será necessária a presença do pai e/ou responsável para acompanhá-la nessa atividade.


Pré I

Serão realizadas atividades lúdico-pedagógicas no Espaço da Educação Infantil, para observar se a criança é capaz de:




  • experimentar diferentes formas de brincar;

  • interagir com as crianças e com os adultos;

  • utilizar a linguagem verbal como meio de comunicação nas experiências com objetos e pessoas;

  • apresentar habilidades de percepção visual, auditiva, espacial e motora.

Será necessária a presença do pai e/ou responsável para acompanhá-la nessa atividade.



Pré II

Serão realizadas atividades lúdico-pedagógicas no Espaço da Educação Infantil, para observar se a criança é capaz de:




  • diferenciar letras de números;

  • identificar e escrever o próprio nome;

  • compor e decompor figuras;

  • realizar leitura de imagens;

  • apresentar-se no nível pré-silábico II, ou seja, quando a criança já consegue diferenciar o desenho da escrita e perceber que é preciso uma quantidade mínima de letras para que alguma palavra seja escrita e que há variação de caracteres dentro da palavra. A leitura da palavra é global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Ex.: IRAPO (gato).



ENSINO FUNDAMENTAL
1.º ano
Linguagem oral e escrita

Será realizada uma atividade lúdico-pedagógica para se verificar as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção da aquisição da leitura e da escrita. Espera-se, nesse período do ano, que os candidatos estejam no nível silábico, ou seja, que já compreendam a escrita como representação da fala, associando a cada letra a representação de uma sílaba, com ou sem valor sonoro convencional. Ex.: EADO (brigadeiro), CRO (cavalo). Serão verificados ainda o estágio de desenvolvimento da criança e se suas atitudes são adequadas à faixa etária.



2.º ano
Linguagem oral e escrita

Nesta série, espera-se que o candidato escreva alfabeticamente (nível da escrita que se caracteriza pela correspondência entre letra e fonema), mesmo que a ortografia não seja convencional (Galina para galinha/caza para casa), e realize leitura compreendendo o conteúdo global do texto.



3.º ano
Espera-se que as crianças sejam capazes de:
Português:

  • ler e interpretar textos narrativos.

  • produzir textos de autoria, utilizando os recursos da linguagem escrita: uso correto de letra maiúscula e pontuação adequada.

  • realizar listagens, ordenando palavras em ordem alfabética.


Matemática:

  • utilizar o sistema de numeração decimal ao ler, escrever, ordenar e comparar quantidades até centena.

  • usar técnicas convencionais de adição e subtração até 99.

  • resolver situações-problema, utilizando estratégias pessoais de cálculo ou operações convencionais.

4.º ano
Espera-se que as crianças sejam capazes de:
Português:

  • ler e interpretar textos literários.

  • produzir textos de autoria, utilizando os recursos da linguagem escrita: uso de letra maiúscula, pontuação, separação de sílabas, concordância entre gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) do substantivo e do adjetivo.


Matemática:

  • utilizar o sistema de numeração decimal ao ler, escrever, ordenar e comparar quantidades até unidade de milhar.

  • realizar operações convencionais de adição, subtração, multiplicação e divisão exata.

  • resolver situações-problema, utilizando estratégias pessoais de cálculo ou operações convencionais.



5.º ano
Espera-se que as crianças sejam capazes de:
Português:

  • ler e interpretar textos literários.

  • produzir textos de autoria, utilizando os recursos da linguagem escrita: uso de letra maiúscula, pontuação, separação de sílabas, concordância entre gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) do substantivo e do adjetivo.

  • localizar, em trechos de textos, substantivos, pronomes e artigos.


Matemática:

  • utilizar o sistema de numeração decimal ao ler, escrever, ordenar e comparar quantidades até centena de milhar.

  • realizar operações convencionais de adição, subtração, multiplicação e divisão exata e não exata.

  • resolver problemas, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.



6.º ano – Ensino Fundamental
Português:

Leitura, interpretação e produção de texto. Ordem alfabética. Frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Acentuação. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, pronome, artigo, adjetivo e verbo (reconhecimento e aplicação). Variantes linguísticas.


Matemática:

Sistema de numeração decimal. Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Fração: representação, nomenclatura e leitura. Frações equivalentes. Fração de uma quantidade. Números decimais e seu significado.



7.º ano – Ensino Fundamental
Português:

Leitura, interpretação e produção de texto. Elementos estruturais do gênero narrativo (foco narrativo, tipo de narrador, personagens, tempo, espaço, enredo) e do gênero poético. Conhecimentos gramaticais de classes de palavras variáveis: artigo, substantivo, adjetivo, pronome e verbo, através da identificação, da classificação e do emprego adequado ao texto.


Matemática:

Números naturais e racionais absolutos (frações e números decimais): conceitos, operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada exata), expressões numéricas e problemas. Porcentagem. Geometria: figuras geométricas espaciais e planas (polígonos); medidas de comprimento, área e volume; ponto, reta, semirreta, segmento de reta, e ângulos. Interpretação de gráficos (setores, barras verticais e horizontais) e tabelas simples.



8.º ano – Ensino Fundamental
Português:

Leitura, interpretação e produção de texto. Estudos de texto: narrativo e poético. Conhecimentos gramaticais: uso dos recursos da expressão escrita aplicados à interpretação e produção de texto; morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis (advérbio, preposição, interjeição): conceitos, identificação, classificação e emprego; emprego dos pronomes oblíquos; sintaxe: frase, oração e período; termos essenciais da oração: sujeito (simples, composto, oculto e inexistente) e predicado (verbal e nominal); uso da vírgula; modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.


Matemática:

Números inteiros e racionais: operações e problemas. Equações do 1.º grau: resolução e problemas. Razões e proporções. Medidas de ângulos, classificação e relações entre ângulos, propriedades dos ângulos opostos pelo vértice, área de quadrado e área de retângulo, medidas de comprimento, área e volume. Interpretação de gráficos de barras e linhas com números inteiros e racionais, porcentagem em gráficos e tabelas, média aritmética.



9.º ano – Ensino Fundamental
Português:

Leitura, interpretação e produção de texto (crônica narrativa, resumo, texto de opinião e publicitário, parágrafo descritivo, construção de personagens na narrativa com características físicas e psicológicas). Predicado verbal. Complementos verbais: objeto direto e objeto indireto. Adjunto adverbial (novas circunstâncias – companhia, meio, instrumento e causa); aposto. Sujeito indeterminado. Complemento nominal. Vocativo. Vozes verbais. Regência verbal dos verbos assistir, visar, agradar, lembrar, esquecer, namorar, chegar, ir, preferir, obedecer, responder, pagar, perdoar. Primeiras noções de regência nominal. Textos subjetivos e objetivos, metáforas, elementos de coesão. Crase. Uso de mal e mau.



Matemática:

Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Fatoração. Frações algébricas. Sistemas de equações do 1.º grau. Equações fracionárias. Geometria: retas paralelas e transversais. Triângulos: classificação, propriedades dos triângulos isósceles e equilátero e casos de congruências. Quadriláteros. Porcentagem. Interpretação de tabelas, frequência absoluta e relativa. Gráficos de barras e linhas. Gráfico de colunas múltiplas. Gráficos de setores. Média aritmética.



ENSINO MÉDIO
As sondagens acadêmicas têm por objetivos principais:
Em Português:

  • avaliar a capacidade de ler, compreender, interpretar e produzir criticamente textos literários e não literários adequados às diferentes faixas etárias dos candidatos;

  • avaliar a formação que os candidatos trazem dos graus anteriores de escolaridade.


Em Matemática:

  • avaliar a capacidade de resolver situações-problema fundamentada nos diferentes raciocínios: dedutivo, indutivo e por analogia;

  • avaliar a formação que o candidato traz dos graus anteriores de escolaridade.



1.ª série – Ensino Médio
Português:

Leitura, interpretação e produção de texto. Conhecimentos gramaticais: uso dos recursos da expressão escrita aplicados à interpretação e produção de texto; estruturas sintáticas (período composto por coordenação e subordinação, orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas): identificação e classificação aplicadas à interpretação e elaboração de textos; figuras de linguagem.


Matemática:

Potenciação: propriedades, notação científica e operações. Resolução de problemas aplicados. Radiciação: raízes quadradas, cúbicas, etc.: propriedades, fatoração, simplificação e operações. Racionalização de denominadores. Casos de fatoração e de produtos notáveis aplicados aos exercícios com potências e radicais (raízes) Resolução de problemas aplicados. Equações do 2ºgrau: completas (fórmula de Bhaskara) e incompletas (com b=0 ou c=0). Sistemas de equações do 2ºgrau com resolução de problemas. Teorema de Tales e a proporcionalidade: razão entre segmentos, feixe de paralelas cortadas por transversais. Semelhança de figuras planas e de triângulos. Relações métricas nos triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras. Trigonometria no triângulo retângulo. Problemas envolvendo perímetros e áreas de figuras planas: triângulos e quadriláteros. Tratamento da Informação: Estatística: análise e interpretação de gráficos de linhas, de barras, de colunas, de setores circulares e análise e interpretação de tabelas. Medidas de tendência central: média, moda e mediana na resolução de problemas utilizando gráficos ou tabelas.



2.ª série – Ensino Médio
Português:

Leitura, interpretação e produção de texto. Conhecimentos gramaticais: ortografia e acentuação; estrutura e formação de palavras; classe de palavras; pontuação. Estudos do texto: funções de linguagem; estilística; variedades linguísticas; coerência e coesão; texto literário e texto não literário; elementos estruturais dos textos poético, narrativo, argumentativo (publicitário e dissertativo); interdiscursividade. Literatura: linguagem denotativa e conotativa; conceito de arte e de literatura e quadro a seguir:





Matemática:

Conjuntos e conjuntos numéricos. Funções: conceito; função do 1.º grau; função do 2.º grau; função exponencial e função logarítmica. Trigonometria no triângulo retângulo. Lei dos senos e lei dos cossenos. Geometria plana.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal