Presença de palestrantes franceses na 59° Feira do Livro Novembro de 2013 59° Feira do Livro de Porto Alegre



Baixar 163,99 Kb.
Encontro03.07.2017
Tamanho163,99 Kb.


Presença de palestrantes franceses na 59° Feira do Livro

Novembro de 2013

59° Feira do Livro de Porto Alegre

Um autor de literatura policial, um sociólogo estudioso do analfabetismo funcional e um profissional da rede de bibliotecas da cidade de Nantes participarão da 59° Feira do Livro de Porto Alegre.

Na sexta-feira, 1° de novembro, das 10 às 11h, o sociólogo Bernard Lahire irá realizar a palestra central do seminário “O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade”. Bernard Lahire é professor da École Normale Supérieure de Lyon e Diretor do grupo de pesquisa “ Dispositions, pouvoirs, cultures, socialisations” do centro Max-Weber. Pesquisa questões sobre sucesso escolar dos alunos oriundos dos meios populares, as diferentes maneiras de estudar no ensino superior, a história do problema social chamado “illetrisme”, as práticas culturais dos franceses, e as condições de vida e de criação dos artistas.

Na sexta-feira, 1° de novembro, as 16h30 às 18h30, uma representante da rede de bibliotecas da cidade de Nantes (França) integrará a Mesa redonda. Trata-se de Agnès Marcetteau, dir. da Biblioteca de e do Museu Jules Verne de Nantes. A mesma irá ministrar uma palestra sobre a obra de Jules Verne.

A Feira também contará com a participação do autor de literatura policial, Alexis Aubenque, que lançará seu livro “Sete dias em River Falls” no selo Vertigo, do Grupo Autêntica.

Alexis Aubenque nasceu em Montpellier, no sul da França, dia 23 de dezembro de 1970. Depois de um mestrado em ciência econômica, ele resolve mudar radicalmente de atividade e comença a escrever.


Apaixonado pela literatura, ele exerça a atividade de livreiro durante quase dez anos e publica paralelamente romances de ficção científica : "La chute des mondes" lançado pela Pocket, assim como a nanologia "L’empire des étoiles" lançada pela Fleuve Noir. Mudando de universo criativo, ele se torna em 2008 em direção do thriller e publica pela Calmann-Levy a aclamada trilogia River Falls, cujo o segundo opus ganha o prêmio "Prix Polar de Cognac" em 2009.

Em 2011 ele lança "Charité bien ordonnée" o primeiro volume da sua nova série "Nuits Noires à Seattle". Sequência de River Falls desta vez ambientada em Seattle, reencontramos com prazer o seu heroi, o detetive Mike Logan.



A 59° Feira do Livro de Porto Alegre recebe o apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre, do Bureau du Livre da Embaixada da França e do Consulado Geral da França em SP.

Mais informações:

Entre em contato com Paul Barascut, Assessor de Comunicação da AFPOA, no (51)3222.6070, no (51) 9114.0688 ou por email: comunicacao@afpoa.com.br


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal