«Preparai o caminho do Senhor»



Baixar 12,69 Kb.
Encontro20.08.2017
Tamanho12,69 Kb.
Ano C | Advento | Domingo II
Palavra

«Preparai o caminho do Senhor».


Itinerário para o Tempo de Advento

Fisionomia do Discípulo Missionário: Encontrar-se com Jesus Cristo.

Característica: Renovar-se interiormente.

Concretização: O caminho de Advento, já iniciado, sugere uma tónica de esperança, que faz olhar novos horizontes de vida que só Deus anuncia. Uma vez apontado o caminho, temos de nos dispor a percorrê-lo como oportunidade de mudança, de conversão, de renovação interior, para que o nosso encontro com Jesus Cristo seja efetivamente uma ocasião de abertura à glória, à beleza e à alegria da misericórdia de Deus. Assim, e dando continuidade à construção do presépio, nas igrejas e nas casas de cada família, vamos colocar o musgo à volta da árvore com luzes, delineando um caminho por entre o espaço verde.
Sugestão de cânticos 

Entrada - Povos que caminhais - J. Santos (IC, p. 96; NRMS 64) Aclamação ao Evangelho - Aleluia / Preparai o caminho do Senhor - F. Santos (NCT 35)

Santo - H. Faria (IC, p. 55; NRMS 103-104)

Comunhão - Preparai os caminhos do Senhor - M. Carneiro (IC, p. 97-98; NRMS 95-96) Final - Maria, fonte da esperança - M. Luís (NCT 53)


Elemento celebrativo a destacar

Para o momento de preparação penitencial, sugere-se a fórmula A (Confiteor Deo omnipotenti), rezada de joelhos, para que esta atitude corporal aponte para a disposição de trilhar um caminho renovado. Nas invocações cristológicas, sugere-se o Kyrie, eleison, preferencialmente cantado.


Eucologia

Orações próprias da Missa do Domingo II do Advento (Missal Romano, p. 110).

Prefácio do Advento I (Missal Romano, p. 453).

Oração Eucarística II (Missal Romano, pp. 524ss).


Oração universal

Irmãs e irmãos caríssimos: Peçamos ao Senhor que a voz de João Baptista desperte em nós o desejo de percorrer, com alegria, os caminhos de conversão e da vida em Cristo, dizendo, com humildade:



R. Vinde, Senhor Jesus.


  1. Pelo Papa Francisco, pelos bispos, presbíteros e diáconos, e por aqueles que nos caminhos deste mundo continuam a anunciar a vinda do Senhor, oremos.




  1. Por toda a Igreja, que em breve abrirá as portas do Ano Santo da Misericórdia, e pelos seus ministros e fiéis que continuam a ser portadores da mensagem de amor misericordioso de Deus para os que habitam as periferias, oremos.




  1. Pelos povos que não conhecem o Evangelho, pelos que reconhecem em Jesus o seu caminho e pelos homens e mulheres que lhe são fiéis, oremos.




  1. Por todos os que não têm lar nem pão, pelos pobres, oprimidos e despojados, e por aqueles que, em qualquer parte do mundo, são deportados, violentados ou suprimidos, oremos.




  1. Por todos os membros da nossa comunidade (paroquial), pelos que andam frios na fé, preocupados ou vacilantes e pelos que cantam as maravilhas do Senhor, oremos.

Senhor, nosso Deus,

que começastes em nós a boa obra

da conversão aos valores do Evangelho,

dai-nos a força e a coragem

de a prosseguirmos até ao fim, com alegria.

Por Cristo Senhor nosso.
Admonição final

Deus continua a conduzir o Seu povo na alegria, à luz da sua glória, com a misericórdia e a justiça que d’Ele procedem. A celebração que vivemos é testemunho deste anúncio feliz de um caminho que somos chamados a percorrer para nos aproximarmos desta proposta do nosso Deus. Confiantes e cheios de esperança na promessa do Senhor, abramo-nos à Sua bênção para nos dispormos a caminhar na alegria ao Seu encontro.


Bênção e envio

Bênção solene sobre o povo 6 (Missal Romano, p. 570).


Missão

Para sermos discípulos missionários, precisamos de nos encontrar com Jesus Cristo, o que implica uma renovação permanente. Para isso, vamos aproximar-nos de um sacerdote para fazermos a experiência da alegria do perdão e da misericórdia de Deus, celebrando o sacramento da reconciliação.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal