Pr. Ricardo Guimarães a geração da Arca! Cód. 17/2275 a geraçÃo que traz a arca



Baixar 76,68 Kb.
Encontro16.03.2018
Tamanho76,68 Kb.

Pr. Ricardo Guimarães A Geração da Arca! Cód.17/2275

A GERAÇÃO QUE TRAZ A ARCA

Êxodo 25.10-21

10 Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura.



11 De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor.

12 Fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado.

13 Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro;

14 meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca.

15 Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela.

16 E porás na arca o Testemunho, que eu te darei.

17 Farás também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio.

18 Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório;

19 um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.

20 Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.

21 Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.”

Introdução:  Depois de mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito, Deus usou Moises pra libertar o seu povo da escravidão.

O povo atravessou o mar vermelho em terra seca e começou a caminhada em direção a terra de Canaã, a terra da promessa.

Da saída do Egito até as margens do Jordão foram quarenta anos de peregrinação no deserto.

No deserto Deus deu para Moises  os dez mandamentos e junto com os 10 mandamentos, Deus deu as instruções para Moises construir o tabernáculo.



O tabernáculo era uma espécie de tenda ou barraca móvel. Era o templo totalmente desmontável.

A planta para construir o tabernáculo  com todos os seus utensílios foi dada por Deus para Moisés, que  teve a tarefa de comandou a sua construção:

Êxodo 25.9

Disse o Senhor a Moisés: Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.”


O tabernáculo foi criado única e exclusivamente para que Deus pudesse está no meio do seu povo, já que sempre foi o desejo de Deus.
No tabernáculo havia vários utensílios, são eles:

  • No Átrio exterior ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício.

  • No Santo Lugar ficava a mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso;

  • No Santos dos Santos ficava a arca da aliança.

Eu quero deixar de lado hoje os outros utensílios do tabernáculo e falar sobre a arca da aliança. Hoje, eu quero compartilhar sobre a geração da arca!

A arca é conhecida na Bíblia como: arca da aliança, arca do conserto, arca do Senhor....

A construção da arca foi comanda por Moises, mas a orientação de como ela deveria ser feita foi dada por Deus.

Em Ex 25:10-22 a Bíblia descreve como era a arca da aliança: uma caixa com tampa de madeira de acácia.

Ela tinha  com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e onze centímetros) e um côvado e meio de largura e altura (66,6 cm). 

Ela foi coberta com ouro puro por dentro e por fora, com uma bordadura de ouro ao redor.

 Por cima da arca sobre a sua tampa, foi esculpida uma peça em ouro, formada por dois querubins ajoelhados de frente um para o outro, cujas as asas esticadas para frente tocavam-se na extremidade, formando um arco, de modo defensor e protetor. Esta parte da arca era conhecida como propiciatório.

Para transportar a arca foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais da caixa da arca, por onde eram colocadas as varas de acácia recobertas de ouro.

E somente os levitas podiam transportar a arca em seus ombros através destes varais.


 Segundo Hb 9.4  dentro da arca foi colocado um vaso de ouro com Maná, a vara de Arão que floresceu  e as tábuas contendo os dez mandamentos.

  Estas três coisas representavam a aliança do Deus com o seu povo de Israel. Para o povo de Deus a Arca não era só uma representação, mas a própria presença de Deus.
A arca representa a presença de Deus no meio dos homens. Alguns textos bíblicos confirmam esta afirmação:

Quando, pois, a arca partia, dizia Moisés: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam.



E quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel.Nm 10:35,36

Quando a arca partia, Moisés dizia: "Levanta-te ó Deus..." e quando ela pousava, dizia: "Volta, ó Senhor..."
 Porque  a arca representava a presença de Deus, que estava entre os querubins, como ele mesmo dissera a Moisés.

No texto lido hoje de I Sm.4.21,22 quando os filisteus tomaram a arca, dizia-se em Israel: - Icabode - de Israel se foi a Glória!


Mas, a Arca da Aliança envolve quatro gerações. E essas quatro gerações trazem lições proféticas para os nossos dias de grande importância. 

Vejamos as quatro gerações que marcaram a história da arca no meio do povo de Deus.




F.T.: A primeira geração foi...

I - A GERAÇÃO DE ELI à A GERAÇÃO QUE PERDEU A ARCA:

    1. A primeira geração foi é a geração dos dias do sacerdote Eli. A geração de Eli, sacerdote em Israel, foi a geração que perdeu a posse da arca para os filisteus.

I Samuel 4.15-22

15 Era Eli da idade de noventa e oito anos; os seus olhos tinham cegado, e já não podia ver.



16 Disse o homem a Eli: Eu sou o que saí das fileiras e delas fugi hoje mesmo. Perguntou-lhe Eli: Que sucedeu, meu filho?

17 Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, houve grande morticínio entre o povo, e também os teus dois filhos, Hofni e Finéias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada.

18 Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.

19 Estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próximo o parto, ouvindo estas novas, de que a arca de Deus fora tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.

20 Ao expirar, disseram as mulheres que a assistiam: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso.

21 Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido.

22 E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.”
1.2. A arca conforme já foi dito simboliza a presença de Deus! A gloria de Deus no meio do seu povo. Porque então, a geração de Eli perdeu a arca do Senhor? Por que esta geração de Eli, consegui perder  algo tão precioso, tão valioso?

  • É por que a geração de Eli era a geração do sacerdócio infiel, indisciplinado que não corrigia os seus filhos.

Diz a bíblia sagrada que Hofni e Finéias eram filhos do sumo-sacerdote Eli, eles tinham função de sacerdotes na casa do Senhor, debaixo da cobertura espiritual do pai Eli, que era o sumo sacerdote da época. 

Mas, a Bíblia diz que  os dois irmãos cometeram  pecado diante do Senhor.  A lei de Moises em vigor naquela época dizia que se alguém trouxesse um animal para ser sacrificadoas melhores partes incluindo a gordura  deveriam ser queimadas para o Senhor.

Mas Hofni e Fineias através de seus servos vinham com um garfo de três pontas, quando o sacrifício estava sendo oferecido e metia o garfo e tudo que o garfo tirava eles tiravam para eles. 

Se alguém dizia para eles: espera queimar primeiro a gordura, depois pegue o que vocês quiserem, eles apelavam e diziam: não! Se vocês me derem tomaremos a força.

A Bíblia diz que grande era o pecado de Hofni e Fineias por que eles desprezavam a oferta do Senhor. 

I Samuel 2.12-17

12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR;



13 pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão;

14 e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló.

15 Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua.

16 Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força.

17 Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR.”
Para piorar a situação Hofni e Fineias se deitavam com as mulheres que serviam à porta do templo. 

Eles  estavam cometendo o pecado do adultério e da prostituição e isso durante o serviço do culto a Deus. 

I Samuel 12.22

Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação.”




  • Que  Geração perversa! A geração de Eli era a do sacerdócio infiel; o pior era que Eli não disciplinava seus filhos.

Ele sabia o que eles estavam fazendo, mas não tomou nenhuma atitude, pra mudar aquela situação. 

Foi por isso que esta geração perdeu a arca do Senhor, símbolo da presença e da gloria de Deus.

Houve uma guerra entre os filisteus e Israel, eles levaram a arca para o campo de batalha como se a arca fosse um amuleto da sorte.

Provavelmente eles pensaram: - Nós estamos falhos diante de Deus, mas se arca esta conosco então, a presença dele esta também e nos vamos vencer o inimigo.

Eles pegaram algo sagrado, que simbolizava a presença de Deus e transformaram em um objeto de superstição.

Só que não adiantou nada! Os filisteus derrotaram os israelitas, mataram Hofni e Fineias e ainda roubaram a arca da aliança.

Eli como já era idoso tinha ficado em casa esperando a noticia da batalha, o coração temeroso por causa dos filhos e principalmente por causa da arca que estava no campo de batalha.

Eli tinha 98 anos de idade e já estava cego, quando recebeu a noticia da morte dos seus filhos, ele se assustou e perguntou sobre a arca de Deus.

Quando disseram para ele que a arca havia sido tomada pelos inimigos, ele caiu para trás bateu a cabeça e morreu. 

A mulher de Fineias estava grávida, próximo dos dias do parto, quando recebeu a noticia de que seu marido e seu cunhado morreram na batalha, seu sogro morreu de susto e a arca de Deus tomada;

Ela entrou em trabalho de parto, e com muito sofrimento deu a luz a um menino, mas morreu quando a criança nascia.

Antes de morrer ela colocou o nome de seu filho de Icabô e disse: foi-se a gloria de Israel, porque a arca do Senhor foi tomada.

A arca símbolo da presença da presença de Deus foi levada pelos inimigos, a glória daquela geração foi levada.


  • Infelizmente existe muitos que fazem parte da geração de Eli: a geração que perdeu a glória de Deus.

  • É uma geração que não sente mais a presença de Deus, que não glorifica a Deus, que não recebe batismo com Espírito Santo, que tornou comum as coisas sagradas.

Ilust.:

Devemos ter cuidado com os humoristas cristãos e não cristãos que fazem brincadeiras com a Palavra de Deus, com os dons espirituais, com o Senhor Jesus e com o próprio Deus.

Porque você fica vendo os vídeos e depois perde o temor de Deus!

  • E muitos há que já perderam a arca e nem sabem!

  • Uma geração que não tem profecias, revelações, dons espirituais, a glória de Deus se foi!

  • Que o Senhor nos livre de fazer parte dessa geração de Eli, que perde a presença de Deus e morre distante da comunhão do Senhor!

  • Podemos perder amigos, relacionamentos, podemos perder posição, mas nào podemos perder a glória do Senhor!


F.T.: A segunda geração foi...

II- A GERAÇÃO DE SAUL QUE GOVERNA SER ARCA:

Se a geração de Eli é a geração que perdeu a arca, a geração de Saul é a geração marcada pela ausência da arca.

Se você prestar atenção na historia do primeiro rei de Israel, Saul, você verá que quando Saul começou a governar a arca da aliança já havia sido levada para Quiriate-Jearim(I Sm.7.1,2 e I Sm. 10.24)

Saul deveria fazer o que Davi fez. Assim quem ele começou a reinar ele deveria ter mandado buscar a Arca e levado para Jerusalém. Mas Saul começa o seu reinado como se nada estivesse acontecendo.

A geração de Saul é marcada pela ausência da Arca, e  arca simboliza a presença de Deus.

Mesmo assim Saul continua reinando sem nenhum projeto ou interesse de recuperar a arca, símbolo da glória de Israel.



  • Pior do que perder a arca e governar sem a arca!

  •  Pior do que perdera presença de Deus é viver sem se preocupara em trazer de volta a presença de Deus.

Não se menciona na Bíblia nenhum momento em que durante os quarenta anos de governo de Saul ele tenha sentido pelo menos a falta da arca.

Saul governou sem arca, depois sem ouvir o profeta, depois sem a bênção de Deus.

Que o Senhor nos livre de um coração que não sente mais falta da presença de Deus. É bom lembrar que quando falamos presença, não estamos falando apenas do Senhor estar em determinado lugar, porque ele é onipresente. Estamos falando sobre a manifestação da presença do Senhor!


  • Deus está presente em todos os lugares, mas nem sempre sua presença é percebida. E nem sempre a sua presença se manifesta com poder e flui no ambiente!

  • Quando a igreja se reúne e começa a clamar há outro nível de manifestação da presença de Deus.

A geração de Saul, a geração que achava que não precisava da arca. Era do governo da vontade humana.

Todos nos sabemos que Saul foi um rei escolhido pela vontade humana; quando o povo disse para o profeta Samuel que queria ser como as outras nações.

As outras nações tinham reis, mas Israel era governado pelo próprio Deus, mas eles queria ser iguais as nações que não tinham Deus.

Samuel  ficou triste com aquele pedido do povo, se sentiu rejeitado por que eu como profeta e juiz era ele que liderava a nação. Mas Deus disse: “não se entristeça por que não rejeitaram a você, mas rejeitaram a mim.”

Foi ai que Deus deu Saul para ser rei sobre a nação de Israel, aliás o nome Saul significa pedido.

Sabe o que eu aprendo aqui? Quando nós não queremos a arca, a glória de Deus é porque nos queremos parecer com o mundo.

Aonde não tem a glória de Deus o povo se parece com o mundo, querem fazer as coisas que o mundo faz, pratica o que o mundo pratica,

Mas onde tem a arca, a presença de Deus manifesta, o povo não sente falta do mundo!


  • A insatisfação que muitos cristãos sentem e muitas vezes querem preencher no mundo seria suprida imediatamente se eles pudesse desfrutar da presença do Senhor!

  • Que o Senhor nos livre de viver sem a arca! Que o Senhor nos livre de acostumar a viver sem a manifestação do Senhor!


F.T.: A terceira geração foi...

III - A GERAÇÃO DE SAMUEL QUE RECLAMA A ARCA:

A primeira geração, a geração de Eli foi a geração que perdeu a arca, a segunda geração,  a geração de Saul foi a geração que achava que não precisava da arca.

A terceira geração foi a geração de Samuel que existiu entre as duas gerações, a geração de Eli  e a geração de Saul.

A geração de Samuel foi gerada nas trevas da geração de Eli e se manifestou, mas foi sufocada na geração de Saul. 



  • A geração de Samuel era a geração da voz profética, reclamando a volta da arca!

  • Deixa-me dize algo: Uma geração profética sempre nasce nas trevas do declínio. 

Deus sempre levanta os seus profetas em e meio as crises deste mundo;

  • Levantou Elias na crise espiritual promovida pela idolatria de acabe e Jezabel.

  • Levantou Jeremias para profetizar sobre o cativeiro.

  • Levantou Isaias pra profetizar a nação;

  • Levantou Samuel pra profetizar contra Eli e os seus filhos rebeldes

  • Levantou João batista pra preparar o caminho do Senhor

  • E Deus está levantando você nesse tempo, para manifestar a sua glória no meio da nossa geração!




  • É tempo de buscar a presença de Deus!




  • No meio das mais densas trevas o Senhor está conclamando os seus para liberar sobre eles a sua glória!




  • Os profetas de Deus são como um tipo especial de lírio que brota no meio da lama.




  • Essa geração é  como os relâmpagos que brilham mais quando a noite está mais escura!




  • Em meio a uma geração pecaminosa como a geração de Eli, em meio a uma geração incrédula como a de Saul, Deus esta levantando Samuel! 

Por várias vezes o profeta Samuel aconselhava Saul a buscar a Arca e foi rejeitado, rechaçado por este rei que reinava sem arca! Às vezes na hora do aperto Saul lembrava da arca. Mas passando o aperto ele desistia de busca-la!


I Samuel 14.18,19

18 Saul disse a Aías: Traze aqui a arca de Deus (porque, naquele dia, ela estava com os filhos de Israel).



19 Enquanto Saul falava ao sacerdote, o alvoroço que havia no arraial dos filisteus crescia mais e mais, pelo que disse Saul ao sacerdote: Desiste de trazer a arca.”


  • A minha pergunta é: Por que esse desinteresse de Saul por buscar a arca do senhor, algo que era símbolo da presença de Deus!

  • Como Saul conseguiu governar por quarenta anos sem a arca e nunca se preocupar e trazê-la de volta para Jerusalém!

  • Será que há pessoas em nossos dias que têm acostumado em viver uma vida cristã sem mas sentir, sem mais perceber a presença de Deus!

  • Oh! Que Deus nos livre de ser como Saul.

Nos dias de Saul a arca arca já estava em Quiriate Jearim, território da tribo de Judá. Era tão fácil trazê-la, mas não há real interesse de Saul na arca. 


Mesmo assim Samuel é a voz profética que denuncia a falta da arca e aponta caminhos para o retorno da mesma!

  • Tem que gente em nosso meio que percebe a ausência da arca e aponta: Precisamos de mais de Deus, precisamos de mais fogo, precisamos de mais manifestação.

  • A geração de Samuel é aquela que percebe quando o ambiente está frio e se levanta dizendo: Vamos trazer a arca do Senhor de volta!

  • Esta geração profética marca, assinala um começo de um novo tempo, de uma nova geração. 

  • Que sejamos contados entre aqueles que clamam pela arca do Senhor! Mas não podemos parar aí, tem algo mais que o Senhor espera de nós. Precisamos estar envolvidos no meio da quarta geração.

  • E quem é a quarta geração?



F.T.: A quarta geração é...

IV - A GERAÇÃO DE DAVI A GERAÇÃO QUE TRAZ A ARCA:

A geração de Davi é ungida para marcar o tempo do retorno da arca. Davi é escolhido entre seus irmãos o menor deles,  escolhido para fazer história na sua geração. 

Deus está levantando nestes últimos dias os mais novos, os menores, para receber unção e trazer de volta a arca, a presença de Deus.

A geração que traz a arca símbolo da presença de Deus tem algumas características iguais a de Davi.



  1. É uma geração intensa: O suspiro de Davi fala do seu intenso desejo. “Oh como virá a mim a arca do Senhor?”

  • Você precisa ser intenso diante do Senhor!

  • Intensidade não é igual para todo mundo, mas ela precisa ter uma expressão prática, visível e perceptível!

  • Tem gente intensa que chora, tem gente intensa que pula, tem gente intensa que levanta a mão. E tem gente intensa que faz careta. Não podemos definir qual é a expressão, mas sabemos que precisa haver!

  • Onde não há intensidade o Senhor não se manifesta! Intensidade é coração aceso, é paixão, é coração aquecido!




  1. É uma geração de adoradores: Davi é salmista,  é tocador de harpa, Davi é adorador!

A geração que traz a arca é uma geração de adoradores que mantém constante esta comunhão com Deus.

  • Nos cultos e nossas células devem ter um momento de louvou que desemboque na adoração;

  • Precisamos voltar a cantar os cânticos espirituais!

  • É necessário saciar a necessidade do nosso espírito de adorar a Deus. Pois nós nos tornamos semelhantes àquele a quem adoramos.

  • Onde não há adoração, não há manifestação da presença de Deus!


c) É uma geração espontânea: Davi dançava e celebrava ao senhor. Ele não estava preocupado com o que as pessoas estavam pensando. Ele simplesmente celebrava a presença do Senhor.

  • Se nós ficarmos excessivamente preocupados com o que os outros vão pensar nós nos tornaremos muito formais e não vamos ter a manifestação do Senhor!

  • Quando o Espírito se manifestar disse Samuel a Samuel “faz o que o momento te pedir o Senhor será convosco.”




  1. É uma geração persistente: É uma geração  que ainda que erre na busca da Arca, não desiste. 

Lembra de Davi, no afã de buscar a arca, cometeu o erro de fazê-lo segundo modelos humanos e acabou vendo desastre,  Uzá morreu, por que tocou na arca.

  Mas  Davi não desistiu! Podemos até fracassar varias vezes em nossa busca por avivamento, esbarramos em interesses humanos, conflitos, mas não desistamos, o modelo de Deus será recuperado!

Davi  não desiste! Ele recupera o modelo de Deus. Davi passa três meses estudando com os sacerdotes como trazer a arca de volta, descobre princípios imperativos para o retorno da arca.

A arca deve vir sobre os ombros de levitas. Os levitas é uma tribo separada por Deus para o serviço sacerdotal.

Hoje nós somos sacerdotes do Senhor. Cada um de nós deve ter o encargo pela glória e pela presença do Senhor!
Assim Davi trouxe a arca de volta para Jerusalém! A presença estava de volta no seu lugar:


Conclusão: Eu quero encerrar dizendo o seguinte de qual geração você faz parte?

Da geração de Eli? Que perdeu a arca, perdeu a presença de Deus.

Da geração de Saul? Que acha que pode governar sem arca, acha que não precisa da presença de Deus.

Da geração de Samuel  que  reclama a falta da arca, que profetiza a volta da presença de Deus.

Ou você faz parte da geração de Davi, que traz de volta a arca, a geração de adoradores que trazem de volta a presença de Deus.

Uma geração sem a Arca não vai ter futuro,  Eli morreu com seus filhos Hofni e fineias, Saul suicidou-se no campo de batalha.

Samuel  morreu fiel a Deus tudo que ele falou se cumpriu.

Mas a geração de Davi tem um futuro, Deus disse, nunca mais se apagará a lâmpada na casa de Davi.



Que você possa ser a geração que tenha a Arca em sua vida!

001

Videirario

26/11/2017




















©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal