Plano de estudo de história 7º ano/ef professor: Geraldo Dias



Baixar 95,76 Kb.
Encontro21.01.2018
Tamanho95,76 Kb.

PLANO DE ESTUDO DE HISTÓRIA 7º ANO/EF

PROFESSOR: Geraldo Dias Equipe de TI (Recebido em: 31/05/17, 08h24; Postado no site em: 31/05/17, 16h00).

PÁGINAS DO LIVRO I: 65 a 98 - DATA DA PROVA: 07/06/2017
QUESTÃO 01

O renascimento assinala o florescimento de um longo processo anterior de produção, circulação e acumulação de recursos econômicos, desencadeado desde a Baixa Idade Media. São os excedentes dessa atividade crescente em progressão maciça que serão utilizados para financiar, manter e estimular uma ativação econômica. Surge assim a sociedade dos mercadores, organizada por princípios como a liberdade de iniciativas, a cobiça e a potencialidade do homem, compreendido como senhor todo-poderoso da natureza, destinado a dominá-la e submetê-la à sua vontade, substituindo-se no papel do próprio Criador.
Como o autor do texto vê o Renascimento cultural?


  1. Como forma de buscar elevar o ser humano a uma posição de grande destaque, valorizando suas capacidades e procurando colocá-lo no centro de todo o pensamento.

  2. Como possuidor de uma expressão ligada às áreas artísticas e culturais, impossibilitado de ser confundido com processos econômicos ou políticos.

  3. Como resultado de um desenvolvimento de caráter exclusivamente econômico, que gerou uma classe capaz de financiá-lo.

  4. Como uma proposta de valorização da religião cristã por colocar no centro de suas produções artísticas e filosóficas a figura do Criador.



QUESTÃO 02

No final da Idade Média a economia autossuficiente e o poder descentralizado típicos do feudalismo foram gradualmente substituídos por uma economia comercial e pelo poder centralizador dos soberanos, originando as monarquias nacionais centralizadas, para atender aos interesses dos reis e da burguesia em ascensão.
Dentre os fatores que influenciaram a centralização dessas monarquias está a (o)
A) ascensão da burguesia, classe que enriqueceu durante o feudalismo e passou a ocupar os cargos da nobreza, promovendo a centralização do governo.

B) combate à Peste Negra, dificuldades por parte dos nobres em combater as revoltas populares e os gastos com a Guerra dos Cem anos, o que enfraqueceu a nobreza.

C) oposição que a burguesia fazia ao poder real, pois não acreditavam na possibilidade de os reis apoiarem as atividades comerciais.

D) segurança e estabilidade que reinava na Europa feudal, não necessitando mais o isolamento da nobreza em seus próprios domínios.



QUESTÃO 03

É somente na minha pessoa que reside o poder soberano [...] é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; toda ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação, de que se pretende ousar fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente nas minhas mãos”.
Luís XIV, o rei Sol, foi de fato o grande símbolo do absolutismo monárquico europeu. Sua imagem tornou-se simbólica do período monárquico da era moderna
De acordo com o texto acima e a imagem do Monarca francês, em sua prática o rei Luís XIV
A) apoiava as decisões dos tribunais e daqueles que o regiam e respeitava a vontade dos políticos e do povo.

B) dava à população o direito de decisões, já que o governo só existia em função do povo que o escolheu.

C) delegava a si mesmo todo o caráter de existência do Estado e de todas as instituições que dele faziam parte.

D) ficava à disposição para que as decisões políticas fossem democraticamente discutidas no tribunal pelo povo.


QUESTÃO 04

O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo para o Antropocentrismo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.

É característica do Renascimento o


A) Antropocentrismo que, conforme o modelo clássico coloca o homem como centro do universo.

B) Heliocentrismo que determina a importância do Sol como girando em torno da Terra.

C) Iluminismo que propõe que um homem é um ser iluminado, portanto inteligente e racional.

D) Teocentrismo que determina que Deus é o centro do universo e responsável pela criação.


QUESTÃO 05

Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII).
Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que o Rei governava sozinho? Justifique a sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 06

Durante o Renascimento novas técnicas surgiram para representar a natureza com base no conhecimento científico do período. O objetivo era representar os objetos e os seres vivos fielmente.
Compare as imagens a seguir.

Pintura renascentista

Pintura do período medieval




Uma das características da pintura renascentista é:

A) Ausência de contrastes no uso das cores, criando uma ideia plana da paisagem.

B) Ausência de profundidade e vários planos, não apresentando a ideia de perspectiva.



C Presença de temas religiosos na maioria das obras e pouco semelhantes ao real.

D) Presença de imagens mais próximas da realidade e da ideia de perspectiva.
QUESTÃO 07

“O uso do termo "Renascimento" só é corrente a partir do século XIX, quando este passa a significar toda uma cultura desenvolvida entre os séculos XV e XVI e uma nova manifestação do pensamento oposta à da Idade Média e não como um simples movimento estilístico que conservava apenas distinções nas técnicas artísticas.” 
A denominação Renascimento para o movimento artístico cultural que marcou o início da Modernidade, só foi assim denominado no século XIX.
Explique por que alguns historiadores acreditam que este não seja um termo apropriado para o momento?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08

Onde e como surgiu o Movimento Renascentista?



____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal