Plano de disciplina



Baixar 173,54 Kb.
Página1/2
Encontro08.02.2017
Tamanho173,54 Kb.
  1   2











PLANO DE DISCIPLINA:

HISTÓRIA DO TEATRO E DA LITERATURA DRAMÁTICA B


CÓDIGO:

TEA30019


CURSO/DEPARTAMENTO:

Licenciatura em Teatro/Departamento de Artes



CARGA-HORÁRIA:

80h


PRÉ-REQUISITOS:

História do Teatro e da Literatura Dramática A.



CRÉDITOS:

4

PROFESSORES: Adailtom Alves Teixeira¹

VIGÊNCIA/PERÍODO:

2015-2

  • ¹Mestre em Artes – UNESP/SP (2012)

EMENTA

Estudo da história do teatro e da literatura dramática. O teatro romântico. O realismo. O naturalismo. O simbolismo. O expressionismo. Teatro do absurdo. Teatro no século XX. Modelos e tendências da dramaturgia moderna e contemporânea.




OBJETIVOS

Apresentar textos e contextos de abordagens da historiografia teatral pelas distintas épocas, formatos e inserções. Reflexão sobre o fenômeno teatral. O texto dramatúgico e o texto espetacular. Formas do texto teatral. Discussão crítica sobre espetáculos contemporâneos do ponto de vista da dramaturgia e da encenação.




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO




  1. Neoclassicismo;

  2. Drama burguês;

  3. O romantismo e o teatro;

  4. Realismo e naturalismo;

  5. Simbolismo;

  6. As vanguardas e o teatro;

  7. Teatro do absurdo;

  8. Mudanças na dramaturgia e na cena contemporânea.




ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

a) método: aulas teórico-expositivas, leituras em classe, discussões em classe, seminários, pesquisas orientadas;

b) recursos: sala de aula, lousa, biblioteca, pesquisa de campo, apresentações eletrônicas e acesso à internet.


AVALIAÇÃO

Avaliação: 1 apresentação de seminário, mais 1 trabalho escrito com valor 50 + 1 atividades práticas com valor 50. Nota final 50+50.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR

I – BÁSICA

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998.

MOUSSINAC, Léon. História do teatro. Lisboa: Bertrand, s.d.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_____. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SZONDI, Peter. Teoria del drama moderno/ Tentativa sobre lo tragico. Trad.: Javier Orduña. Bercelona: Ensaios/Destino, 1994.

II – COMPLEMENTAR
ASLAM, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BONFITO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

BRECHT, Bertolt. Escritos sobre teatro. Buenos Aires: Nueva Visión, 1967.

COSTA, Lígia; REMÉDIOS, Maria Ritzel. Histórico do gênero trágico desde o mundo grego até a época contemporânea. São Paulo: Ática, 1988. (Col. Fundamentos)

DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.



ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.


  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal