Plano de aula do estágio Turma: 1º ano do ensino médio Tempo de aula



Baixar 1,19 Mb.
Página1/5
Encontro19.11.2016
Tamanho1,19 Mb.
  1   2   3   4   5
Plano de aula do estágio

Turma: 1º ano do ensino médio

Tempo de aula: 1h30 (tempo trabalhado: 1h10)

Tema: Colonização espanhola

Objetivos:

- que os alunos saibam quais eram os principais povos que viviam na América espanhola antes da chegada dos espanhóis, e as suas principais características.

- que os alunos entendam que houve confrontos na conquista do território pelos espanhóis, que não foi “vitória” fácil.

- que os alunos aprendam quais são as principais características da sociedade colonial espanhola, econômica (mão-de-obra indígena e escrava, encomendas, repartimientos) e socialmente (mestiçagem, hierarquia, privilégios).

- que eles reconheçam onde prevaleceram as concentrações populacionais centrais da colônia, e a relação desses lugares com a metrópole.

Sequência didática / unidade:

O que veio antes

Absolutismo, Reforma Protestante, Mercantilismo, Expansão Marítima, Chegada dos europeus na América, Início da colonização, Economia da colônia portuguesa na América, Pacto colonial.



Recursos:

- material escrito

- ilustrações e mapas

Tempo

Atividade

5 minutos

1: Organização da sala, entrega de material.

5 minutos

2: Falar sobre as fotografias de lugares históricos pela América Espanhola. Perguntar se eles conhecem, sabem o que é. Explicar que são lugares construídos por populações que viviam no continente americano antes dos espanhóis chegarem (imagem 1, 2 e 3).

10 minutos

3. Falar sobre os maias, os incas e os astecas. Onde eles se concentravam e suas principais características. Mostrar nos mapas (imagem 4).

10 minutos

4. Os primeiros contatos dos espanhóis com os povos pré-colombianos, as conquistas dos territórios.

15 minutos

5. Expor sobre a fase caribenha. Perguntar sobre as características econômicas (encomienda, repartimiento, mita, obraje, haciendas), no que se baseava a economia. A exploração da mão-de-obra indígena. Mostrar uma ilustração de Potosí e explica-la junto aos alunos (imagem 5).

10 minutos

6. A mestiçagem. A sociedade da colônia espanhola, constituição da nobreza na América, privilégios. Mostrar ilustração sobre a mestiçagem (imagem 6).

10 minutos

7. Divisão territorial, regiões centrais e periféricas. A formação dos vice-reinos. Mostrar o mapa (imagem 7).

15 minutos

8. Fazer uma atividade com o gráfico (imagem 8) e o quadro (imagem 9), que estão ao final. Perguntar se há alguma dúvida.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de uma atividade que será um debate quanto às imagens 8 e 9, tendo algumas perguntas como referencia. Será uma discussão oral ao final da aula.



Conteúdo

2: Falar sobre as fotografias de lugares históricos pela América Espanhola. Perguntar se eles conhecem, sabem o que é. Explicar que são lugares construídos por populações que viviam no continente americano antes dos espanhóis chegarem (imagem 1, 2 e 3).



Imagem 1 – Tikal, Guatemala. Fonte: http://www.programme-tv.net/programme/culture-infos/r1022-les-peuples-du-soleil/61731-mayas-azteques-incas/

Tikal fica na Guatemala, em um sitio arqueológico com outras construções do povo maia. Era uma cidade economicamente e politicamente muito importante. Existem hipóteses que os maias já habitavam a cidade no século IV antes de Cristo. O local é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO.




  1   2   3   4   5


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal