Pedro del Río Zañartu – Relato de viagem Referências



Baixar 5,39 Kb.
Encontro24.08.2018
Tamanho5,39 Kb.
Pedro del Río Zañartu Relato de viagem
Referências:

DEL RIO, Pedro. Viaje en torno al mundo por un “chileno”. Santiago de Chile: Imprenta Cervantes, 1883, t. I.


DEL RIO, Pedro. Viaje en torno al mundo por un “chileno”. Santiago de Chile: Imprenta Cervantes, 1884, t. II.
Público alvo: Segundo o autor, o público alvo de seu relato é composto por amigos pessoais e por seus compatriotas que tivessem interesse em viagens.
Estrutura do relato: O relato de viagem foi publicado em Santiago do Chile em dois volumes, em 1883 e 1884, respectivamente. No primeiro livro, que conta com vinte e oito capítulos, o autor trata de sua partida do Chile, no porto de Arica, até a cidade de Istambul e a sua travessia pelo rio Danúbio. Já no segundo volume, com trinta e três capítulos, o autor escreve sobre o trajeto entre a sua chegada à Polônia e o seu retorno ao Chile. Nesses dois trabalhos, a autor discorre sobre os meios de transporte utilizados, as diferentes cidades onde esteve, sobre costumes locais, política, monumentos, museus e aspectos culturais diversos.
Momento em que o relato é escrito: Os textos que compõem o relato foram escritos durante a viagem e publicados na Revista del Sur. Como as publicações tiveram uma recepção positiva, esse material foi reunido e publicado em dois volumes, o primeiro em 1883, e o segundo, em 1884.
Objetivo do relato: Segundo Pedro del Río, o seu relato é “despretensioso” e só foi publicado na forma de livro em razão da grande receptividade que os textos tiveram junto ao público por meio da Revista del Sur.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal