O vocacional momento mariano



Baixar 12,93 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho12,93 Kb.
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL

MOMENTO MARIANO

Mantra para ambientação

Sinal da Cruz

Saudação Inicial
Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos 

Todos:Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém! 

Ave Maria...

Recordação

Há trezentos anos os pescadores Domingos, Filipe Pedroso e João lançavam suas redes no Rio Paraíba do Sul (entrada de uma rede de pesca com música). Foram várias as tentativas até que fora pescada a imagem de Nossa Senhora sem a cabeça, e em uma nova tentativa viera também a cabeça para completar a doce imagem da Senhora Aparecida, a Senhora das Águas, nossa mãe(entrada da imagem de Nossa Senhora sem manto e sem coroa com música).

Certamente muitos foram os sentimentos que envolveram os pescadores, e somaram-se à preocupação daqueles homens que não conseguiam pegar peixes; são sentimentos de fragilidades, de impotência e que se comparam aos nossos em meio a tantas dificuldadesque temos em nosso dia-dia. Ao olhar para figura serena da mãe Aparecida somos conduzidos a doação, a entrega e ao verdadeiro amor.

Contemplemos pois nesse breve silêncio a imagem daquela que nos aponta o Cristo e nos impulsiona em nossa caminhada de vocacionados ao amor, pois tivera sobretudo seus passos firmes que nos convoca o fiel seguimento. (breve silêncio)

Essa imagem que contemplamos nos recorda o início da devoção a tantos anos, e ainda nos lembra de tantos os milagres que foram pela sua intercessão desabrochando na vida de tantos fieis. Milagre das velas, ocorrido em 1733, das correntes, quando um escravo, orando a virgem Aparecida, teve suas correntes soltas, do cavaleiro que zombou dos romeiros e ao tentar entrar na Igreja com o cavalo tivera a pata com a ferradura fincada na pedra da escada, deixando lá marca da ferradura, e da menina cega, que com sua mãe fora a cidade onde ficava a imagem, quando estavam chegando próxima a menina exclamou: “Mãe, olhe a capela no alto do morro!” e desse momento em diante, passou a enxergar. (entrada com os símbolos dos milagres com música).

Quantos são os pedidos, os rogos, as súplicas confiados a intercessão da Mãe Aparecida! E olhando hoje a nossa vida e vocação, sabemos que dela nos vem o exemplo de seguimento, de força, de dedicação e doação! E justamente todos esses atributos é que nos fazem filhos diletos da Mãe, a quem somos confiados sob seu poderoso patrocínio, pois desde 1930 é que foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil. (entrada do manto e coroa que devem ser depositados aos pés da Virgem).



Aclamação ao Evangelho

Leitura Bíblica –Lc 1, 26-38


Reflexão

Presidente

Maria Santíssima, A Virgem Aparecida, “Mãe do nosso Salvador, teve a coragem de abraçar este sonho de Deus, pondo a sua juventude e o seu entusiasmo nas mãos d’Ele. Que a sua intercessão nos obtenha a mesma abertura de coração, a prontidão em dizer o nosso “Eis-me aqui” à chamada do Senhor e a alegria de nos pormos a caminho, como Ela (cf. Lc 1, 39), para O anunciar ao mundo inteiro.(Mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações).

E por se colocar na disposição do plano de Deus, dando seu “Sim” é que Maria se torna a mãe dos vocacionados, nossa Rainha.E hoje,com toda a Igreja, unidos a milhares de romeiros, como uma grande família, coroamos a Virgem Aparecida e nos consagramos a ela, confiando a sua materna proteção.
Coroação de Nossa Senhora Aparecida

(Nesse momento com música apropriada realiza-se a coroação e posteriormente já se faz a Consagração à Nossa Senhora Aparecida)



Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Oração a Nossa Senhora das Divinas Vocações

Ó Pai, quisestes que, na plenitude dos tempos, o vosso Filho nascesse de uma mulher. Fazei que, pela intercessão de Nossa Senhora das Divinas Vocações, mãe de todos os vocacionados, sejamos sempre generosos na resposta ao vosso chamado!

Nossa Senhora das Divinas Vocações!

Rogai por nós!



Benção Final


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal