O universidade regional do cariri urca centro de humanidades



Baixar 47,93 Kb.
Encontro29.12.2017
Tamanho47,93 Kb.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI — URCA

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

DISC.: Literatura Brasileira IV

Professores: Edson Soares Martins e Newton de Castro Pontes




Créditos: 04

Carga horária: 60 h/a

Semestre: 2016.1


PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA


  1. EMENTA: A disciplina compreende o contexto sociocultural e histórico da produção literária brasileira ao longo do século XX. Pressupõe a leitura seletiva de autores, obras e temas relevantes para a compreensão da questão da modernidade no Brasil, além da análise das principais características estilísticas dos textos produzidos no período. A disciplina também permite a situação da literatura brasileira no quadro das referências internacionais. São autores prioritários: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.




  1. OBJETIVO GERAL: Construir com os futuros professores de Literatura Brasileira as condições satisfatórias para a compreensão, análise e interpretação do texto literário, na perspectiva do trabalho pedagógico.




  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Permitir uma aproximação crítico-reflexiva da moderna literatura brasileira, desde os antecedentes do modernismo no século XX (Fase heróica do Modernismo) até os mais representativos trabalhos da contemporaneidade;

  • Refletir sobre procedimentos teórico-crítico-metodológicos, a partir da melhor produção teórico-crítica sobre o período em questão;

  • Transpor o conjunto de conhecimentos construídos pelo grupo para o contexto do exercício da docência;

  • Refletir sobre os procedimentos teórico-estéticos, a partir dos textos literários mais representativos do período enfocado, com destaque para as subdivisões esboçadas no conteúdo programático.




  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Parte I
Aula 01: Projeto estético e projeto ideológico do modernismo brasileiro


Parte II
Aula 02: A poesia no século XX

Aula 03: A poesia no século XX

Aula 04: O conto no século XX

Aula 05: O romance no século XX

Aula 06: O romance no século XX

Aula 07: O romance no século XX

Aula 08: O teatro no século XX

Aula 09: Primeira Avaliação: Seminário de Pesquisa


Parte III
Aula 10: Drummond : estudo intensivo

Aula 11: Nelson Rodrigues – estudo intensivo (Vestido de noiva)

Aula 12: Zé Lins - Fogo Morto

Aula 13: Osman Lins – A rainha dos cárceres da Grécia


Parte IV
Aula 14: Clarice Lispector – contos (Onde estivestes de noite)

Aula 15: Clarice Lispector – romance (Perto do coração selvagem, A hora da estrela)

Aula 16: Guimarães Rosa – contos (Recado do morro, Conversa de bois)

Aula 17: Guimarães Rosa – Grande sertão: veredas

Aula 18: Avaliação


  1. METODOLOGIA

A Disciplina será conduzida através de aulas exposito-dialogadas, mini-aulas desenvolvidas pelos alunos e comunicações de eventuais convidados. Tal metodologia visa a construção plurívoca dos conhecimentos.




  1. RECURSOS

Lousa, giz, projetor.




  1. AVALIAÇÃO

A Avaliação estará subordinada aos objetivos geral e específicos da disciplina. Os instrumentos avaliatórios serão constituídos por exames escritos ou, eventualmente, debate em aula e paper a ser entregue no término da disciplina, em data previamente definida.

Em princípio, será seguido o seguinte modelo de extração da nota final:

Nota Final = [(Nota_primeiro exame escrito) + 2x(Nota_segundo exame escrito)]/3


Se houver opção pelo paper, a nota será extraída da seguinte maneira:

Nota Final = [(Nota do exame escrito) + 2x(Nota do Paper)]/3




  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS


Grande sertão: veredas; Fogo morto; Vestido de Noiva; Onde estiveste de noite; A rainha dos cárceres da Grécia; A hora da estrela e Macunaíma.


  1. BIBLIOGRAFIA

8.1. Teórica e de referência


ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector. In: PIZARRO, Ana (org). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura — Vanguarda e modernidade. São Paulo: Memorial; Campinas: Unicamp, 1995. p.429-446. (Volume 3)

ARRIGUCCI JR., Davi. O mundo misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa. In: PIZARRO, Ana (org). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura — Vanguarda e modernidade. São Paulo: Memorial; Campinas: Unicamp, 1995. p.447-477. (Volume 3)

BAKHTIN, Mikhail M. Epos e Romance. In: _____. Questões de Literatura e de Estética (A teoria do romance). 6. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p. 391-428.

BANDEIRA, Manuel. Apresentação da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s.d.

BARBOSA, João Alexandre. A modernidade do romance. In: — A leitura do intervalo: ensaios de crítica. São Paulo: Iluminuras; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1990. p. 119-131.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 33 ed. São Paulo: Cultrix, 1994. 528p.

BRAYNER, Sônia. (org.). Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977. 282 p. (Coleção Fortuna Crítica, 1)

CAMILO, Vagner. Graciliano Ramos. In: PIZARRO, Ana (org). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura — Vanguarda e modernidade. São Paulo: Memorial; Campinas: Unicamp, 1995. p.413-428. (Volume 3)

CANDIDO, Antonio et alii. A personagem de ficção. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 51-80.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000. 195p.

CASTELLO, José Aderaldo. A Literatura Brasileira: Origens e Unidade (1500-1960). São Paulo: Edusp, 1999. 2 vol.

CASTELLO, José Aderaldo. José Lins do Rego: nordeste e modernismo. 2. ed. ref. ampl. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2001.

CASTELLO, José. Inventário das sombras. Rio de Janeiro: Record, 1999. 308 p.

COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.

COSTA, Iná Camargo. A herança modernista nas mãos do primeiro Drummond. In: PIZARRO, Ana (org). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura — Vanguarda e modernidade. São Paulo: Memorial; Campinas: Unicamp, 1995. p.307-318. (Volume 3)

COUTINHO, Carlos Nelson. Graciliano Ramos. In: _____. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre idéias e formas. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p.157-217.

COUTINHO, Eduardo F. et CASTRO, Ângela Bezerra de. (org.) José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; João Pessoa: Funesc, 1991. 474p. (Coleção Fortuna Crítica, 7)

COUTINHO, Eduardo F. Guimarães Rosa: um alquimista da palavra. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa em dois volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 11-24. (v. 1) (Biblioteca luso-brasileira. Série Brasileira)

DAMASCENO, Darcy. Poesia do sensível e do imaginário. In: MEIRELES, Cecília. Flor de poemas. Rio de Janeiro: Record, s/d. p. 09-40.

FERREIRA, Ermelinda. Da poesia erudita à narrativa pornográfica: sobre a incursão de Hilda Hilst no pós-modernismo. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, jan-jun, n. 21, p. 113-127.

FREYRE, Gilberto. Do bom e do mau regionalismo. Revista do Norte. Recife, n.2, p.5, 1924.

FREYRE, Gilberto. José Lins do Rêgo e o Recife. Diário de Pernambuco. Recife, 20 jun. 1953.

FREYRE, Gilberto. José Lins do Rego. Diário de Pernambuco. Recife, 15 set. 1957.

FREYRE, Gilberto. Manifesto Regionalista de 1926. Recife: Região, 1952. 78p.

FREYRE, Gilberto. Um engano de José Lins do Rêgo. O Jornal. Rio de Janeiro, 25 jan. 1944.

GALVÃO, Walnice Nogueira. As formas do falso: um estudo sobre a ambigüidade no Grande Sertão: Veredas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986. 139 p.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Saco de gatos. São Paulo: Duas Cidades, 1976.

IVO, Lêdo. O mundo concentracionário de Graciliano Ramos. In: _____. Teoria e celebração: ensaios. São Paulo: Duas Cidades, 1976. p. 95-105.

IVO, Lêdo. Relendo Pedra Bonita. In: _____. Teoria e celebração: ensaios. São Paulo: Duas Cidades, 1976. p. 117-126.

LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. Prefácio de Antonio Candido. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. 288p.

LANYL, José Paulo. Plínio Marcos: o andarilho da corda bamba. CULT - Revista Brasileira de Cultura, São Paulo, n. 27, p. 12-19, out. 1999.

LINS, Álvaro. Poesia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1968.

LUCAS, Fábio. A vez de Clarice. In: _____. Razão e emoção literária. São Paulo: Duas Cidades, 1982. p.129-131 (Col. O Baile das Quatro Artes)

LUCAS, Fábio. Drummond: dentro e fora do tempo. In: _____. Razão e emoção literária. São Paulo: Duas Cidades, 1982. p.105-112. (Col. O Baile das Quatro Artes)

LUCAS, Fábio. Guimarães Rosa e Clarice Lispector: Mito e Ideologia. In: _____. Razão e emoção literária. São Paulo: Duas Cidades, 1982. p. 113-121. (Col. O Baile das Quatro Artes)

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. 240p.

MAGALDI, Sábato. A peça que a vida prega. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo: volume único. Organização e Prefácio de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993. p. 11-131. (Biblioteca luso-brasileira. Série Brasileira).

MAGALDI, Sábato. Introdução aos conflitos urbanos. In: _____. Panorama do teatro brasileiro. 4. ed. São Paulo: Global, 1999. p. 245-253.

MARTINS, E. S. Estilo e regressão em Poesias (1956): a dicção infantilizada em Manoel de Barros. Revista Letras. Curitiba: Editora da UFPR, n.58, p.85 - 105, 2002.

MARTINS, E. S. O Romance e seu direito ao grito: mímesis e representação em A Hora da Estrela e A Rainha dos Cárceres da Grécia. 2010. 236 f. Tese (Doutorado) – CCHLA, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2010.

MARTINS, E. S. Poemas concebidos sem pecado: um impasse da subjetivação na poesia de Manoel de Barros. Letr@Viv@. João Pessoa: Editora da UFPB , v.1, n.2, p.172 - 186, 2000.

MARTINS, E. S. Quando o projeto de fracassar fracassa: a obra pornográfica de Hilda Hilst. Crato, 2003. (Texto inédito)

MARX, K. et ENGELS, F. Sobre arte e literatura. 4. ed. São Paulo: Global Editora, 1986. 107p.

MORAES, Emanuel de. As várias faces de uma poesia. In: BRAYNER, Sônia. (org.). Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977. 282 p. (Coleção Fortuna Crítica, 1)

PONTES, N. C. Formas do conto: estudos sobre as tradições do conto de expressão inglesa e portuguesa. 2013. 218 f. Tese (Doutorado) – CAC, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2013.

RAMOS, Clara. Mestre Graciliano: confirmação humana de uma obra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 274 p. (Coleção Retratos do Brasil, v. 134)

RENAULT, Abgar. Notas sobre um dos aspectos da evolução da poesia de Carlos Drummond de Andrade. In: BRAYNER, Sônia. (org.). Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977. 282 p. (Coleção Fortuna Crítica, 1)

SANCHES NETO, Miguel. Cecília Meireles e o tempo inteiriço. In: MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. xxi-lxvi. (V. 1)

SOUZA, Gilda de Mello e. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. São Paulo: Duas Cidades, 1979.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

WALDMAN, Berta. Poesia ao rés do chão. In: BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão: (poesia quase toda). 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. p. 11-32.


8.2. Literária
ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade: poesia e prosa em um volume.8. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. 2020p.

BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão: (poesia quase toda). 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. 343p.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996. 88p.

GOMES, Dias. O pagador de promessas. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1962. 171p.

GUARNIERI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. 117p.

HILST, Hilda. Cantares. São Paulo: Globo, 2002.136p. (Obras reunidas de Hilda Hilst).

HILST, Hilda. Exercícios. São Paulo: Globo, 2002. 281 p. (Obras reunidas de Hilda Hilst).

HOLLANDA, Chico Buarque, PONTES, Paulo. Gota d’água. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. 169p.

LINS, Osman. A Rainha dos Cárceres da Grécia. São Paulo: Melhoramentos, 1976. 218 p.

LISPECTOR, Clarice. A imitação da rosa. In: _____. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 34-53.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. O búfalo. In: _____. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p.126-135.

LISPECTOR, Clarice. Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 94 p.

MARCOS, Plínio. Navalha na carne/Quando as máquinas param. São Paulo: Círculo do Livro, s.d. 128p.

MEIRELES, Cecília. Flor de poemas. Rio de Janeiro: Record, s/d. 308 p.

MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 1994 p. (2 volumes)

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. 837p.

MORAES, Vinicius de. Antologia poética. 12. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

QUINTANA, Mario. Antologia poética: (com poemas inéditos) . Seleção de Rubem Braga. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966.

RAMOS, Graciliano. São Bernardo. 44. ed. Rio de Janeiro: Record, 1985. 216p.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 56. ed. Rio de Janeiro: Record, 1986. 156p.

REGO, José Lins do. José Lins do Rego: Ficção completa em dois volumes. 2. reimp. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987. 2600p.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo: volume único. Organização e Prefácio de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993. (Biblioteca luso-brasileira. Série Brasileira).

ROSA, João Guimarães. Ficção completa em dois volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. (Biblioteca luso-brasileira. Série Brasileira)

TELLES, Lygia Fagundes. Seminário dos ratos. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977. 127p.

TREVISAN, Dalton. A guerra conjugal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. 179 p. (Col. Vera Cruz, 139)

TREVISAN, Dalton. Essas malditas mulheres. Rio de Janeiro: Record, 1982. 129 p.

Edson Soares Martins



Newton de Castro Pontes

Crato, agosto de 2016


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal