O religioso irmãO



Baixar 1,08 Mb.
Página1/4
Encontro02.08.2017
Tamanho1,08 Mb.
  1   2   3   4


O RELIGIOSO IRMÃO

Uma maneira de viver a fraternidade de Jesus

Ir. José María Ferre, irmão marista,



hermanoferre@gmail.com

Publicado na revista SAL TERRAE 103 (2015) 805-818. Divulgação autorizada



Resumo:

O artigo apresenta a realidade do religioso irmão como uma vocação completa dentro de uma Igreja que é comunhão de crentes e na qual o Espírito suscita carismas específicos. No coração dessa vocação está o chamado a viver a fraternidade de Jesus. Expressa-se nas dimensões mística e profética da comunidade de religiosos irmãos. Dado que essa vocação nem sempre foi compreendida, se oferecem explicações, desafios a enfrentar e ícones evangélicos que a esclarecem. O artigo conclui apresentando as riquezas e possibilidades que a vocação do religioso irmão encerra.



Palavras-chave

Vocação, comunidade, carisma, mística, profecia



uns meses, participei de um encontro organizado pela Conferência de Religiosos da Itália. Um dos expositores, ao dar algumas informações sobre o Ano da Vida Consagrada, anunciou a próxima publicação de um documento sobre – disse – “Os religiosos não sacerdotes”. Referia-se à “Identidade e Missão do Religioso Irmão na Igreja”, preparado pela Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, e cuja publicação é iminente.



Achei estranho que definisse os Irmãos pelo que não são, religiosos não sacerdotes. Certamente falta compreensão de nossa identidade, e é responsabilidade dos Irmãos e de toda a Igreja poder expressá-la em termos positivos.

Estas linhas desejam dar umas pinceladas sobre a vocação de Irmão: colocá-la em seu contexto, esclarecer alguns aspectos e mostrar a riqueza que encerra esse dom específico que, junto com tantos outros, o Espírito suscita no seio da Igreja.


  1   2   3   4


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal