O que é o ser humano? Texto BÁsico



Baixar 41,62 Kb.
Encontro22.07.2017
Tamanho41,62 Kb.


O que é o ser humano?

Texto BÁSICO: Genesis 1:26 ao 28: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

O que dizem por aí: que o homem é produto do acaso, da evolução de espécie. É uma escolha aleatória que começou lá atrás com o Big Bang.

Para o homem ser produto da evolução, da seleção natural e obra do acaso, três verdades cientificas têm que ser jogadas no chão; e enquanto elas existirem a evolução natural vai continuar como teoria e quérem ensinar na escola como verdade absoluta cientifica, e a evolução não passa de teoria.



Três verdades científicas:

1ª) A Lei da Biogênese de Pasteur

Vida somente provém de vida

2ª) A Lei da Causa e Efeito:

Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior à causa. O efeito não pode ser maior do que a causa.

Para os Criacionistas Deus é a Causa e o Homem é o Efeito.

) O Código Genético

Cada espécie de animal só pode produzir a sua espécie. É o que tá lá em Iª Corintios 15:39: Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.

Pra você crer na teoria da evolução você tem que crer na onipotência da matéria e pra você crer na teoria da criação você tem que crer num Deus que possui todo o poder e que faz todas as coisas pela palavra do seu poder.
Então, O que é o ser Humano? Imagem e semelhança de Deus

Elohim: Deus pessoal faz seres pessoais


Quais são as três ideologias sobre a humanidade?

1ª) A ocidental- ela diz que a natureza é para ser usada e explorada. O homem é superior e por isso explora o mundo, ainda que de maneira arbitrária para a sua sobrevivência. As conseqüências estão aí: efeito estufa,desmatamento,as enchentes.

2ª) A Oriental: segundo essa ideologia o homem deve render glórias à natureza. Deus é tudo e tudo é Deus. Ou seja, a natureza é superior ao homem. Lá na Índia vaca é Deus, rato é Deus.

3ª) A idéia Biblica: A palavra de Deus mostra que o homem é uma criatura e que está em unidade com a natureza. De acordo com as escrituras o homem é o mordomo da natureza. E o quê que é mordomo? É alguém que cuida de alguma coisa que não é seu. Por isso cuidado irmão, meu carro, minha casa , meu celular, você não é dono de nada não, mas graças a Deus que te dá o direito de cuidar do que é dele.


Agora algumas características sobre quem é o homem:

1ª) O homem é pó

Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra

Salmos 103:14) - Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. O quê que é pó? Partícula de terra seca.

Paulo em I Corintios 15:48) - Qual o terreno, tais são também os terrestres; já ficou comprovado que 15 elementos que estão na terra também estão no corpo do homem, por exemplo, os sais minerais.O homem é pó!!!
2ª) O homem é caco de barro

Isaías 45:9) - Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?



Quem é o homem pra contender com Deus?

Outra coisa oh: Salmos 103:15) - Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.

O homem é como a erva e como a flor que o vento dispersa.

-Pro caco só tem duas opções: ou joga fora ou amassa.

O diabo quer jogar fora, mas Deus vai amassar e tornar um vaso pra louvor, honra e glória do seu nome!!!! Ô aleluia!!!! Deixa Deus te amassar irmão!

3ª) O homem é carne e vento

Salmos 78:39) - Porque se lembrou de que eram de carne, vento que passa e não volta. Ele é carne , e como carne depois de morto é enterrado e enterra rápido senão féde.

4ª) O homem é um conto ligeiro

O homem na sua juventude goza de força e saúde, mas depois de velho se torna uma criatura cansada e enfadada.

Salmos 90:9) - Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto ligeiro.

Quê que ocê tá pensando que é? Fibra ótica? Super man?

Estica daqui estica dali, num adianta filha, que vai embora. Certa vez eu via uma mulher que esticou tanto que parecia que tava rindo o tempo todo, igual uma boneca de plástico. Mas quando ela levantou o braço! Tava lá as pelanca!

5º) O homem é vaidade

Tudo é vaidade. (Salmos 39:5) - Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Por mais firme que esteja em Deus o homem sempre terá um resquício de vaidade. (Essa gravata vaidade, a cor do seu vestido vaidade.)

Agora , a vaidade perigosa é aquela que quer tomar o lugar de Deus na sua vida, atrapalhar o teu relacionamento com Deus. Vigia irmão!!!

E a vaidade de ser santo: ah eu sou tão santo! E a de ser humilde: Meu Deus, eu sou tão humilde! Háháhá. Vaidade!!!

6ª) A sua natureza é fraca:

Mateus 26:41) - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

A bíblia manda sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo.

(I Corintios 6:18) - Fugi da prostituição

II Timóteo 2:22) - Foge também das paixões da mocidade

E num tem irmã de oração,num tem pastor, num tem nada, aquilo que é da sua natureza, Cai fora!!! A Biblia só manda a gente fugir daquilo que é maior do que nós.

Ah pastor, tem uma moça lá no meu trabalho que é um Boeing, eu vou evangelizar ela, depois do serviço a gente vai prum restaurante e conversa até tarde. É, vai bobo, pra ver onde é que tu vai parar!

Pastor eu conheci um cara que é uma estrutura de músculo, eu vou pregar pra ele se converter, vai tolinha pra ver onde é que você vai parar com ele, me engana que eu gostchu!



Resisti ao diabo: mas eu tenho visto os crentes fugirem do diabo e encararem a carne. Confundem amor com paixão. Amor é de Deus paixão é da carne, amor é duradouro, paixão é passageira, amor é profundo, paixão é superficial, amor não vê segundo os seus interesses, paixão é egoísta.
Relações entre Deus e o Homem:

A bíblia diz que:

1º) O homem é a imagem de Deus

Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança

Se fomos criados à imagem de Deus e temos vontade própria, então somos pessoas com uma personalidade, um caráter, e temos a liberdade de escolha. Então, querido, cuidado com o que você anda desejando e escolhendo pra tua vida!

2º) Deus criou macho e fêmea

Deus os criou macho e fêmea mas não para destacar o machismo, pois a idéia machista de que o homem tem a primazia não tem respaldo bíblico.

Deus é comparado na Bíblia tanto ao ser masculino quanto ao ser feminino. No sexo masculino Ele é comparado a um Pai, a um Rei, a um Pastor. Já no sexo feminino é comparado a uma Mãe e até a uma galinha. Vamos comprovar isso tudo na Bíblia:

Salmos 91:4) - Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás= galinha

Isaías 49:15) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.= mãe

Isaías 66:13) - Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.

Lucas 13:34) - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?

3º) O homem é um ser superior

O homem foi criado para dominar sobre todos os animais. Que o homem é um animal racional o quê! A bíblia em nenhum momento chama o homem de animal. Eu sou a expressão máxima da criação de Deus.

Olha o cérebro humano: a estrutura mais complexa que existe é o cérebro humano, pesando cerca de 1 quilo e 300 gramas. Ele possui mais de dez bilhões de células nervosas, cada uma com mais de dez mil ou 100 mil fibras interligadas. Juntas elas formam um quatrilhão de ligações. Se um centésimo do cérebro for ligado em rede de comunicação, mesmo assim será maior do que todas as redes de comunicação existentes no mundo.

Tudo o que Deus criou na natureza Ele viu que era bom, mas quando Ele fez o homem Ele viu que era muito bom!!!


Algumas verdades que envolvem o homem e o seu relacionamento com Deus.
) O diabo quer destruir o homem

O homem é a coroa da criação e por isso Satanás quer destrui-lo.

(João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

(Efésios 4:27)- Não deis lugar ao diabo.

Satanás não se contenta porque ele era querubim ungido:Lúcifer, mas ele se rebelou contra Deus e foi mandado embora dos Céus, por isso conforme (I Pedro 5:8) - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Por isso conforme (I João 3:8) - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. O diabo quer te destruir irmão, e você dá comida pra ele fortalecendo-o,quando você péca.

Mas apesar de toda luta, de toda adversidade nós cremos em Deus, nós adoramos a Deus e o diabo odeia isso! Nós reconhecemos o teu poder, oh Deus!!!


2º) A natureza humana é fraca

(Mateus 26:41) - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Num tem negócio de mais cheio do Espirito Santo, a sua natureza é fraca!

Lembra da historia de Sansão? Ele brincou com a natureza dele! Se envolveu com uma mulher que não era de Deus pra ele e se lascou todo, teve os olhos arrancados e virou chacota dos outros. Se cuida irmão!!!

3º) O coração do homem é enganoso

O coração do homem é imprevisível, perverso, conforme (Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Portanto, o crente jamais poderá se deixar levar pelas emoções.

Eu só dou oferta quando eu sinto um arrepio, a é irmão? Eu num suporto esse negócio de quando eu sinto...

4º) O homem é soberbo

O homem soberbo,orgulhoso, quer mostrar para Deus que é independente e auto-suficiente. Nós não somos nada irmão! Entope uma veiazinha aí, tchau, já eras!

(Provérbios 6:16) - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos,quê que isso? Soberba!

Porque a soberba faz Deus lembrar o diabo. Lúcifer era aferidor de medida mas deixou a soberba dominar seu coração, foi lançado fora do céu. Mas o quê que Biblia diz: (Jeremias 9:23) - Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

(II Corintios 10:17) - Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.

(Provérbios 16:18) - A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.


Alguns privilégios que o homem recebeu de DEus
1º) O livre arbítrio

O homem tem vontade própria, então ,que negócio é esse de predestinação fatalista? Pois se Deus já tivesse predeterminado quem iria pro céu e quem iria pro inferno o homem não teria o livre arbítrio. Mas não, o homem recebeu este direito exclusivo diretamente de Deus. Ele tem o direito de escolher entre o bem e o mal,por isso é responsável pelos seus atos.

Romanos 14:12) - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

(Romanos 11:22) - Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.


2º) O homem é a mais valiosa das criaturas: você é especial para Deus

Mateus 6:26) - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

O homem é a expressão máxima da criação de Deus.

(Mateus 10:30) - E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. - Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
3º) O homem recebeu o amor de Deus

Deus amou tanto a humanidade que deu aquilo que tinha de maior valor pela salvação espiritual dela, seu Filho Jesus Cristo

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

) O homem recebeu o direito de gozar a felicidade eterna

Somente Jesus poderá encher o vazio do coração do homem

(I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.

Se o homem não tiver Deus em sua vida sempre estará espiritualmente vazio. Ele procurará inutilmente esta satisfação por meio dos vícios, mas João 14:6 diz: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Só Jesus!, quando o homem reconhece que só Jesus é Deus, você deixa de ser criatura e passa a ser Filho de Deus, você vai subir de status, e como filho de Deus você é herdeiro com Cristo, Aleluia!!!!



Só Deus completa o homem!

O homem pode ter vazio de pai, pode ter vazio de mãe, mas se ele preencher o vazio de Deus, Deus completa todos os vazios do seu ser!!! Aleluia! Glória a Deus!!!

Você num precisa de mais uma religião, você num precisa de mais um dogma, você num precisa de mais uma coisa inventada, o que tá te faltando é Deus, porque só Deus completa o homem!!!

Você pode buscar na ciência, não vai encontrar pra preencher, você pode buscar nos prazeres da vida, não vai encontrar, mais vazio você fica. O camarada quanto mais fuma mais ele quer fumar, quanto mais ele bebe, mais ele quer beber. Só quando Deus completa o homem é que ele deixa tudo isso e passa a ter alegria da vida e o prazer de viver. Deus quer preencher os teus vazios. O homem evoluiu nas suas conquistas, estamos na era da informática, em que num simples apertar de um botão as coisas se fazem. Quanto mais o homem conquista ele tem um pseudo engano, de que quanto mais ele conquista, menos ele precisa de Deus, o homem se engana com isso, e quanto mais o homem faz isso, mais a crise existencial aumenta.

É por isso que nesse século a depressão está sendo a segunda doença do mundo, só perde pras cardíacas. Porque só Deus, unicamente Deus, pode preencher o homem. Aleluia, graças a Deus! Que eu descobri essa verdade, graças a Deus que vocês descobriram essa verdade.

Vocês estão aqui porque vocês reconhecem que só Deus pode completar a sua vida. Nós estamos aqui porque reconhecemos um Deus soberano, maior, um Deus que ama o homem, um Deus que perdoa o homem, um Deus que transforma o homem, um Deus que muda a história do homem, um Deus que liberta o homem, um Deus que preenche os vazios do homem!!!



Aleluiáááá!!!!!!

.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal