O livro do apocalipse e a trindade parte 1 atençÃO



Baixar 220,19 Kb.
Página1/2
Encontro20.08.2018
Tamanho220,19 Kb.
  1   2
O livro do apocalipse e a trindade parte 1

ATENÇÃO

O objetivo deste estudo não é atacar nenhuma igreja e nenhuma instituição religiosa. O objetivo é entender um pouco mais sobre a palavra de Deus. O que você estudará em seguida, desejo que o aproxime ainda mais dEle.



Este estudo foi encaminhado para os Pres. da DSA, UEB, ARJ Sul, e Dir. Geral da CASA, através dos Correios em 30.06.06, com uma carta pedindo que sejam identificados os erros. E encaminhado via e-mail, em 04.07.06, ao editor da Parousia através do e-mail parousia@unasp.edu.br, com a mesma solicitação. Após a tradução para o inglês, este estudo será enviado, sem data ainda prevista, para a Conferência Geral.



115 Respostas do Livro do Apocalipse à Doutrina da Trindade
Introdução
            Você já sabe que a doutrina da trindade diz que há Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Ou seja, que Deus é um, mas são três. Os teólogos trinitarianos dizem que isso é um mistério. Eles gostam de usar a expressão “o mistério da santíssima trindade”. Você também sabe que eles defendem que o Espírito Santo é uma 3ª “pessoa”, que tem personalidade, e que quem ressuscitou Jesus foi a trindade. E para os religiosos trinitarianos ainda, há igualdade entre “os três”, cabe à 3ª “pessoa” da trindade inspirar os profetas e também continuar o ministério de Jesus aqui na Terra.

            Bem, a escolha em fazer um estudo sobre a trindade utilizando apenas o livro do Apocalipse foi devido ao fato de que em apenas 22 capítulos, muita informação nos é dada sobre Deus. E como a Bíblia não se contradiz, se realmente existe trindade, é claro que um livro tão especial, que revela tanto sobre a Divindade e que nos traz informações desde a guerra no céu até a Terra restaurada, vai confirmar ou refutar a doutrina trinitariana seguida pela maioria da cristandade. Mas no conjunto dos outros livros da Palavra de Deus também é possível ratificar ou desconsiderar esse ensino que tem 1625 anos (381 d.C. - 2006). Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de pesquisar esse tema em outros livros das Sagradas Escrituras, procure fazê-lo para não ser enganado.


            Neste estudo, você terá:

        A apresentação de TODOS os versículos do Apocalipse onde aparece o nome, o título ou uma ação de algum membro da Divindade.

        Perguntas e respostas acompanhando a seqüência do livro do Apocalipse.

        A digitação dos versículos citados.

        Versos apenas do Apocalipse.
Talvez não fique muito claro num primeiro momento, como os versículos do Apocalipse descartam ou reafirmam a doutrina da trindade. Para facilitar então a compreensão, ao final de cada resposta bíblica do Apocalipse, você lerá: confirmado, ou, refutado o pensamento trinitariano numerado conforme a legenda abaixo:
Legenda com as principais idéias trinitarianas:

1.    Deus é um, mas são três.

2.    Há igualdade entre “os três”.

3.    As “três pessoas” da trindade devem ser adoradas.

4.    O Espírito Santo é a 3ª “pessoa” da trindade e tem personalidade.

5.    Deus não é o Pai de Jesus.

6.    Jesus não é o Filho de Deus.

7.    A trindade ressuscitou Jesus.



Devido à riqueza do texto sagrado, em um único versículo há várias informações. Logo, algumas vezes, para que entendamos tudo que um verso ensina, um único versículo é utilizado para responder a mais de uma pergunta.

Alguns versos foram digitados sem pergunta porque se referem de alguma maneira às “pessoas” da Divindade, mas não se relaciona com o tema do nosso estudo. Apocalipse 1:7 é um exemplo.

Há ainda algumas perguntas, como a de nº 3, que são apresentadas mostrando o trabalho de Deus realizado através de anjos e pessoas.

A tradução utilizada foi a de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica Brasileira, 1997.

Os itálicos (palavras cujas letras estão inclinadas para a direita), sublinhados e negritos foram utilizados apenas para facilitar mais a compreensão dos versos. Mas as letras minúsculas e maiúsculas foram mantidas de acordo com o que está na tradução utilizada.

Por favor, pegue a sua Bíblia, ore e examine se o que está escrito mostra o que Jesus revelou a João sobre a Divindade.

E então, vamos começar?




115 RESPOSTAS DO LIVRO DO APOCALIPSE À DOUTRINA DA TRINDADE

CAPÍTULO 1”




  1. A apresentação do livro do Apocalipse fala que o mesmo é a revelação do Deus trino ou triúno? Quantos e quais os Seres da Divindade que participam diretamente do livro do Apocalipse?

A apresentação do livro do Apocalipse fala apenas em Deus e Jesus. Apocalipse 1:1 : Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.




  1. De quem parte a iniciativa primeira de conceder para nós o livro do Apocalipse?

De Deus O Pai. Apocalipse 1:1 : “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.




  1. Jesus envia as mensagens do Apocalipse para João, através da 3ª “pessoa” da trindade?

Não. Ele as envia através do anjo dEle. Apocalipse 1:1 : Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. João confirma a palavra e o testemunho de Quem, ao receber as visões?

De Deus e de Jesus Cristo. Apocalipse 1: 1 e 2 : “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João

o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu”.

            Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.




  1. Ao apresentar-se e ao falar o destinatário das cartas do Apocalipse, no capítulo 1 e nos versos 4 e 5, João diz que as cartas são da parte de Quem?

De Deus, dos sete Espíritos que se acham diante do trono dEle (Deus) e de Jesus Cristo. Apocalipse 1:4 e 5: (v. 4) João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

            Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.




  1. No capítulo 1 e no verso 4 é citada a 3ª “pessoa” da trindade ou são citados os sete  Espíritos de Deus?

São citados os sete Espíritos de Deus. Apocalipse 1:4 : “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono.” O livro do Apocalipse revela Quem tem os sete Espíritos de Deus. No capítulo 3 e no verso 1 está escrito: “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.

No capítulo 22 e verso 6 do livro do Apocalipse está escrito: “Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”.

No mesmo capítulo 22 e no verso 16, identificamos Jesus: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”.

No capítulo 1 e no versos 12, 13, 16 e 18 diz que Jesus é Aquele que tem as sete estrelas: (v. 12) “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

    


  1. Há alguma sugestão da existência da trindade nos versos 4 e 5 do capítulo 1 do Apocalipse?

Não. Apocalipse 1:4 e 5: (v. 4) “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

No capítulo 4 e no verso 5 e também no capítulo 5 e no verso 6 são feitas referências aos sete Espíritos de Deus. Na seqüência do nosso estudo vamos ver isso.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

    


  1. Quantos seres são chamados de fiel testemunha?

Um único Ser, Jesus Cristo. Apocalipse 1:4 e 5: (v. 4) “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

    


  1. Segundo o livro do Apocalipse, quem nos liberta dos nossos pecados é a terceira “pessoa” da trindade, já que segundo os teólogos trinitarianos é “ela” quem nos convence “do pecado, da justiça e do juízo”?

Não. Quem nos liberta é Jesus. Apocalipse 1:5: “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Quem o Apocalipse diz que nos constituiu reino e sacerdotes? E fez isso para quem?

Quem nos constituiu foi Jesus Cristo. Ele fez isso para O Seu Deus e Pai. Apocalipse 1:5 e 6 : (v. 5) e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados

e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”!

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2, 4, 5 e 6.




  1. Qual a primeira informação que o livro do Apocalipse nos apresenta sobre o relacionamento entre Deus e Jesus?

Que Deus Pai é O Deus de Jesus e também O Pai dEle (de Jesus). Apocalipse 1:5 e 6 : (v. 5) “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados

6  e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”!

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2, 5 e 6.



Apocalipse 1:7 : “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém”!



  1. A doutrina da trindade diz que há igualdade entre “os três”. Mas Quem é o Todo-Poderoso do livro do Apocalipse?

Deus. Apocalipse 1:8 : “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.




  1. Os teólogos trinitarianos dizem que a 3ª “pessoa” da trindade ficou no lugar de Jesus aqui na Terra quando Ele voltou para os céus. Mas João atribui a qual Pessoa o motivo dele (João) ser companheiro na tribulação, no reino e na perseverança?

João atribui a Jesus. Apocalipse 1:9 : Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. João foi exilado na ilha de Patmos devido à trindade?

Não. Ele foi exilado por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Apocalipse 1:9 : Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.




  1. Apesar dos teólogos trinitarianos nos ensinarem que cabe à terceira “pessoa” da trindade inspirar os profetas, Quem é que aparece para João no capítulo 1 e versos 10 a 20 orientando-o a enviar um livro às sete igrejas?

Jesus. Apocalipse 1:10 a 20 : (v. 10) “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.



20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.


     “TÉRMINO DO CAPÍTULO 1” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

CAPÍTULO 2”




  1. Na carta à igreja de Éfeso (1ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1 – texto digitado na pergunta de nº 1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Éfeso. Apocalipse 2:1 : “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”:

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Na carta à primeira igreja, Éfeso, Quem fala? Como Ele é descrito?

Quem fala é Jesus. Ele é descrito como Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e anda no meio dos sete candeeiros de ouro. Apocalipse 2:1 : “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:”

Para você não ter dúvida que é Jesus vamos ler novamente os versos 12, 13, 16 e 18 do capítulo 1: (v. 12) “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro



13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. No final da carta a Éfeso, como é chamado Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e anda no meio dos sete candeeiros de ouro?

Jesus é chamado de Espírito. Apocalipse 2:7 : “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”.

Se você está em dúvida que é Jesus, lembre-se que o livro do Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo (Apocalipse 1:1 – texto digitado na pergunta de nº 1, por exemplo). Lembre-se também que no capítulo 1, dos versos 10 a 20 faz a descrição de Jesus (texto digitado na pergunta de nº 15). Lembre-se ainda que no começo da carta de Éfeso (cap. 2:1 – texto digitado na pergunta de nº 17), João descreve Jesus, como Aquele que fala a Éfeso. E à medida que você continuar a estudar os versos do Apocalipse que respondem às perguntas 28, 34, 39 e 48, ficará completamente claro que o Espírito é Jesus.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.


  1. Na carta à igreja de Esmirna (2ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Esmirna.  Apocalipse 2:8 : Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Apesar dos teólogos trinitarianos dizerem que a 3ª “pessoa” da trindade continuou o ministério de Jesus aqui na Terra, Quem é Aquele que fala à segunda igreja?

É Jesus. Apocalipse 2:8 : “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Na conclusão da carta à igreja de Esmirna, que nome recebe Aquele que é “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”?

Jesus é chamado novamente de Espírito. Apocalipse 2:11 : Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”.

Para você ter certeza que o Espírito é Jesus, veja os versos do Apocalipse que respondem às perguntas de nº 28, 34, 39 e 48.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.


  1. Na carta à igreja de Pérgamo (3ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus - Apocalipse 1:1, quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Pérgamo. Apocalipse 2:12 : “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Quem é Aquele que fala à terceira igreja (Pérgamo)?

É Jesus. Apocalipse 2:12 : “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes”.

Veja que no capítulo 1 e nos versos 16 a 18 quem é Aquele que tem a espada afiada de dois gumes: (v. 16) “Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.



17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Na conclusão da carta à igreja de Pérgamo, que nome recebe Aquele que é “tem a espada afiada de dois gumes”?

Jesus é chamado novamente de Espírito. Apocalipse 2:17 : “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”.

Para você ter certeza que é Jesus, veja os versos do Apocalipse que respondem às perguntas 28, 34, 39 e 48.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.


  1. Na carta à igreja de Tiatira, é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Tiatira. Apocalipse 2:18 : Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.




  1. Quem é Aquele que fala à 4ª igreja (Tiatira)?

É Jesus. Apocalipse 2:18 : “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”:

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 5 e 6.




  1. Deus deu o Apocalipse a Jesus - Apocalipse 1:1. Que mais Deus Lhe deu, segundo as próprias palavras de Cristo?

A estrela da manhã. Apocalipse 2:26 a 29 : (V. 26) “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;



28 
  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal