O Domingos da Silva e Oliveira



Baixar 7,05 Mb.
Página1/47
Encontro20.08.2017
Tamanho7,05 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   47


o Domingos da Silva e Oliveira

Genealogia das famílias: Silva e Oliveira, Bernardes da Silveira, Faleiros, Valim, Nogueira, Leme, Carrilho de Castro. Genealogia de nós portugueses do Brasil, pioneiros e bandeirantes.



Capitão Domingos da Silva e Oliveira (*Glaura, Ouro Preto-MG 1.782 +Uberaba-MG 1.852) – História de Portugueses no Brasil – História de Nós Portugueses do Brasil – Família de Fernando Henrique Cardoso

17 de janeiro de 2008



Lúcio de oliveira falleiros Disse:
abril 6, 2010 às 9:50 am | Responder   editar

QUEM IDEALIZOU ESSE MARAVILHOSO SITE?

=

  1. appliance repair Irvine Disse:
    maio 1, 2011 às 8:25 am | Responder   editar Mate. Este blog é incrível. Como posso fazer com que pareça tão bom?

Chegamos à marca de 100.000 acessos em 14/out/2013 – Muito Obrigado.

Chegamos à marca de 200.000 acessos em 02/out/2015 – Muito Obrigado.

Chegamos à marca de 300.000 acessos em 21/out/2016 – Muito Obrigado.



História de Portugueses no Brasil 

História de Portugueses do Brasil



Uma redação escolar:

Minha Família:

Minha família é Silva e Oliveira, a família do Capitão Domingos. O Capitão Domingos morava na Fazenda da Conquista, no Triângulo Mineiro. O Tio Eustáquio e o Capitão Domingos criaram Uberaba-MG.  EU AMO O CAPITÃO DOMINGOS. Quando eu morrer, quero morar, com o CAPITÃO DOMINGOS, naquela grande Fazenda da Conquista, lá no Céu.”



Uma redação escolar:



  Minha Freguesia, minha pátria, minha aldeia:

A nossa terra chama-se Oliveira do Douro e é muito bonita.  Em Oliveira do Douro há muitas coisas antigas: o Castelo (Casa) da Castanheira, a Capela da Ermida e o cais (porto antigo) que torna a aldeia ainda mais bonita!   As paisagens de Oliveira do Douro são encantadoras e muito relaxantes.”



ANTES DE MAIS NADA, leia aqui a APRESENTAÇÃO DE NOSSA GENEALOGIA E DE NOSSO SITE:



https://capitaodomingos.com/quem-somos-1/

EM 4 DE ABRIL DE 2016 COMEMORAMOS 200 ANOS DA TRANSFERÊNCIA DO TRIÂNGULO MINEIRO DE GOIÁS PARA MINAS GERAIS.





O CAPITÃO DOMINGOS foi de +- 1810 a 1831 Capitão da Companhia de Ordenanças do Desemboque que compreendia todo o Triângulo Mineiro, além de Juiz do Julgado do Desemboque, isto quer dizer que liderou, junto com seu primo o Vigário Hermógenes Casimiro de Araujo, todo o Triângulo Mineiro durante 20 anos, e, depois de 1831 até falecer em 1852, foi o grande líder político de Uberaba-MG.



Amamos o Capitão Domingos.

Reverenciamos sua memória e de seus irmãos e primos.

Somos milhares de descendentes que os amamos e preservamos suas memórias.



Aqueles que voltam para o Pai só morrem quando são esquecidos por aqueles que aqui eles geraram.

Importante entender que no Império do Brasil, a Câmara Municipal governava as vilas e cidades, não tinha Prefeitura Municipal. Nosso avô portanto foi importantíssimo, e temos tremendo orgulho dele.



SÍNTESE PERFEITA DO CAPITÃO DOMINGOS DA SILVA E OLIVEIRA

Da Câmara Municipal de Uberaba-MG sobre nomes de Ruas de Uberaba-MG:

 

 O Capitão Domingos da Silva e Oliveira foi o primeiro que exerceu, neste Termo, o Cargo de Presidente da Câmara Municipal, em 1837. Sob sua administração gratuita e diligencia pessoal no agenciamento de donativos, construiu-se o actual edifício do Paço da Câmara Municipal desta povoação, onde até agora se celebram as Sessões da mesma Câmara, as do Jury, Collegios Eleitoraes; Nelle dão as audiências todas as auctoridades judiciárias.



Além disto, foi, mais tarde, Juiz Municipal e exerceu outros cargos públicos, com preponderância constante nos negócios comuns desta povoação, até o seu passamento em 1852.

É justo que seu nome seja contemplado na denominação das ruas, especialmente na que lhe dava entrada vindo da sua Fazenda da Conquista, onde era sua residência mais activa; e esta, a que do Largo da Misericórdia vai para o Barro Preto, que se denominará:

 Rua do CAPITÃO DOMINGOS. (autor Borges Sampaio).

A única Rua de Uberaba-MG que dá o nome  como era mais conhecido. Apenas Capitão Domingos. Título que ele tanto honrava.  As outras ruas todas de Uberaba-MG dão o nome por inteiro… DOMINGOS DA SILVA OLIVEIRA…. seria…

mas esta não.. É o orgulho. Exatamente como ele era conhecido…. CAPITÃO DOMINGOS.



O CAPITÃO DOMINGOS DA SILVA E OLIVEIRA, ((PRIMEIRO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA-MG, 1837-1839, E QUE DEPÓIS, NA DÉCADA DE 1840 VOLTOU A SER PRESIDENTE DA CÂMARA, na época da Lei de 1828 onde era a Câmara que governava as vilas e cidasdes, como ainda o é em Portugal)) foi o líder político de Uberaba-MG desde a morte de seu irmão fundador de Uberaba-MG Antonio Eustáquio da Silva e Oliveira em 1832, até sua morte em 1852.



Em 1852, faleceu com testamento, ver abaixo, o CAPITÃO DOMINGOS, NA FAZENDA SANTA ELZA, ONDE ERA NAQUELE TEMPO A SEDE DA FAZENDA DA CONQUISTA. FICA A FAZENDA SANTA ELZA HÁ UNS 10 QUILÔMETROS INDO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO POUCO DEPOIS DO CONJUNTO VALLIM DE MELO.

JOB 8,8 Interroga enim generationem pristinam,


et diligenter investiga patrum memoriam
8,9 (hesterni quippe sumus, et ignoramus,
quoniam sicut umbra dies nostri sunt super terram),
8,10 et ipsi docebunt te, loquentur tibi,
et de corde suo proferent eloquia.



  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   47


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal