Normas da revista igapó



Baixar 21,04 Kb.
Encontro13.01.2018
Tamanho21,04 Kb.

NORMAS DA REVISTA IGAPÓ




Critérios para divulgação
O IFAM aceita para publicação em sua revista os artigos científicos originários de pesquisa acadêmica, independente se a pesquisa se originou para efetivação de monografias, dissertações, teses, projetos de expansão, de iniciação científica ou trabalhos de iniciativa individual.
Também independe se as colaborações serão de autoria da comunidade acadêmica do IFAM e de autores de outras instituições de ensino nacional ou estrangeira que queiram publicar em nossa revista. Disponibiliza permanentemente, no sítio eletrônico, as normas para submissão. Os trabalhos devem ser inéditos e obedecer a seguinte estrutura:

  1. Cabeçalho:





    • Título do artigo - deve ser acompanhado de subtítulo, quando necessário. O título deve ser claro, conciso, objetivo e deve não conter abreviaturas, em maiúsculo, negrito e fonte tamanho 14.

    • Nome do autor - colaboradores ou co-autores por extenso, com indicações da instituição a que pertence ou pertencem e e-mail para correspondência. Colocar em nota de rodapé as credenciais do(os) autor(es): titulação, departamento e outros.

    • Resumo - conteúdo do trabalho com, no máximo, 150 palavras ou dez linhas.

    • Abstract - em língua inglesa, obedecendo aos mesmos critérios do resumo.

    • Palavras-chave – indicação dos termos essenciais que vão ajudar na elaboração de um índice de assuntos e os mesmos termos em língua inglesa: key words. Poderão ser no máximo 4 (quatro) termos.


  1. Texto:





    • Introdução – apresentação do assunto que vai ser tratado, juntamente com sua relevância, condições em que se apresenta e as orientações ao leitor, como uma espécie de plano de redação.

    • Desenvolvimento – deve obedecer ao apresentado na introdução, com divisões e subdivisões adequadas às normas técnicas.

    • Considerações finais – deve conter os resultados sintéticos do assunto tratado.

    • Notas - devem ser exclusivamente de natureza substantiva, isto é, essencial. Referências a autores e outros textos devem ficar inseridas no interior do parágrafo, como o nome do autor ou da fonte, data e página se for o caso.



  1. Tabelas – Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos seguido do título em espaço simples na parte superior. No rodapé após o fechamento da tabela, se não for de autoria própria, indicar a fonte e outras informações relevantes. As

informações contidas no topo e no rodapé da tabela devem estar centralizadas com fonte tamanho 9.

  1. Ilustrações ou figuras complementares – quadros, mapas, plantas, fotografias, organogramas e gráficos devem ser numerados e titulados. Identificar na parte inferior, com a palavra designativa “Figura” na sequencia numérica em algarismo arábico seguido do título. Se houver, indicar a legenda de forma breve, fonte, data e outras informações relevantes, (fonte tamanho 9). Para tabela número e legenda devem aparecer na parte superior, mesma fonte da figura.



Observações:





  • Com a finalidade de garantir a qualidade gráfica da Revista Igapó, mapas, figuras, fotografias, quadros, tabelas, esquemas, organogramas, fluxogramas, ilustrações, fórmulas, entre outros elementos gráficos presentes no corpo do artigo, devem ser encaminhados, individualmente, para avaliação do conselho editorial. E como a Revista também é uma publicação impressa, a resolução mínima é de 225 dpi.



A Revista Igapó só recebe:





    • Arquivos provenientes dos programas Microsoft Office e BR Office;

    • Arquivos gráficos gerados em programas específicos devem ser exportados para os formatos EPS (Encapsulated Postscript), Bmp (bitmap ou mapeamento de bits) ou Tif, configurados para não sofrer nenhum tipo de compressão (redução da qualidade).

    • Arquivos jpg não são recomendados, pois usam compressão de dados com redução de qualidade. No caso de arquivos com baixa resolução, não adianta converter a imagem para outros formatos, tais como Bmp ou Tif. É importante notar que, salvar arquivo com baixa qualidade em outro formato, não resolverá o problema da resolução;

    • Em caso de dúvida, encaminhe o arquivo ao conselho editorial, que irá avaliar a qualidade do material e deliberar sobre a aceitação ou não do seu artigo.




  1. Agradecimentos - quando for o caso, devem ser localizados após a conclusão e anteceder as referências bibliográficas.



  1. Referências – fontes utilizadas e expressamente mencionadas no decorrer do texto. As referências devem ser alinhadas às margens esquerda e direita em espaço simples sem separação entre si sem recuo na primeira linha.




  1. Siglas e abreviaturas – deverão ser apresentadas sempre e devem ser acompanhadas de sua respectiva decodificação.




  1. Citações: deve-se seguir o sistema da ABNT - norma NBR 10520:2002. As citações breves até três linhas devem integrar o texto com fonte do mesmo tamanho; as citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, sem recuo na primeira linha.

Condições gerais

Os trabalhos não serão devolvidos aos seus autores, mesmo os que não forem publicados permanecerão no arquivo da instituição. O envio de trabalho implica a cessão de direitos autorais para a edição do volume da revista em que for publicado.


Todo o trabalho recebido será submetido ao parecer do Conselho Editorial da Revista Científica do IFAM.

Apresentação dos trabalhos

Os trabalhos também podem ser enviados para o e-mail: revistaigapo@ifam.edu.br, no formato. doc.


O número de páginas pode variar entre 8 e 10, mínimo e máximo. Outros detalhes devem ser observados no link “modelo de artigo”.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal