Nome: Teresa Joana de Meneses Rodrigues Diogo



Baixar 37,78 Kb.
Encontro19.06.2017
Tamanho37,78 Kb.

Curriculum Vitae


Dados pessoais

Nome: Teresa Joana de Meneses Rodrigues Diogo

Filiação: Gustavo José Guedes Pereira Rodrigues e Teresa Maria Vasques Pinto de Meneses Rodrigues

Data de nascimento: 27 de Janeiro de 1975

Nacionalidade: portuguesa

Naturalidade: Freguesia de Santa Cruz, concelho e distrito de Coimbra

Estado civil: casada

Cartão de cidadão nº: 10562508

Carta de condução: L-1907392 9

Residência: Largo dos Rubis, Urbanização São Domingo, nº 164, RC/DT

2785-817 São Domingos de Rana

Telefone: 211532258

Telemóvel: 914442691

E-mail: teresajmeneses@gmail.com

Habilitações literárias

Pós-graduação no Curso de Especialização em Ciências Documentais da Universidade Autónoma de Lisboa, variante Biblioteca/Documentação (finalizado em 2004), com a duração de dois anos letivos, com média final de 14,7 valores (catorze valores e sete décimas), tendo efetuado o estágio na Biblioteca da Academia das Ciências com média de 15 (quinze valores).

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (finalizado em 2002) tendo como informação final Suficiente, com média final de 11 (onze valores).

Experiência profissional



Escritório de Advogados de Helena Pinto de Meneses (4 de Setembro de 2013 a 4 de Dezembro de 2013: substituição de uma funcionária) em Cascais:

  • Atendimento telefónico

  • Atendimento presencial

  • Organização de documentos

  • Utilização do sistema operativo Windows e do programa Word.

  • Organização geral do funcionamento do escritório

  • Digitalização de documentos

Biblioteca da Faculdade de Ciências de Lisboa (21 de Maio de 2012 a 20 de Maio de 2013): realização de um estágio profissional em que realizei várias tarefas de Biblioteca, contatando com as diferentes fases da cadeia documental das quais destaco:

  • Tratamento documental de publicações (monografias e publicações periódicas: 404 registos do espólio do Professor Ruy Pinto e do espólio do Engenheiro José Contreiras) de acordo com as normas em vigor e o formato de registo bibliográfico adotado. De referir que o tratamento documental comportou as seguintes operações: catalogação, classificação em CDU (Classificação Decimal Universal) e indexação.

  • Tratamento documental das publicações em série existentes na Biblioteca.

  • Empréstimo e atendimento na sala de leitura onde me responsabilizei pelo apoio especializado aos utilizadores, bem como a manutenção das condições de trabalho da mesma (atendimento ao balcão: requisições, devoluções e realização de fichas de novos leitores), apoio aos utilizadores nas pesquisas bibliográficas, apoio ao uso da máquina multifunções, arrumação de monografias e periódicos nas estantes, conhecimento da organização e funcionamento do depósito e posterior utilização. Supervisão da sala de leitura.

Aproveitei, também, para contatar com os diferentes módulos de software bibliográfico ALEPH, suporte lógico utilizado pela BFCUL, uma das Bibliotecas que participa no SIBUL (Sistema Integrado das Bibliotecas da Universidade de Lisboa).

Conhecimento das bases bibliográficas online: B-ON, Web of Knowledge,

J-Stor, repositório da Universidade de Lisboa, Catálogo de publicações periódicas da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Grupo About Media (16 de Abril a 16 de Julho de 2009):


  • Organização de um acervo documental sobre a temática ambiente em Microsoft Access, nomeadamente a nível de classificação, separação e organização de documentação.

Biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia (1 de Maio de 2008 a 1 de Maio de 2009): estágio ao abrigo do Programa de Estágios não remunerados do Centro de Emprego, onde realizei as seguintes tarefas:

  • Catalogação e indexação de monografias e publicações periódicas no software bibliográfico Bibliobase.

  • Atendimento ao público.

  • Pesquisa bibliográfica.

Biblioteca da Fundação de Arte Calouste Gulbenkian (1 de Março de 2005 a 30 de Novembro de 2006): estágio profissional ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (9 meses) tendo a classificação de Muito Bom e contrato de trabalho a termo certo (1 ano) onde desenvolvi tarefas no âmbito do processamento bibliográfico e da gestão das colecções.

  • Pesquisa bibliográfica.

  • Catalogação, indexação e classificação em CDU (Classificação Decimal Universal) de publicações periódicas da coleção particular de Calouste Gulbenkian e publicações periódicas sobre arquitectura no software bibliográfico Horizon 7.3 (sobre o qual recebi formação).

  • Arrumação de publicações periódicas no Depósito da Biblioteca e na Casa Forte da mesma.

Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa: (7 de Janeiro a 7 de Julho de 2003): realização de um estágio, ao abrigo de estágios do PRODEP, onde efetuei as seguintes tarefas:

  • Trabalhei no fundo antigo de gravuras, catalogando, cotando e arrumando as espécies.

  • Registei, cataloguei e indexei no software bibliográfico Porbase 5 cerca de 100 monografias recebidas através do depósito legal.

  • Prestei serviço na sala de leitura, atendendo os utilizadores, tanto na busca, como na satisfação das obras pretendidas.


Formação Complementar

Em Línguas

Bons conhecimentos de italiano: Curso de italiano do Istituto di Cultura Italiana di Lisbona em Lisboa:

do nível A1 ao C2-1 (cursos intensivos de 4 meses cada, de 2011 a 2015) obtendo a classificação de 16 valores.

Tradução de português para italiano das legendas do filme «Pecado Fatal» (2013) de Luís Diogo

Tradução de português para italiano das legendas do filme «Uma vida sublime» (2017) de Luís Diogo

Curso de italiano do Istituto Michelangelo di Lingua e Cultura Italiana di Firenze, em Florença, Itália, no nível intermédio: 40 horas entre 5 de Setembro e 16 de Setembro de 2011, obtendo ottimi resultati di profitto.

Bons conhecimentos de inglês:

Curso de inglês do Wall Street Institute of English de Carcavelos no nível Waystage 1 de 60 horas entre 25 de Junho de 2004 e 30 de Março de 2007.

Bons conhecimentos de francês: Curso de francês da Alliance Française de Coimbra, do 1º, 2º ano pré-escolar e do 1º, 2º e 3º ano, durante 300 horas, finalizado em 2002.

Em Informática

Experiência nas bases de dados bibliográficas: Porbase 5, Horizon 7.3, Bibliobase e Aleph e nos programas Word e Acess.

Curso de Competências Básicas em Tecnologias da Informação do Instituto de Juventude de Coimbra, finalizado em 28 de Outubro de 2002.

Curso de informática na ótica do utilizador (operador informático de ambiente Windows): Windows 98, Word 2000, Excel 2000, Acess 2000 no Instituto da Juventude de Coimbra, com média final de 17, 3 (dezassete valores e três décimas), finalizado a 23 de Outubro de 2002.

Workshops, Palestras e Visitas de Estudo

Na área de Revisão de textos



Workshop de Revisão e preparação do original na Booktailors, nos dias 17, 19, 24, 26 de Junho e 01 e 03 de Julho de 2008, num total de 18 horas.

Na área de Arquivo

Participação na Palestra sobre Arquivo intitulada: «O papel da arquivística na gestão da qualidade das organizações, realizada no dia 29 de Novembro de 2012, entre as 15:00 e as 17:30 no campus da Universidade de Ciências de Lisboa.

Participação na Palestra sobre Arquivo intitulada: «A classificação e a avaliação arquivísticas: uma nova abordagem, realizada no dia 12 de Dezembro de 2012, entre as 15:00 e as 17:30, no campus da Universidade de Ciências de Lisboa.

Na área de Biblioteca



Visita de estudo realizada na Biblioteca da Assembleia da Républica, tendo assistido à demonstração do produto informático integrado de gestão de bibliotecas ALEPH, no dia 14 de Abril das 17:30 às 19:00.

Lisboa, 12 de Janeiro de 2017,



Teresa Joana de Meneses Rodrigues Diogo


Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal